terça-feira, 9 de junho de 2009

Comentários sobre o título de Federer

Sem dúvida alguma, a conquista de Roger Federer em Roland Garros foi o grande feito esportivo de 2009 até aqui. E tem tudo para ser até o fim do ano.

Não é qualquer dia que um tenista alcança a marca de 14 títulos de Grand Slam e consegue vencer os quatro principais torneios do circuito como profissional.

Algumas reações de pessoas que estão vivendo diariamente no mundo do tênis foram interessantes.

Deixo aqui algumas das declarações:

Ilie Nastase (romeno, número 1 do mundo em 1973) - "É curioso, esse ano ele não jogou tão bem e levou o torneio. Houve anos em que ele jogou melhor e não ganhou".

Jo-Wilfried Tsonga (francês, nono do mundo) - "É mágico! Quando ele ganhou, tive arrepios. Foi a primeira vez que vi integralmente uma partida de tênis pela televisão".

John McEnroe (americano, número 1 em 1980) - "Ele é um tipo que tem a classe. Ele trabalhou duro e aceitou todos os desafios. Se tem alguém que merecia, era ele. Ele adoro o jogo, tem prazer em jogar tênis. Foi formidável para mim porque, de certa maneira, ele praticamente permitiu que eu tocasse o troféu, eu que só consegui me aproximar dele (em 1984, perdeu a final em cinco sets para Ivan Lendl)".

Pascal Maria (francês, juiz de cadeira da final de Roland Garros) - "Quando o invasor interrompeu a partida, tive medo por Roger. Me perguntei se isso não iria ser a reviravolta da partida. [...] Se me lembro do match point? Não! Não totalmente".

Jimmy Jump

Quem acompanhou a final de Roland Garros no último domingo viu a invasão de quadra de um torcedor.

Seu nome é Jimmy Jump. Catalão, ele tem como "profissão" invadir os maiores eventos do mundo.

Às vezes, deixa alguma mensagem na camiseta ou em uma bandeira. Mas é fato raro.

Na maioria das vezes, Jump invade por diversão e quer colocar uma touca vermelha na cabeça dos atletas.

Ficou tão famoso que, em 2008, foi produzido um documentário a seu respeito. Para ver o trailer, basta digitar http://streakerfilm.com.

Todos já devem tê-lo visto anteriormente.

Foi ele, por exemplo, quem invadiu o gramado na final da Euro-2004 e se jogou contra a rede, como se tivesse fazendo um gol.

Ele também fez uma aparição na decisão da Champions League 2007.

Fórmula 1, Copa Davis, Real Madrid x Barcelona e NBA são alguns de seus outros "feitos".

Roger Federer, na coletiva pós-título de Roland Garros, comentou a situação. Disse não ter ficado assustado, pois fato idêntico já havia ocorrido em Wimbledon e Montreal, e frisou que Jump, com um inglês sofrível, pediu desculpas por estar fazendo aquilo, mas que era preciso que fizesse. O suíço respondeu com um OK e pediu apenas para que não fosse tocado. Em seguida, ele foi retirado de quadra pelos seguranças.

O problema disso tudo, segundo o próprio Federer, é que o atleta acaba perdendo o ritmo do jogo. Ele mesmo levou alguns minutos para retomar a concentração.

Veja abaixo um "tributo" a Jimmy Jump que se encontra no YouTube. A qualidade não é das melhores.