terça-feira, 17 de junho de 2008

Fracasso no PSG é arma do Grêmio para ter Souza

Como todos puderam acompanhar no noticiário recentemente, o meia Souza, ex-São Paulo e atualmente no PSG, está sendo pretendido pelo Grêmio.

É a terceira vez que o clube gaúcho vai atrás do jogador e, dessa vez, este se demonstrou interessado na transferência.

O atleta disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que algumas coisas não deram certo na França, mas preferiu não entrar em detalhes.

Estive vasculhando alguns jornais antigos aqui em casa e eis que surge um L'Équipe de maio. Destaque para a cobertura do jogo das semifinais da Copa da França entre o time da capital e o Amiens, da segunda divisão.

Uma das matérias tinha como tema principal o brasileiro. As críticas são pesadas. Sobra até para o ex-jogador Valdo e para Everton Santos, ex-Corinthians.

Traduzirei a matéria e ficará claro o que os franceses acham de Souza.

Vamos lá:


Para que serve Souza?
Símbolo de uma contratação sem relevo, o brasileiro não tem mais do que a Copa para existir.


Finalmente, uma sombra substitui outras duas. No último 31 de janeiro, a duas horas do fechamento do mercado, Willamis de Souza Silva veio para aliviar a meia-volta de Yoan Gouffran, cujo Paris não lembrará jamais a silhueta. Ele estava vindo também para tentar fazer nos esquecer do fracasso de Marcelo Gallardo, cujo contrato vinha de ser rescindido amigavelmente pelo PSG.

Resultado: onze partidas de L1 (Ligue 1, nome do Campeonato Francês) disputadas em quatro meses, mas apenas cinco vezes como titular. No espírito de Paul Le Guen, ele rapidamente apareceu como um atleta...da equipe B, essa que se classificou na Copa da França contra o Bastia (2-1) e o Carquefou (1-0), nas fases anteriores. Souza não quebrou a hierarquia dos meias ofensivos e que não se empossou do lado direito, laboratório permanente dos treinadores franceses nas últimas temporadas.

Apreciado no vestiário por sua gentileza, o brasileiro, dentro de campo, não faz peso. Em todos os pontos de vista. Internamente, sua condição física (massa muscular) é criticada. Assim como as insuficiências em matéria de velocidade. Enfim, o frágil Souza não tem o perfil para ser um grande jogador de ponta. E ninguém acredita que o antigo jogador do São Paulo, que jamais evoluiu na Europa, pode se transformar subitamente, com 29 anos.

"Para um jogador ofensivo estrangeiro, ele é dos que mais têm dificuldade a se adpatar a dureza física e tática do Campeonato Francês", observa uma pessoa influente no clube parisiense. "Principalmente quando a gente desembarca no contexto do PSG nesta temporada. " (E citam o caso de César Delgado, do Lyon, que enfrentou dificuldade semelhante, mas que não acho que vale a pena relatar agora).

Eleito entre os onze do Campeonato Brasileiro em 2006, Souza era considerado no Brasil como um bom jogador, entre muitos outros. Mas em 2007 já tinha deixado claro uma queda em suas atuações. Pouco antes de assinar com o Paris, ele tinha prolongado seu contrato até 2010 e, na sequência, o São Paulo esteve inclinado a emprestá-lo gratuitamente ao Grêmio de Porto Alegre, antigo clube de Ronaldinho Gaúcho.

A contratação de Souza confirma o desabamento da filial brasileira do PSG desde a partida do craque ao Barcelona. Dentro do clube, tensões têm aparecido quanto aos sujeitos responsáveis por esta operação cara: 4 milhões de euros e um salário avaliado em 80 mil euros mensais.

De quem é a culpa? De Le Guen, que deu sinal verde a um jogador que viria a descobrir em um DVD? De Alain Cayzac, antigo presidente, e de Alain Roche (responsável por contratações), muito seníveis aos argumentos de Valdo (aquele mesmo!) em favor de Souza? Contratando este jogador nos instantes finais do mercado, Paris cedeu ao medo. Seriam criticados duramente em caso de não contratarem ninguém. Resultado: Souza veio, Everton Santos também (2 milhões de euros). 6 milhões de euros é muito caro para uma operação de comunicação em um estado de pânico como este (na época estavam).


Como puderam perceber, a revolta já era grande em maio. Agora, querem se desfazer a qualquer custo do atleta, mas não vêem qualquer saída. E tudo por causa de uma má avaliação do atleta. Pelo último parágrafo, fica claro que, na verdade, faltou observação do jogador e o PSG apenas confiou em um DVD e nas palavras de seu observador, Valdo.

Quando se trata de informações, a matéria é muito precisa. Souza ganha 80 mil euros mensais, cerca de 200 mil reais (um pouco mais).

Será que vale a pena trazê-lo por este preço, Grêmio? Acho que não. O jogador tem que estar disposto a reduzir seus vencimentos.

Agora, que ele reduza pela metade. 100 mil reais pelo Souza não é um pouco demais, Grêmio?