quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Vídeo da Semana

O Vídeo da Semana vem com um pouco de atraso, mas está valendo.

Aproveitando ainda a repercussão da perda do título de Lewis Hamilton e os botões que ele por ventura tenha apertado, deixo um vídeo com o inglês bem tranqüilo, se divertindo em balada organizada pela Vodafone, em São Paulo.

Como DJ, o pupilo de Ron Dennis mostra-se bem a vontade e nada abalado com a perda do título. Faz bem. Após uma derrota como essa, o momento é de esquecê-la, seguir a vida e estar preparado para a temporada 2008. Destaque também para a interação com o público.

Apresentação do Tour de France 2008

Em cerimônia realizada na capital francesa, Paris, foram apresentadas novidades do Tour de France 2008, a mais tradicional volta ciclística do mundo.

No dia 5 de Julho, em Brest, terá início a competição. Pela primeira vez desde 1967, não haverá prólogo. 22 dias depois, na Champs Élysées, será coroado o vencedor da edição. Serão percorridos 3.554 quilômetros.

Outra novidade é a antecipação do contra-relógio, visando o surgimento de diferenças consideráveis no início do evento.

No total, são cinco etapas de montanha, quatro de média altura, duas de contra-relógio e dez com passagens por cidades. Estão previstos também dois dias de descanso.

A passagem pelos Alpes é o trecho mais duro para os ciclistas. Passando inclusive por solo italiano, eles pedalam a 2.800 metros de altitude e é a mais elevada rota européia percorrida em uma competição deste porte.

O espanhol Alberto Contador, vencedor da edição 2007, defenderá seu título e buscará retomar o prestígio do esporte, que anda abalado após diversos escândalos de doping.

Espanha recebe Betfair Turbo Tennis

No próximo sábado, dia 27, a cidade de Zaragoza, na Espanha, receberá o Betfair Turbo Tennis, torneio que é disputado com regras totalmente diferentes das que todos estão acostumados a ver.

Com a presença de Rafael Nadal, Carlos Moyá, Sergi Bruguera, Pat Cash, Joachim Johansson e David Ferrer, a quadra rápida do Pavilhão Príncipe Felipe receberá jogos de trinta minutos. Faltando apenas três para o término da partida, uma buzina será acionada, indicando que este será o último game. Caso o confronto esteja empatado, uma “morte súbita” decidirá o vencedor.

Para evitar a “catimba”, os intervalos após pontos, durante o saque e entre os games têm limite de tempo. São dez segundos entre o primeiro e o segundo serviços, quinze entre os pontos e trinta entre os games. Caso o atleta ultrapasse esse tempo, perderá um ponto.

Outra novidade é a inexistência da vantagem. Após uma igualdade em quarenta, o ponto seguinte define o vencedor do game.

A troca do lado da quadra se dá apenas em uma oportunidade, no minuto quinze, ou seja, na metade do jogo.

Os tenistas não poderão escolher as bolas, como em partidas tradicionais. Receberão duas. Caso achem que uma delas está ruim, podem “dispensá-la”, mas terão direito a um saque. Um mau lançamento da bola no instante do serviço e a opção por jogá-la ao alto novamente, resultará em falta.

No minuto seguinte ao término da partida anterior, os jogadores que farão a próxima exibição já têm que estar prontos para entrarem na arena. Serão dois minutos de aquecimento.

O uniforme branco é outro pedido da organização.

Às 16h, começará a competição. Às 19h50, serão entregues os troféus.

As disputas serão as seguintes: Carlos Moyá e Rafael Nadal entrarão em quadra apenas na semifinal, esperando o resultado das quartas. Os jogos iniciais colocam frente a frente um atleta que está no circuito e um ex-profissional.

Em Setembro, na O2 Arena, em Londres, os irmãos Andy e Jamie Murray, Goran Ivanisevic, James Blake, Greg Rusedski e Pat Cash disputaram o Betfair Turbo Tennis. O primeiro levou a taça.

Correção

Cometi um erro no currículo de Vanderlei Cordeiro de Lima. Disse que ele havia sido vice-campeão da Maratona de Tóquio. E foi. Em 1998. Porém, omiti o fato do mesmo ter vencido a mesma competição em 1996.

Correção
apontada por Renata Adrião D'Angelo, autora da biografia de Vanderlei, "A maratona de uma vida".