sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As mudanças do tênis masculino para 2013

Os últimos dias foram movimentados no tênis masculino. Para começar, o britânico Andy Murray conquistou o seu primeiro título de Grand Slam no US Open. Depois, a Koch Tavares iniciou a venda de ingressos para o Gillette Federer Tour, no início de dezembro, em São Paulo. E agora o final de semana será de jogos pela Copa Davis. 

Três acontecimentos que acabaram ofuscando o anúncio da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) em seu site oficial. Em 2013, a entidade promete duas mudanças em suas regras.

A primeira é a redução da punição para a demora nos saques. De acordo com o regulamento, um jogador tem 25 segundos para iniciar um novo ponto. Caso não cumpra, o tenista, seja sacador ou recebedor, é advertido em primeira instância e punido com a perda de um ponto em um segundo momento. Agora, a regra será mantida apenas para o tenista que estiver recebendo o saque. No caso do sacador, após a advertência, haverá uma punição de "fault". Ou seja, ele perderá o primeiro serviço.

Mas a principal mudança é o fim do "let", jogada em que a bolinha bate na rede e cai na área de saque após um serviço. Durante os três primeiros meses de 2013, nos torneios da série Challenger, a proposta da ATP é que seja dada sequência ao ponto após um saque que conte com o desvio na rede. Uma alteração que pretende dar dinamismo ao jogo, mas que promete dificultar a vida dos tenistas, acostumados com a interrupção do ponto há décadas.