terça-feira, 21 de agosto de 2007

Vídeo da Semana

O Vídeo da Semana aborda o Campeonato Europeu Sub-18 de basquete, realizado em Madri, no fim de Julho e início de Agosto. O tema deste post, num primeiro instante, não parece dos mais interessantes e não foi abordado pela imprensa nacional. Eu mesmo tive minhas restrições, mas a atitude anti-desportiva presenciada chama a atenção.

A situação é a seguinte: a Espanha, país-sede, aguarda o resultado do jogo entre Sérvia e Lituânia para saber se garantirá classificação às semifinais da competição. Caso os sérvios saíssem vitoriosos, os lituanos seriam eliminados e os espanhóis ficariam com a vaga. Já um triunfo entre dois e catorze pontos dos lituanos, levaria as duas equipes para a fase seguinte e os anfitriões disputariam o quinto lugar. Resultado: 75x71 para a Lituânia. Tudo estaria normal se os jogadores das duas seleções não demonstrassem explicitamente a falta de competitividade. As equipes estavam completamente passivas, mantendo a diferença e aguardando o término da partida.

Após o acontecimento, a FEB (Federação Espanhola de Basquete) apresentou uma reclamação à FIBA (Federação Internacional de Basquete) pedindo a anulação do jogo, alegando existir um acordo entre as duas equipes para conseguir um determinado placar que levariam ambas adiante no evento. Além disso, foram mostradas as imagens do vídeo para justificar o argumento. Os espanhóis também disseram que tal fato abre precedentes gravíssimos para o futuro desse esporte.

Mesmo com tamanho escândalo, não houve cancelamento do jogo e os espanhóis terminaram o torneio em quinto. A Sérvia derrotou a Grécia na final por 92x89 e sagrou-se campeã.

Vladas Garastas, representante da Federação Lituana, afirmou que tais acontecimentos os preocuparam independentemente se foi ou não quebrado o jogo limpo e que eles estão sempre ao lado da honra e honestidade. Em seguida, propôs uma investigação completa, com troca de informações, para que haja uma melhor apuração e foi político ao pedir que tal incômodo não atrapalhe a boa relação entre as duas entidades.

O comitê do Europeu Sub-18 frisou que o regulamento só poderia punir jogadores, treinadores e árbitros, mas nunca uma delegação.

Edcarlos tem proposta do Benfica

O torcedor são-paulino que esperava a saída de Alex Silva, Breno ou Miranda durante a janela de transferências deve estar se surpreendendo com a capa do Record de 21 de Agosto de 2007.

Segundo o diário, Edcarlos estava sendo procurado desde o período em que Fernando Santos treinava a equipe. Agora, com o novo treinador, Camacho, a diretoria apenas aguarda o aval do espanhol para acertar com o zagueiro.

Evidentemente que durante esse período ocorrem muitas especulações. O próprio William, ex-Corinthians, vestiu a camisa da equipe da Luz em reportagem para o jornal concorrente, A Bola. Caso o São Paulo não peça um valor exorbitante pelo jogador, que está sem espaço no clube, o defensor deve assinar contrato, em substituição a Anderson, que está insatisfeito em Portugal.

Em nota, o Record também noticia um possível interesse no meia Souza, mas não dá maiores detalhes.