domingo, 30 de março de 2008

Portuguesa, um time de 78 minutos

A Portuguesa já está eliminada do Campeonato Paulista. Tem apenas 25 pontos e não tem como alcançar a Ponte Preta, quarta colocada com 34, restando apenas uma rodada para o fim da primeira fase.

Porém, a história poderia ter sido completamente diferente se a equipe tivesse mantido a mesma pegada durante os noventa minutos dos jogos e não apenas em setenta e oito.

Dos 17 gols sofridos pela Lusa na competição, seis aconteceram a partir dos 33 minutos do segundo tempo. E nas últimas cinco rodadas, a média tem sido de um por partida.

A distração custou caro para o time de Vagner Benazzi. Caso não tivessem sido vazados nesta faixa de tempo, estariam hoje com 34 pontos e ainda brigando por uma vaga nas semifinais.

Veja a lista completa de gols sofridos pela Lusa a partir dos 33 do segundo tempo:

Juventus 3x2 Portuguesa - Allan Dellon aos 38

Portuguesa 1x1 Guaratinguetá - Michael aos 33

Rio Preto 3x3 Portuguesa - Jhonny aos 45

Palmeiras 1x0 Portuguesa - Jorge Preá aos 48

Portuguesa 2x3 Barueri - Alberto aos 33 e Thiago Humberto aos 50

Se Vicente Matheus fosse presidente do clube, já teria alertado os atletas. Pois, como mesmo diz, "o jogo só acaba quando termina".

PSG é tricampeão da Copa da Liga

Após dez anos de jejum, o Paris Saint Germain voltou a levantar a taça da Copa da Liga da França.

No último sábado, 30 de Março, o Stade de France recebeu a equipe da capital e o Lens. Vitória dos parisienses por 2x1, com direito a gol de pênalti aos 48 do segundo tempo. O título garante a participação do clube na próxima edição da Copa da Uefa.

Antes do início da partida, o clima era de festa e, ao mesmo tempo, tensão. Se por um lado quase oitenta mil torcedores apoiavam seus clubes, por outro viam o jogo como a salvação da temporada (O Lens é décimo sétimo na liga, seguido do PSG).

Marcel Desailly foi o encarregado de dar o pontapé inicial do confronto.

Com a bola rolando, o que se viu foi um PSG diferente do habitual, jogando com dois atacantes, Pauleta e Diané. Chantôme ocupou a meia-direita, deixando Souza na reserva. Lá, o brasileiro não tinha a companhia de Éverton Santos, que acompanhou o duelo das tribunas. Neste tipo de torneio, as equipes têm apenas cinco opções no banco.

Já o Lens atuava no 4-3-3 e tinha o zagueiro brasuca Hilton como capitão do time.

Pauleta, encobrindo o goleiro, abriu o placar aos dezenove minutos do primeiro tempo. Com o gol, o português alcançou a incrível marca de 42 gols em 39 partidas de copas (da França e da Liga).

O ex-atleta do Lyon, Eric Carrière, tratou de empatar aos sete da segunda etapa. O tento animou a equipe do Lens, que passou a dominar boa parte das ações.

Aos quinze, aparece a figura do técnico parisiense, Paul Le Guen. Ele tira Chantôme e, ao invés de colocar Souza - substituto natural -, opta pelo experiente Bernard Mendy. O francês, zagueiro em temporadas anteriores, exerce agora a função de um segundo ou terceiro homem de meio-campo, dependendo do jogo. Pouco depois, é a vez de Pauleta dar lugar a Luyindula.

O resultado aparece no fim do jogo, aos 48 do segundo tempo. Luyindula é derrubado por Hilton e o juiz marca pênalti. Mendy parte para cobrança e faz.

Festa azul e vermelha no Stade de France. PSG tricampeão da Copa da Liga e maior vencedor do torneio. Supera o Bordeaux, campeão em 2007, com duas conquistas.

Abaixo, o vídeo com os gols da partida.