quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Flamengo é o mais novo intergrante da Fórmula Superliga

Em Agosto de 2008, se você estiver vendo uma corrida similar a F1, mas com cores e logotipos de clubes de futebol, não estranhe, pois essa é a Fórmula Superliga, categoria que juntará duas paixões dos homens: futebol e carros. E o melhor é que o Brasil estará presente, pois o Flamengo está anunciando nesse momento a sua entrada na competição.

O presidente do clube, Márcio Braga, disse que “é um orgulho fazer parte desta iniciativa e ter a oportunidade de levar o nome Flamengo e sua glória em outros esportes para uma nova categoria competitiva: o automobilismo”. Ele ainda afirmou que os rubro-negros entrarão para conquistar títulos e não somente participar.

Além da equipe carioca, Milan, Porto, PSV, Olympiakos, Borussia Dortmund e Anderlecht já confirmaram participação. Boca Juniors, Lyon, Lokomotiv Moscou, Internazionale de Milão, América do México, Shanghai Shenua, Galatasaray, Real Madrid, Barcelona e Valência são alguns outros times que estão negociando sua entrada na competição, que deverá ter seis etapas em seu ano de estréia, todas realizadas na Europa (circuitos na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Itália).

Nos Sábados serão realizados os treinos classificatórios que definem o grid para a primeira das duas corridas de Domingo. Para a segunda prova haverá uma inversão nas posições de largada, de acordo com a chegada da bateria anterior. Por exemplo, se os oito primeiros pontuam, o vencedor da etapa inicial largará em oitavo e o que terminou em oitavo será o pole position. Essa inversão é válida somente para os que atingirem a zona de pontuação. Caso um piloto chegue em décimo, largará nessa mesma posição na bateria seguinte. É um sistema similar ao utilizado na GP2.

O espanhol Alex Andreu, presidente da categoria, realizou pesquisas que mostraram que este novo conceito será apoiado pelos fãs dos dois esportes. Além disso, revelou que os participantes da Fórmula Superliga receberão participação de toda receita gerada, pois atraíram investidores do mundo inteiro e um prêmio ao vencedor de cada etapa de um milhão de euros.

O carro terá design próximo ao da F1 e utilizará motores V12. Segundo informações da Gávea, Gualter Salles deverá ser o piloto do Clube de Regatas Flamengo, mas a SF (Superleague Formula) tem restrições a escolha, já que defende a inclusão de jovens promessas nos cockpits.



Revelação mexicana é destaque na pré-temporada do Barcelona

O Barcelona optou, mais uma vez, por realizar sua pré-temporada no continente asiático e ampliar suas receitas. Como parte do acordo, o clube catalão é obrigado a escalar suas maiores estrelas, como Ronaldinho, Eto’o e Henry. Porém, nos primeiros amistosos, o atleta que mais tem chamado a atenção dos torcedores é o mexicano Giovani Dos Santos Ramírez, de apenas dezoito anos.

O atacante, que se destaca pela velocidade e dribles, já é o artilheiro da equipe nessa série de jogos preparatórios, tendo assinalado três gols. Frank Rijkaard, técnico da equipe, tem aproveitado a ausência de Messi para escalar a jovem promessa, que em algumas ocasiões, também tem substituído Ronaldinho Gaúcho. Para o holandês, Giovani está em franca evolução e muito mais forte, após um trabalho de ganho de massa muscular. Além disso, ainda comentou que ele será a arma secreta de sua equipe na temporada.

Em sua curta carreira, o camisa 31 do Barça já tem no currículo um título do Mundial Sub-17 pela seleção mexicana, em 2005, onde foi eleito o segundo melhor jogador da competição, atrás apenas do brasileiro Anderson (Manchester United), e recebeu o troféu de bronze no Mundial Sub-20, realizado este ano no Canadá.

Zinedine Zidane acompanhou o torneio da FIFA e elogiou o mexicano. Afirmou que Gio é “diferente” e que dispõe de “grande visão de jogo”.

O Chivas, de Guadalajara, tentou o empréstimo do jogador nesta temporada, alegando que em seu país natal, Giovani poderia ganhar experiência e depois se destacar na Espanha. A proposta foi recusada na hora pela diretoria do clube azul-grená.

É bom ressaltar que o garoto está em um patamar físico acima de seus companheiros, já que vem de uma seqüência de jogos pelo México e isso o tem favorecido durante os amistosos. Henry, por exemplo, está longe da forma ideal, pois ainda se recupera de uma grave contusão que sofreu nos tempos de Arsenal. Mesmo com essa constatação, nada tira os méritos dessa nova revelação do futebol mundial.