Marcopolo, empresa brasileira de ônibus, investe na África do Sul
Jorge Luiz Rodrigues é jornalista de O Globo e está na África do Sul fazendo a cobertura da Copa-2010.
Em sua primeira semana por lá, já assinou duas matérias de página inteira na edição dominical do diário. Uma no caderno de esportes e outra no de economia.
Em sua primeira semana por lá, já assinou duas matérias de página inteira na edição dominical do diário. Uma no caderno de esportes e outra no de economia.
Nos atenhamos a esta última.
Segundo Rodrigues, a Marcopolo acertou parcerias com a Scania, a Volvo e a Mercedes-Benz para fornecimento de ônibus nas cidades de Johanesburgo, Port Elizabeth e Cidade do Cabo.
No caso das duas primeiras, serão 211 ônibus para atender a demanda dos habitantes da cidade. Já com a Mercedes, os veículos serão destinados ao transporte da "Família Fifa" (seleções, jornalistas, árbitros, empresas e dirigentes).
Além disso, o sistema utilizado no transporte também será brasileiro. O BRT (Bus Rapid Transport) surgiu em Curitiba, no final da década de 80. É uma opção muito utilizada em cidades onde não há condição de construir linhas de metrô.
Com a implantação do sistema, estações foram construídas em bairros periféricos e o transporte público ficou mais organizado.
Quem não está gostando nada disso são as vans, que detinham 90% do mercado até então. Eles ameaçaram queimar os novos ônibus e destruir as estações, alegando que isso trará desemprego ao setor. Aparentemente, a situação foi controlada.
Aos que não têm acesso ao jornal, o portal de "O Globo" oferece um resumo com os principais trechos da reportagem. Clique aqui e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário