sábado, 31 de maio de 2008

PALCOS DA EURO - 8

Stadion Tivoli NEU - Innsbruck

Após longa espera e há uma semana do início da Euro-2008, concluímos a série Palcos da Euro, que apresenta todos os oito estádios em que serão realizadas as partidas da competição entre seleções européias.

A cidade de Innsbruck, Áustria, é mais conhecida pelos esportes de inverno do que pelo futebol. Não é à toa que a população poderá acompanhar todos os jogos da Eurocopa em um telão instalado em uma estação de esqui, localizada a dois mil metros de altitude.

Do topo da montanha Seegrube o público poderá torcer por seu país e ainda admirar a vista. De lá, é possível ver os Alpes italianos, a cidade de Innsbruck e o Vale do Inn.

O local tem capacidade para receber 15 mil espectadores, metade da capacidade do estádio Tivoli. O problema será transportá-los de teleférico, único meio de acesso.

Como puderam notar, o palco das partidas não tem grande importância nesta sede.

A arena foi construída em 2000 e passou por ampla reforma. Os 17 mil lugares se transformaram em 30. No projeto do estádio, também estava prevista a criação de centros esportivos, escritórios e diversos tipos de comércio.

A Uefa foi quem financiou a reformulação do Stadion Tivoli NEU. Isto ocorreu porque Innsbruck não vê o estádio como um local rentável. Segundo autoridades da cidade, se a prefeitura bancasse a reforma exclusivamente para a Euro, muitas dívidas seriam acumuladas.

O Tivoli é tão pouco utilizado e, agora, tão grande, que após o torneio sofrerá redução de sua capacidade. O clube que manda seus jogos no local, o FC Tirol, não tem condições de encher a arena, assim como a seleção austríaca.

Três jogos da Euro ocorrerão em Innsbruck. São eles:

10 de Junho - Espanha x Russia

14 de Junho - Suécia x Espanha

18 de Junho - Rússia x Suécia