segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Estatísticas do Grand Prix de Vôlei

Após duas semanas de competição e seis jogos realizados por cada seleção, a equipe brasileira é a única ainda invicta na competição. A Rússia vem em segundo com apenas uma derrota e a Itália está em terceiro, levando vantagem em relação a Cuba e Estados Unidos nos sets average (aproveitamento de sets ganhos).


Maiores pontuadoras:
Taismary Aguero - ITA - 110 pontos
Yelena Pavlova - CAZ - 100 pontos
Tayyiba Haneef-Park - EUA – 98
Sheilla Castro - BRA - 98
Paula Pequeno é a décima com 85


Aproveitamento de ataque:
Daimi Ramirez - CUB - 61.29
Nancy Carillo - CUB - 59.63
Yumillka Ruiz - CUB - 55.88
Paula Pequeno é a sexta e Sheilla a oitava


Saque:
Yanelis Santos - CUB - 0.52
Nancy Carillo - CUB - 0.43
Elena Godina - RUS -0.43
Carol Albuquerque é a sexta e Sheilla a sétima


Bloqueio:
Natalia Alimova - RUS - 1.09
Fabiana Claudino - BRA - 0.85
Ming Xue - CHN - 0.84
Sheilla é sétima e Paula Pequeno a décima


Recepção:
Yuko Sano - JAP - 69.83
Cosiri Rodriguez - DOM - 64.71
Rosa Caso - DOM - 62.50
Fabiana é a quarta com 60.47 e Paula Pequeno a oitava


Levantadoras:
Qiuyue Wei - CHN - 9.36
Eleonora Lo Bianco - ITA - 9.22
Yoshie Takeshita - JAP - 7.68


Vale lembrar que enquanto o Brasil está enfrentando os países de menor expressão, tendo enfrentado apenas a Itália como adversário competitivo, China, Rússia, Cuba e Estados Unidos já jogaram entre si. É evidente que os bons resultados contribuem para o trabalho realizado até aqui, mas como o Grand Prix é um torneio que dura bastante tempo, os principais jogos ainda estão por vir. A China será o palco das finais e lá veremos se essas estatísticas são válidas.

Em uma rápida análise das estatísticas, notamos o excelente aproveitamento de Cuba no ataque e no saque, liderando todas as médias por set. Pelo lado brasileiro, não há novidades e as atacantes Sheilla e Paula Pequeno estão em destaque em quase todos os rankings. Fabiana também merece menção. Por fim, mais uma vez a China, com seu jogo veloz, se destaca nos levantamentos.

Vídeo do Dia

Pela segunda semana consecutiva, a IRL (Indy Race League) presenciou uma capotada do líder do campeonato, o escocês Dario Franchitti. Porém, dessa vez com um agravante. O GP de Kentucky já havia sido concluído. O piloto da Andretti-Green afirmou que se distraiu com o aviso de bandeira quadriculada dado por sua equipe e quando se deu conta que o japonês Kosuke Matsuura havia reduzido bruscamente a velocidade, não conseguiu frear suficientemente para evitar o acidente.