quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

BLOG DO MASSI versão 2008

Durante o mês de Janeiro e o início de Fevereiro tive dificuldades para realizar os tão prometidos posts diários. O motivo, como muitos já sabem, foi uma viagem.

De volta ao Brasil, retomo, com gás total, o BLOG DO MASSI. A prova disso são os oito posts (com esse, nove) no dia de hoje. Sem contar que todas as seções laterais estão atualizadas e já disponibilizei a tabela do Campeonato Argentino.

A variedade é grande: atletismo, fórmula 1, rally, futebol e até golfe. Queria até que me informassem se houve muita repercussão no Brasil sobre a rodada da Premier League fora da Inglaterra. Aguardo URGENTEMENTE os comentários!

Ah...e vale mencionar as duas novas parcerias. A primeira com Emílson Tavares, que escreve sobre o ABC de Natal. Vai rivalizar com o Papo Alvinegro pela cobertura do futebol do clube potiguar.

O outro é o Arena Baiana, do colega Ítalo. Tudo sobre o futebol de lá, inclusive o feminino. Prioridade para Vitória e Bahia. Boa fonte de dados, principalmente, sobre o rubro-negro, tendo em vista que estarão na Série A este ano.

É isso aí. Espero que gostem das matérias de hoje (13 de Fevereiro) e prometo muito mais novidades para amanhã.

Lembro também que estamos concorrendo ao Prêmio Ibest e o internauta pode votar até o mês de Maio no seu preferido. Qualquer dúvida, só me procurar.

Barça versão 2008/09

O Barcelona não está passando por um bom momento, mesmo ocupando a vice-liderança do Campeonato Espanhol, estando nas semifinais da Copa do Rei e nas oitavas da Uefa Champions League.

O sentimento é de que as coisas precisam mudar. Ronaldinho Gaúcho não é mais o mesmo e se deslumbrou com o dinheiro que colocou no bolso. Deco é outro que está na fase decadente da carreira. Henry nunca alcançou a forma física ideal desde que chegou a Catalunha. Giovani dos Santos só pensa no novo contrato ou em uma transferência, já que seu contrato acaba ao fim desta temporada. E para piorar tudo, Puyol se machucou e ficará pelo menos um mês afastado dos gramados.

Tantos problemas só levam a uma conclusão: o elenco precisa ser reformulado para 2008/09. Nomes não faltam.

Começando pelo banco de reservas, muito se especula sobre a continuidade de Frank Rijkaard. Caso não permaneça, José Mourinho será o treinador.

A vinda do português facilitaria as negociações com Didier Drogba e Frank Lampard. O segundo pode vir independentemente do técnico. O Chelsea receberia 25 milhões de euros. O empecilho no momento é o salário do jogador, que terá que ganhar menos caso vá para a Espanha.

Karim Benzema, Cesc Fabregas e Daniel Alves são sonhos distantes. Todos os querem, o que deverá provocar leilões. Dificilmente terão dinheiro para trazer todos eles.

Sendo assim, a melhor saída é investir menos e em figuras ainda não tão famosas. O zagueiro argentino Ezequiel Garay, 21, atualmente no Racing Santander, deve ser o primeiro reforço. A negociação gira em torno dos 14,5 milhões de euros. Ele viria para substituir Thuram, que tem idade elevada, salário alto e ficará livre em Junho. Aos que não o conhecem, Garay tem fama de zagueiro-artilheiro. Marcou dez gols na temporada passada.

Seguindo essa filosofia, Poulsen, do Sevilla, e Rafinha, do Schalke 04, estariam sendo observados para reforçar as laterais, principal carência da equipe. Zambrotta deve sair.

Ainda pelos flancos do campo, Lahm, do Bayern de Munique, já tem acordo verbal com o Barça e assinará assim que seu contrato se expirar.

