quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Grupos da Champions League e alguns comentários

GRUPO A:

Chelsea (Inglaterra)
Porto (Portugal)
Olympique Marseille (França)
Besiktas (Turquia)

GRUPO B:

Liverpool (Inglaterra)
Valencia (Espanha)
Schalke 04 (Alemanha)
Rosenborg (Noruega)

GRUPO C:

Real Madrid (Espanha)
Werder Bremen (Alemanha)
Lazio (Itália)
Olympiakos (Grécia)

GRUPO D:

Milan (Itália)
Benfica (Portugal)
Celtic (Escócia)
Shakhtar Donetski (Ucrânia)

GRUPO E:

Barcelona (Espanha)
Lyon (França)
Stuttgart (Alemanha)
Glasgow Rangers (Escócia)

GRUPO F:

Manchester United (Inglaterra)
Roma (Itália)
Sporting (Portugal)
Dínamo de Kiev (Ucrânia)

GRUPO G:

Internazionale (Itália)
PSV (Holanda)
CSKA (Rússia)
Fenerbahce (Turquia)

GRUPO H:

Arsenal (Inglaterra)
Sevilla (Espanha) ou AEK (Grécia)
Steaua Bucareste (Romênia)
Slavia Praga (República Tcheca)

Desses trinta e dois clubes que estão classificados para a fase de grupos do torneio europeu, apenas cinco não contam com brasileiros no elenco: Olympique Marseille, Rosenborg, Celtic, Glasgow Rangers e Steaua Bucareste.

O Grupo C terá o confronto entre Diego e Robinho. Já o Grupo G conta com o maior número de atletas do nosso país: vinte. Isso sem citar Zico, que comandará o Fenerbahce.

O PSV estará reforçado com duas revelações: o goleiro Cássio, ex-Grêmio, e o lateral Fágner, ex-Corinthians. O goleiro Gomes e o zagueiro Alcides, que possui contrato com o Chelsea, em negócio similar ao do ex-santista Alex, completam o esquadrão.

Sevilla e AEK tiveram o confronto adiado em razão do falecimento de Antonio Puerta, já muito abordado neste blog. Rivaldo duelará com Renato e Luís Fabiano. Daniel Alves não quer ser relacionado, pois espera uma negociação e Adriano está machucado.

No Grupo F, Roma e Manchester reeditam o confronto da temporada passada, quando os ingleses aplicaram um 7x1.

A primeira rodada será realizada nos dias 18 e 19 de Setembro e a decisão ocorre no dia 22 de Maio de 2008, na cidade de Moscou, Rússia.

Os ingleses são os grandes favoritos na concepção da entidade européia. Suas quatro equipes foram cabeças-de-chave no sorteio ocorrido hoje.

Peter Cech, Paolo Maldini, Clarence Seedorf e Kaká receberam troféus de melhores da temporada passada em suas respectivas posições. O camisa 22 da equipe "rossonera" ainda foi eleito o melhor jogador da Uefa Champions League, edição 2006/07.

O Slavia Praga deve ser uma das surpresas da competição. Conseguiram eliminar o Ajax na fase anterior aos grupos.

Michel Platini, presidente da Uefa, afirmou que deseja num futuro próximo transferir a final para o final de semana, alegando que as quartas não há presença de muitas famílias no estádio.

Vídeo do Dia

Não sei se todos acompanharam o jogo transmitido pelo Sportv entre Barcelona e Internazionale, válido pelo troféu Joan Gamper, fundador do clube catalão.

A equipe milanesa entrou com muitos reservas e não resistiu ao poder ofensivo dos espanhóis, que fizeram 5x0. Destaque para o mexicano Giovani dos Santos, que sofreu um pênalti e marcou o segundo gol, e Yaya Touré, que também deixou sua marca e deu uma assistência.

A grande perda foi a contusão do camaronês Samuel Eto’o, depois de jogada em que tabelou com Henry, driblou o zagueiro de modo desconcertante e sentiu no momento da finalização. O camisa nove só deve retornar aos gramados no final de outubro.