domingo, 26 de outubro de 2008

Masters Series de Paris 2008


Neste domingo, 26 de outubro, teve início o Masters Series de Paris, o último grande torneio antes da Masters Cup, competição que reunirá os oito melhores tenistas da temporada.

Assim como fiz há duas semanas com Madrid, darei um panorama do que está programado para esta semana.

Em primeiro lugar, vale lembrar que, assim como os Grand Slams, o torneio em Paris está começando em um domingo (o normal é às segundas). Essa é uma forma encontrada pela organização de atrair mais público.

Cédric Pioline, ex-tenista e um dos organizadores do evento, afirmou que espera ultrapassar a barreira dos 100 mil espectadores. Este é o número mínimo exigido pela ATP para que uma cidade continue a receber um "AMS" (ATP Masters Series).

É bom lembrar que o Palais de Bercy, sede do evento, com 100% de lotação durante os oito dias de partidas, não conseguirá receber mais do que 107 mil pessoas.

Este é um problema crônico dos torneios de tênis realizados em Paris. Em Roland Garros, também não há mais para onde crescer. Me refiro ao espaço físico. No complexo onde Guga foi tricampeão, por exemplo, existem quadras subterrâneas para treinamento dos jovens atletas franceses.

Tais fatos têm levado a FFT (Federação Francesa de Tênis) a pensar seriamente na expansão de Roland Garros. Seria adquirido um novo terreno, ao lado do complexo, e seriam construídas novas quadras. Uma delas com teto retrátil, para que a final do Grand Slam seja disputada mesmo com chuva), e outras de quadra rápida, para abrigar o Masters Series de Paris.

Enquanto o projeto não sai do papel, o torneio continua em Bercy e alguns jogadores tentam garantir sua vaga em Shanghai. David Nalbandian, décimo sétimo na Corrida dos Campeões, é o último com chances matemáticas de ir para a China. Porém, elas devem desaparecer assim que acabar a primeira rodada.

No momento, cinco tenistas já estão classificados: Nadal, Federer, Djokovic, Murray e Davydenko. Roddick está quase lá. E Ferrer, Del Potro, Simon, Blake, Wawrinka, Tsonga, Monfils e Verdasco brigam pelas duas vagas restantes. A partir de Wawrinka, todos eles precisam chegar, no mínimo, às semifinais e torcer por outros resultados. Monfils e Verdasco só disputarão a Masters Cup em caso de título.

Quem chegar mais longe, leva!

Os wild cards foram distribuídos para três tenistas locais: Josselin Ouanna, Jeremy Chardy e Adrian Mannarino. Estes dois últimos, inclusive, já estão eliminados. Já o cipriota Marcos Baghdatis ganhou uma vaga de última hora, com a ausência do americano Mardy Fish.

Quem também está fora é Richard Gasquet. Ele alegou uma contusão e é desfalque de última hora. Fernando González e Nicolás Almagro são outros que estão fora.

2008 representa a troca de geração de tenistas da França. Saem Santoro e Grosjean (este já andava um pouco sumido) e entram Tsonga, Simon e Monfils.

Novamente, o nível da competição está forte. Até Simone Bolelli, 42º do mundo, precisou disputar o qualyfing.

Para ver in loco às feras, os ingressos são vendidos separadamente e em pacotes. O Pack Passion é o mais caro (111 euros), mas permite que você acompanhe a todas as partidas do torneio. De brinde, ainda ganha três entradas para Roland Garros 2009, um boné e uma toalha do torneio.

A primeira edição foi realizada em 1986. Até hoje, os maiores campeões são o alemão Boris Becker e o russo Marat Safin, com três títulos cada.

No Brasil, as transmissões são do Sportv 2. Lembrando que há um fuso horário de +4 horas.