E, finalmente, a lista se encerra com o “clone” de Johan Cruyff, Luka Modric. O croata de 22 anos atua pelo Dínamo de Zagreb e chegaria para ocupar a vaga de Deco. O meio-campista tem sido acompanhado de perto por quatro olheiros da equipe azul-grená. Porém, a pedida pelo atleta é a mesma que a do Chelsea por Lampard, o que trará complicações.

Se eu tivesse 25 milhões para gastar e fosse escolher entre Modric e Lampard, ficaria com o segundo, mesmo sabendo que este já tem 29 anos nas costas.

Vale lembrar que, hoje, nova especulação surgiu. Diego, do Werder Bremen, também estaria sendo analisado. Pelo mesmo valor, dispensaria os dois e optaria pelo “brazuca”.

Por último, deixo o “time” dos que devem sair:


-----------------------Pinto----------------------

Zambrotta---Thuram---Oleguer---Sylvinho

------------------Edmílson---------------------

----Ezquerro----Deco----Ronaldinho Gaúcho

--------Giovani---------Gudjohnsen-----------

Premier League no exterior

Na última sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, noticiou-se que a Premier League poderia ter uma rodada completa sendo realizada no exterior.

Ou seja, o Campeonato Inglês seria disputado fora da Inglaterra durante um fim de semana e passaria a ter 39 rodadas. Teríamos um mesmo confronto em três ocasiões na temporada.

Uma estratégia de marketing que pode render até 134 milhões de euros para os vinte clubes da primeira divisão.

Nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2011, as equipes seriam divididas em cinco blocos de quatro. Em cada um dos blocos, viagens para um continente diferente. Na sede determinada, dois jogos. Um no sábado e outro no domingo.

O fuso horário permitiria que todas as partidas fossem transmitidas para a Inglaterra. A maratona começaria às 9 horas e iria até às 22.

Los Angeles, Dubai, Cidade do Cabo, Pequim e Sydney são as cidades pré-selecionadas. O Japão e diversos outros países já demonstraram interesse em participar do evento.

Manchester United e Liverpool são contrários ao projeto e a discussão será longa. O argumento destes é de que o esporte está cada vez mais refém do business e a proposta só colabora para este princípio.

Uma tabela não-oficial foi elaborada e os jogos seriam os seguintes:

Los Angeles: Sábado – Sunderland x Wigan
Domingo – Chelsea x Reading

Dubai: Sábado – Blackburn x Middlesbrough
Domingo – Liverpool x Bolton

Cidade do Cabo: Sábado – Aston Villa x West Ham
Domingo – Everton – Manchester City

Pequim: Sábado – Fulham x Portsmouth
Domingo – Manchester United x Derby County

Sydney: Sábado – Newcastle x Birmingham
Domingo – Arsenal x Tottenham


A tabela será um problema, pois poderemos ter Manchester United e Arsenal disputando o título da competição e enquanto o primeiro enfrenta uma modesta equipe, os Gunners encarariam um clássico londrino.

O Rally da Europa Central

No início desta semana foi anunciado que o Rally Dakar será realizado no continente sul-americano, mais precisamente na Argentina e no Chile, a partir de 2009.

A notícia é boa para os brasileiros, que reduzirão seus gastos com viagens e poderão se preparar melhor para o evento.

Porém, o que quero destacar aqui não é a edição 2009 do rally, mas a categoria que está se criando: a Dakar Series.

Esse projeto, que seria inaugurado somente no ano que vem, prevê a realização de uma série de campeonatos ao redor do mundo que fortalecerá novamente a marca Dakar.

Ou seja, diferente do que normalmente acontece, não teríamos apenas uma grande prova por ano, mas várias competições de alto nível.

Entre os dias 20 e 26 de Abril teremos um teste desse novo modelo com o Rally da Europa Central, que atravessará Hungria e Romênia.

Serão percorridos três mil quilômetros e as principais equipes, como Mitsubishi, KTM e Volkswagen já confirmaram presença.

Se o resultado for positivo, provavelmente, a prova na Argentina e no Chile será, daqui alguns anos, apenas mais uma etapa desta categoria.

O fenômeno Woods

Tiger Woods conquistou no último dia 3 de Fevereiro, em Dubai, seu sexagésimo terceiro título do PGA Tour e se tornou o quarto golfista da história com mais conquistas no esporte.

Ele ainda está atrás de Snead (82), Nicklaus (73) e Hogan (64), mas não deve demorar a superá-los caso mantenha o ritmo alucinante de vitórias. Em 2008, foi o segundo troféu que levou para casa. Está imbatível a cinco torneios e foi primeiro colocado em sete das últimas oito competições.

Nos Emirados Árabes, sua reação foi impressionante. Chegou ao quarto e decisivo dia de disputa com quatro tacadas de desvantagem em relação ao sul-africano Ernie Els e conseguiu reverter o placar. Completou os dezoito buracos em 65 tacadas, sete abaixo do par.

Para os que não tem intimidade com o esporte: o par é um número-padrão de tacadas para que se percorra o campo inteiro.

O norte-americano é profissional há treze anos e seu prestígio no país já é comparável ao de Micheal Jordan.

Curtinhas da F1

BMW

A BMW, grande surpresa da temporada 2007, quer se manter nas primeiras posições em 2008. Segundo Mario Theissen, “chefão” da escuderia, falta cerca de meio segundo para se equipararem as principais equipes da categoria.

Rosberg

Nico Rosberg era uma das opções para substituir Fernando Alonso na McLaren. Preferiu cumprir seu contrato com a Williams, mas deu um ultimato a Patrick Head. O comandante da escuderia inglesa entendeu o recado e se pronunciou: “Necessitamos preparar um carro melhor para ele (Rosberg). Se isso não acontecer, voltará a especulação e dessa vez a história será diferente.” Provavelmente, o alemão terá nova casa em 2009.

Novo GP na França

Eleições municipais em Versalhes, França. E uma das prioridades dos candidatos é levar o GP da França para a região. Magny-Cours já não desfruta do mesmo prestígio com a FIA e podemos ter novidades em breve.

Estatísticas de Ronaldinho no Barça

Tive a honra de acompanhar a partida número 200 de Ronaldinho Gaúcho pelo Barcelona, no último dia 2.

Infelizmente, o brasileiro não vive um bom momento e começou a partida no banco de reservas. Foi entrar em campo com 25 do segundo tempo, após diversos pedidos da torcida. Substituiu Messi.

O Barça saiu vitorioso com gol de Xavi aos 42 do segundo tempo e “Ronnie”, como é chamado na Espanha, nada fez.

Apesar da má fase, não se pode apagar o que o craque já fez pela equipe. Deixarei alguns números que simbolizam o que foi e o que é Ronaldinho Gaúcho para o clube catalão:

201 jogos
92 gols (28 de pênalti)
61 assistências

2003-04:

Liga: 32 jogos, 15 gols
Copa da Uefa: 7 jogos, 4 gols
Copa do Rei: 6 jogos, 3 gols
22 gols e 11 assistências na temporada


2004-05:

Liga: 35 jogos, 9 gols
Champions League: 7 jogos, 4 gols
13 gols e 15 assistências


2005-06:

Liga: 29 jogos, 17 gols
Champions League: 12 jogos, 7 gols
Copa do Rei: 2 jogos, 1 gol
Supercopa da Espanha: 2 jogos, 1 gol
26 gols e 20 assistências na temporada


2006-07:

Liga: 32 jogos, 21 gols
Champions League: 8 jogos, 2 gols
Copa do Rei: 4 jogos
Supercopa da Espanha: 2 jogos
Supercopa da Europa: 1 jogo
Mundial de Clubes: 2 jogos, 1 gol
24 gols e 13 assistências na temporada


2007-08:

Liga: 11 jogos, 6 gols
Champions League: 6 jogos, 1 gol
Copa do Rei: 1 jogo
7 gols e 2 assistências na temporada

Balanço atrasado da Copa da África

A Copa da África de Nações 2008 terminou no último Domingo (dia 10 de Fevereiro) com vitória egípcia frente a Camarões. Foi o sexto título do Egito na competição continental.

Essa é a única informação positiva que podemos tirar desta edição do torneio.

Vocês devem estar se perguntando: por que você está sendo tão crítico em relação a CAN?

Explicarei.

Primeiramente, pelas três mortes registradas em Gana após a vitória dos anfitriões nas quartas-de-final.

Em seguida, pelo fanatismo de torcedores camaroneses, que invadiram o hotel de sua seleção às vésperas da decisão. Todos foram atrás de Samuel Eto’o, que relaxava na piscina. O camisa 9 do Barcelona interveio e tentou tirá-los do local. Só conseguiu quando decidiu voltar ao quarto.

A justificativa da organização foi a seguinte: “depois da eliminação dos donos da casa, acreditamos que tudo ficaria mais calmo e optamos por reduzir o número de policiais no evento”.

Um terceiro argumento, não menos importante, foram as condições de jogo. Os gramados estavam péssimos e a maioria dos estádios não têm estrutura para sediar uma competição desse porte.

Quanto ao público, veremos que apenas 600 pessoas presenciaram a goleada de 5x0 da Costa do Marfim sobre Guiné, em partida válida pelas quartas-de-final.

Se ampliarmos o horizonte, ainda poderemos citar as queixas dos clubes, principalmente, os europeus, que perdem peças de seu elenco durante a metade da temporada. Seus atletas retornam cansados e, muitas vezes, contundidos.

Eto’o, por exemplo, jogou 6 vezes em 30 dias. O jogador, pelo menos, teve a preocupação em voltar em condição razoável. Ele telefonou para a diretoria do clube catalão e disse estar atuando, em diversos momentos, no meio-campo, onde o desgaste é menor.

O atacante ganês Agogo, por sua vez, desfalcou sua equipe em algumas partidas pois estava com malária.

Por último, ainda tivemos a polêmica envolvendo Didier Drogba e a Confederação Africana de Futebol. O atacante do Chelsea acusou a CAF de não ter sido eleito o melhor jogador do continente em 2007 simplesmente por não comparecer a cerimônia de entrega do prêmio.

Segundo Drogba, o prêmio estava condicionado ao comparecimento. Como preferiu continuar concentrado com a Costa do Marfim, foi retirado da disputa e o troféu transferido ao malinês Frederic Kanouté, do Sevilla.

O cancelamento do Rally Dakar foi um alerta gravíssimo para a organização de eventos na África. A CAN ilustrou novamente o descaso com os africanos.

A Copa de 2010 está aí!!! Melhor tomarmos providências, antes que seja tarde.

Obrigado, Greene!

O velocista Maurice Greene, 33, deu adeus ao atletismo.

O norte-americano, um dos maiores velocistas do mundo, vinha sofrendo diversas lesões e, com essa idade, não conseguiria mais atingir o alto nível em competições.

Aos que não tem consciência do que Greene foi para o esporte, vale a pena destacar alguns de seus feitos:

- Ouro olímpico em Sydney-2000 nos 100 metros rasos e no revezamento 4x100.

- Tricampeão mundial nos 100 metros rasos (1997, 1999 e 2001) e campeão mundial nos 200 metros e no 4x100 (ambos em 1999).

- Detentor dos recordes mundiais dos 50 e 60 metros rasos (5,56s e 6,39s, respectivamente).

- Segunda melhor marca mundial nos 100 metros rasos (9,79s).

- Correu os 100 metros com um tempo inferior a 10 segundos em 52 ocasiões.

Obrigado, Greene!