segunda-feira, 28 de julho de 2008

Perfil Olímpico: Jorge/Renatão (Brasil) ou Geor/Gia (Geórgia)


Um chegou a final de uma etapa do circuito BB de vôlei de praia em 2002, ao lado do baiano Ricardo. O outro só foi sentir este gostinho em 2007.

Com este currículo, Jorge e Renatão vão para as Olimpíadas de Pequim.

Não competirão pelo Brasil, mas pela Geórgia. Estão na chave C e enfrentarão a dupla Ricardo/Emanuel. Aliás, têm boas chances de passar para a fase final do torneio olímpico, já que os outros adversários do grupo são uma dupla angolana e outra australiana. Vale lembrar que duas parcerias se classificam por chave.

São tão “discretos” na naturalização que alteraram seus nomes para Geor e Gia. Só ficaram conhecidos por lá após cantarem o hino da nação e mostrarem algum amor àquela bandeira.

Um exemplo que deveria envergonhar a todos. Mas não. Ao contrário, inspirou outros atletas a seguirem o mesmo caminho. Tanto é que Andrezza e Cris (ou Saka e Rtvelo) também carimbaram o passaporte para os Jogos.

A CBV, ao que tudo indica, não está nenhum pouco incomodada com o fato. Inclusive permite que os paraibanos continuem a disputar o circuito nacional.

No mínimo, estranha esta situação.

Já que se tornaram cidadãos georgianos, que vão disputar às competições européias.

Além da medalha olímpica, Geor e Gia podem embolsar 500 mil euros. Este é o valor oferecido pelo presidente do país, Mikhail Saakashvili, para quem conquistar um ouro em Pequim.

A forte concorrência no Brasil e as dificuldades financeiras foram as causas apontadas por Jorge para defender as cores da Geórgia.

Como perceberam, eu reprimo a idéia. O que acham?

Foto: CBV

Masters Series de Cincinnati

Começa hoje o Masters Series de Cincinnati.

Rafael Nadal vem embalado após o título em Toronto (6/3 e 6/2 sobre o alemão Nicolas Kiefer na final) e pode ocupar o topo do ranking de entradas a partir da próxima semana.

O espanhol tem apenas 300 pontos a menos que Roger Federer.

Como são cabeças-de-chave, ambos só entram em quadra na segunda rodada, que deve ter início na quarta-feira.

Thomaz Bellucci está no torneio e estréia contra o croata Ivo Karlovic, décimo sexto favorito e especialista no saque e voleio. É da mesma turma de Mark Philipoussis e Max Mirnyi. Jogo chato. (Atualização: Bellucci perdeu por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/4)

Se surpreender e alcançar a terceira rodada, o brasileiro pode se deparar com Federer.

O sorteio foi ótimo para os fãs de tênis, que verão duas revanches do Masters Series de Toronto já na primeira fase.


Richard Gasquet (FRA)

x

Michael Llodra (FRA)


Semana passada, Gasquet venceu o compatriota, na estréia, em três sets.


Nicolas Kiefer (ALE)

x

Gilles Simon (FRA)


Semifinalistas em Toronto (zebraça!), ambos duelam pela segunda vez em três dias. Kiefer tentará manter a supremacia. O vencedor do confronto encara James Blake.

Nadal, Davydenko e Roddick caíram em chaves relativamente simples. O americano, em má fase, tem boa chance de recuperação.

Para os fãs de tênis, aí vai o link com a chave completa do evento. Basta clicar aqui.