segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Kashima Antlers conquista a J-League

Tem coisas que só o futebol pode proporcionar.

Se no Brasil o Corinthians foi rebaixado, se na Argentina o Lanús conquistou o Apertura pela primeira vez em sua história, no Japão...

O impossível aconteceu.

O Kashima Antlers, comandado por Oswaldo de Oliveira, tirou uma diferença de dez pontos faltando cinco rodadas para o término da J-League e obteve o título mais emocionante da história do Campeonato Japonês.

Após a conclusão da vigésima nona rodada do campeonato, o Urawa Reds, do centroavante Washington, tinha uma vantagem de dez pontos para o Kashima (67 a 57), terceiro colocado até então no campeonato. O Gamba Osaka era o vice-líder com 59. Naquela época, o Reds, campeões nacionais de 2006, estavam priorizando a Liga da Ásia, que classificava uma equipe para o Mundial de Clubes. Levaram o título.

Contudo, a conquista não parece ter feito bem para o time. Eles não venceram nenhum dos últimos cinco jogos da J-League, enquanto o ex-clube de Zico obteve 100% de aproveitamento.
A competição terminou com uma vantagem de dois pontos para o Antlers (72 a 70). O Gamba ficou com 65.

Se você pensa que acabou, está enganado. Ainda tem mais.

O Kashima tinha uma tabela complicada nas últimas três rodadas. Enfrentaria o Kashiwa (sétimo colocado), o próprio Urawa (fora de casa) e encerraria sua participação contra o Shimizu (quarto na classificação). Já o Urawa chegaria a última rodada tranquilo, pois teria como adversário o lanterna Yokohama FC, que havia conquistado apenas 15 pontos até então, uma espécie de América-RN nipônico. Sua campanha registrava 3 vitórias, 4 empates e 26 derrotas.

1x0 para o Yokohama FC e 3x0 em favor do Kashima.

Oswaldo de Oliveira agora é favorito para assumir o comando da Seleção Japonesa. Ele diz que não quer voltar pro Brasil tão cedo, pois tem tranquilidade para trabalhar e pode realizar no país um projeto a longo prazo.

Os ex-são paulinos Fabão e Danilo e o desconhecido Marquinhos, com passagem pelo Coritiba, fazem parte do elenco campeão.

A artilharia da competição é completamente brazuca. Juninho, do Kawasaki Frontale, foi o artilheiro com 22 gols. Baré, do Gamba Osaka, vem logo atrás com 20. O terceiro lugar vai para Edmílson, do Niigata, com 19. Na sequência, mais quatro canarinhos: Uéslei, Washington, Leandro e Marquinhos.

Nenhum comentário: