terça-feira, 28 de agosto de 2012

O sucesso de Gennaro Gattuso no Sion

Após 13 temporadas no Milan, Gennaro Gattuso decidiu dar um ponto final em seu ciclo pelo clube. Mas, aos 34 anos, o volante sequer cogitou a aposentadoria. Em junho, enquanto só se falava de Eurocopa, Gattuso assinou contrato de duas temporadas com o Sion, da Suíça.

Um clube importante de um país com pouca tradição no futebol. E que por pouco não foi rebaixado no último campeonato suíço (Nota: o Sion foi punido com a perda de 36 pontos pela escalação irregular de jogadores).

Na época, Gattuso se pronunciou: "Algumas pessoas me desaconselharam a vir. Mas encontrei o presidente Christian Constantin e tive um bom feeling."

Gattuso estava certo. Sua chegada transformou o dia a dia do clube. Em apenas dois meses, o Sion já bateu recordes de vendas de produtos, de novos sócios e de público. Isso porque o volante ainda não atuou 90 minutos pelo time.

Gattuso distribui autógrafos; ao fundo, o brasileiro Léo Itaperuna (penúltimo)
Segundo o jornal Le Matin, as vendas de camisas quadruplicaram em relação ao último ano. Cerca de 80%, é claro, com o número 8 de Gattuso. O número de sócios ultrapassou a marca dos seis mil, e o público foi de aproximadamente 45 mil em três jogos - algo que não se via desde os anos 90. 

"O Gattuso do Sion é exatamente o mesmo que conhecemos no Milan", afirma o presidente Constantin. Uma tese que o volante italiano, bem ao seu estilo, discorda: "Estou ainda mais motivado aqui do que no Milan, pois tenho mais responsabilidade. Não jogo mais por dinheiro. Já ganhei o suficiente."