segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Balanço do torneio de veteranos no Ibirapuera

Estive no Ibirapuera no útimo final de semana acompanhando o Black Rock Tour of Champions, torneio que reúne estrelas já aposentadas do circuito profissional da ATP.

O título foi de Sergi Bruguera, que derrotou Fernando Meligeni na final por 7/6 e 6/4. O catalão é indiscutivelmente o melhor dos veteranos. Disputou oito eventos e ganhou todos. Dácio Campos, um dos organizadores do Nossa Caixa Grand Champions Brasil, aproveitou a ocasião para divulgar a ação social do bicampeão de Roland Garros. E que ação! Bruguera realiza clínicas de tênis em cárceres, incentivando a prática de tênis para sequestradores e assassinos. É uma forma de resgatar o prazer em viver a estas pessoas.

O terceiro e quarto lugares ficaram com Mats Wilander e Andréz Gomez, respectivamente. Henri Leconte e Guillermo Vilas não terminaram bem classificados, mas chamaram muita atenção. O primeiro pelo bom humor. Um "showman" em quadra. Muito melhor que Fininho por sinal. Já o segundo, por mostrar que sabe muito de tênis. Não tem condições de enfrentar de igual para igual seus adversários devido a parte física, mas é raçudo e proporcionou os lances mais sensacionais da competição. Quem é bom não desaprende nunca.

Um terceiro fator que merece ponderação é o número de aces durante estas partidas e as poucas trocas de bolas. A idade não permite que os pontos sejam longos. Os games duram um minuto em média. Isso não tira o brilho do torneio. Imagina acompanhar quatro jogos seguidos, de três sets longos...boa parte dos torcedores não aguentaria.

Falando em torcida, ela decepcionou no Ibirapuera. Dácio, também comentarista do Sportv, agradecia a todo momento a presença de cada um dos espectadores. No "olhomêtro", apenas 50% do ginásio estava cheio. Os motivos: desistência de Bjorn Borg de última hora, ingressos a 90 reais, pouca divulgação da mídia. Pontos a se corrigir para o ano que vem.

Os cambistas, por sinal, estavam vendendo entradas por 60 reais. Queriam se livrar do prejuízo. Negociavam de todo jeito. Ou seja, era mais barato do que comprar na bilheteria.

A elite paulistana foi quem ocupou os assentos do local. Pouco se viram famílias. Muitos estavam lá sozinhos, pela paixão do tênis.

Foram instaladas quinze câmeras na quadra, um recorde neste tipo de transmissão. Para se ter uma idéia, os Masters Series dispõe de nove. Com todo esse investimento, a Rede Globo não poderia ter passado a final?

Faltou divulgação também para a compra de ingressos.

Resumindo, a iniciativa foi boa, o torneio foi de alto nível, tentou-se seguir o modelo europeu de organização de eventos esportivos, mas ficou um gostinho "de quero mais". Alguns pontos devem ser revisados para 2008.

Brasil vence mais duas na Copa do Mundo

As vítimas dessa vez foram as fracas Austrália e Tunísia. Ambas derrotadas por 3x0. Como os jogos não foram marcantes, não farei comentário sobre as partidas em si. Inclusive, contra a seleção africana, Bernardinho poupou Giba, escalou Murilo e André Heller entre os titulares e deu ritmo de jogo, no último set, a Bruninho e Anderson. A nota negativa foi a contusão de Gustavo, que machucou o dedo. Ficará sob observação e deve ser poupado até o confronto contra a Rússia.

Aproveitarei o post para divulgar as estatísticas da competição.

Maior Pontuador

1) Paul Carrol (Austrália) - 144
2) Héctor Soto (Porto Rico) - 137
3) Marcos Milinkovic (Argentina) - 113

Melhor Atacante

1) Semen Poltavskiy (Rússia) - 64,86%
2) Dante Amaral (Brasil) - 63,44%
3) Yusuke Ishijima (Japão) - 58,18%

Melhor Bloqueador

1) Jose Luis Molto (Espanha) - 0,87 por set
2) Gustavo Endres (Brasil) - 0,76
3) Ryan Millar (Estados Unidos) - 0,69

Melhor Sacador

1) Semen Poltavskiy (Rússia) - 0,64 por set
2) Alexey Ostapenko (Rússia) - o,50
3) Stanley Clayton (Estados Unidos) - 0,42

Melhor Levantador

1) Andrey Zekhov (Bulgária) - 9,81 por set
2) Miguel Falasca (Espanha) - 9,78
3) Marcelo Elgarten (Brasil) - 9,62

Melhor Recepção

1) Sérgio Dutra (Brasil) - 79,34%
2) William Priddy (Estados Unidos) - 75,58%
3) Katsutoshi Tsumagari (Japão) - 71,05%

Melhor Defesa

1) Sérgio Dutra (Brasil) - 2,90 por set
2) Oh-Hyun Yeo (Coréia do Sul) - 2,20
3) Richard Lambourne (Estados Unidos) - 2,08

Melhor Líbero

1) Sérgio Dutra (Brasil) - 72,60%
2) Oh-Hyun Yeo (Coréia do Sul) - 63,42%
3) Teodor Salparov (Bulgária) - 62,12%


Reparem que Serginho, líbero brasileiro, lidera todas as listas de defesa e o russo Semen Poltavskiy é o principal jogador do torneio até o momento, sendo o primeiro colocado no aproveitamento de ataque e no saque.

Notem também que ser o maior pontuador não significa nada. Geralmente, apenas evidenciam a dependência de algumas equipes a um jogador específico.

Vídeo do Dia

Aproveitando a matéria feita sobre o Benfica, que se encontra abaixo deste post, coloco os gols da última partida das Águias pela Bwin Liga.

O jogo foi contra o Acadêmica e o time do lateral-esquerdo Léo, ex-Santos, venceu por 3x1, fora de casa.

Este vídeo ilustra bem o bom momento do vice-líder do Campeonato Português. São cinco vitórias consecutivas, jogadores unidos e parte do elenco se destacando.

O norte-americano Freddy Adu é um dos que tem feito boas apresentações e já começa a provar que o marketing feito durante toda a sua carreira não foi à toa. Ele marcou o último gol.

Rui Costa, que vem sofrendo com diversas contusões que voltou a Portugal, anotou o seu primeiro tento na competição.

E Luisão, zagueiro com passagens pela Seleção Brasileira e comandante da defesa do clube luso, encontra tempo para fazer gol de calcanhar com o jogo empatado aos 40 minutos do segundo tempo.

Confira o vídeo!