segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Novo Parceiro

O BLOG DO MASSI continua sua peregrinação pelo Nordeste e acaba de fechar mais uma parceria, dessa vez com Célio Aquino do Blog do Torcedor.

O jornalista realiza ampla cobertura do futebol nacional e é especialista no futebol do Rio Grande do Norte. Destaque para imagens do estádio do Fast Club, do Amazonas, onde o ABC, de Natal, disputará uma de suas partidas pela Série C.

O link, como sempre, na seção Recomendo.

Balanço da Semana

Mais um novo quadro do BLOG DO MASSI. Agora, todas as Segundas, farei um balanço do que melhor aconteceu no esporte mundial, sem qualquer menção ao futebol.

E a comprovação inicial do Balanço da Semana é a seguinte: Espanha e Rússia são potências esportivas. No último final de semana, os dois países estiveram envolvidos em decisões de diversas modalidades.

Tênis

Para começar, as russas derrotaram as italianas, atuais campeãs, por 4x0 e conquistaram a Fed Cup, competição de tênis que segue o mesmo modelo da Copa Davis. Esse é o terceiro título da equipe nos últimos quatro anos.

Com Maria Sharapova na torcida, Svetlana Kuznetsova (2º no ranking da WTA), Anna Chakvetadze (5º), Nadia Petrova (8º) e Elena Vesnina (58º) não foram o centro das atenções, mas nada que as prejudicasse no confronto diante do quarteto italiano, formado por Francesca Schiavone (25º), Mara Santangelo (34º), Roberta Vinci (50º) e Flavia Pennetta (69º).

O duelo de abertura teve vitória de Chakvetadze ante Schiavone (6/4, 4/6 e 6/4). Em seguida, Kuznetsova, que não defendia seu país em simples no evento desde 2004, aplicou fáceis 6/1 e 6/2 em Santangelo.

O jogo que definiu o título foi entre a atual vice-campeã do US Open e a melhor ranqueada da Itália. Nova vitória de Kuznetsova por dois sets a um (4/6, 7/6 e 7/5), após 2h44min e dois match points salvos.

Por fim, Vesnina e Santangelo cumpriram tabela e encerraram o confronto. 6/2 e 6/4 para a primeira.

Em etapas anteriores, as campeãs derrotaram a Espanha por 5x0 e os Estados Unidos, em apertados 3x2.

Atletismo

Passando ao atletismo, a saltadora com vara, Yelena Isinbayeva, “sucessora” de Sergei Bubka, dividiu meio milhão de dólares com a norte-americana Sanya Richards, especialista nos 400 metros rasos. Elas venceram as seis etapas da Golden League, série de meetings que reúne os melhores atletas do mundo.

Os brasileiros demonstraram desgaste com o fim da temporada e obtiveram marcas pouco expressivas em Berlim. Jadel Gregório foi bronze no salto triplo com 16,99 metros e Fabiana Murer terminou com 4,42 na mesma prova que Isinbayeva.

Vôlei

No vôlei, as surpresas deram a tônica no Campeonato Europeu masculino, que terminou ontem. A Espanha conquistou um título inédito e derrotou os gigantes russos, em Moscou, por três sets a dois (25/18, 20/25, 24/26, 30/28 e 16/14). As duas seleções e a Sérvia garantiram vaga na Copa do Mundo, torneio que garante três vagas aos Jogos de Pequim.

A Finlândia fez excelente campanha e terminou em quarto. As decepções foram: Itália, Bulgária, França e Polônia, que terminaram na sexta, oitava, nona e décima primeira colocações, respectivamente.

A Austrália venceu o Campeonato Asiático (isso mesmo, asiático) e se junta ao Japão, país-sede, como representantes do continente na competição que começa em Novembro. Duas seleções ainda serão convidadas pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) para completar as chaves da competição. Os italianos devem obter uma das vagas.

Basquete

Como não poderia ser diferente, espanhóis e russos também lutaram pela supremacia continental no basquete. Em confronto emocionante, o norte-americano naturalizado russo, Jon Robert Holden, assinalou dois pontos e definiu o marcador, 60x59. Pau Gasol, pivô do Memphis Grizzlies, ainda teve chance de colocar os anfitriões em vantagem, mas a bola não caiu.

A Lituânia, que derrotou a Grécia na disputa pelo bronze (78x69), também vai para as Olimpíadas.

A partida registrou recorde de audiência em solo espanhol. Com média de 5.372.000 espectadores, se tornou o jogo de maior público da história do país na modalidade.

Balanço do Calcio

A partir de hoje o BLOG DO MASSI cria mais uma seção e segue firme no objetivo de se tornar uma referência no meio jornalístico. A idéia é mostrar todos os gols da rodada do Calcio e dar alguns destaques sobre o campeonato, que acaba de concluir sua terceira rodada.

A Roma é a líder isolada e segue com 100% de aproveitamento. A vítima dessa vez foi a Reggina, que jogava em casa. Juan marcou seu primeiro gol pela equipe e Cicinho deu assistência para o tento de Totti.

Fábio Simplício, do Palermo, e César, da Internazionale, foram os outros “brazucas” que balançaram as redes na rodada.

O destaque negativo foi Dida, que falhou no empate de 1x1 entre Milan e Siena. O desastre só não foi maior porque o zagueiro Nesta igualou o marcador aos 46 minutos do segundo tempo.

Em Florença, Fiorentina e Atalanta fizeram dois gols cada. O experiente Vieri colocou os donos da casa em vantagem com bela cabeçada e Zampagna, aos 41 da segunda etapa, deu números finais à partida com um golaço.

Escolha o brasileiro que carregará a tocha olímpica


Para o BLOG DO MASSI, Beijing-2008 já começou. E o primeiro post destinado aos Jogos surge com dez meses de antecedência. O motivo? A tocha olímpica, que viajará por 24 localidades.

Dessa vez, o Brasil não faz parte do percurso. A capital argentina, Buenos Aires, representará os sul-americanos no dia 11 de Abril de 2008. Porém, um atleta nacional terá a honra de transportar a chama. A ginasta Jade Barbosa e o nadador Thiago Pereira estão na disputa e você poderá escolher qual dos dois será premiado.

Basta acessar o site www.carregueatocha.com.br até o dia 10 de Outubro e selecionar o esportista de sua preferência. Além do voto, o torcedor participará da promoção da Lenovo e poderá ganhar notebooks.