quarta-feira, 18 de julho de 2012

A guerra das batatas fritas

A Coca-Cola, a Cadbury e o McDonald's são três dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Londres. E para terem as marcas associadas ao evento, cada uma desembolsou uma quantia considerável - os valores não são divulgados por força contratual. Em troca, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concede uma série de benefícios às empresas e oferece exclusividade na comercialização dos produtos.

E é justamente este último tema, o da exclusividade, que tem gerado polêmica em Londres. Ao firmar contrato com o COI, o McDonald's, responsável por 10% das refeições durante as competições, exigiu que nenhum outro restaurante vendesse batatas fritas no Parque Olímpico. A decisão gerou críticas, ainda mais em um país famoso pelo fish and chips.

Para não prejudicar nenhuma das empresas e manter a tradição britânica, o Comitê Organizador Local (LOCOG) fez um ajuste. Os torcedores só poderão comprar batatas fritas de outros restaurantes, que não o McDonald's, quando pedirem o peixe junto. Caso peçam qualquer outro prato com batata, ele precisará ser adquirido na rede de fast food.

Perdidos em Londres

Tony Estanguet posta foto dentro do ônibus
A pouco mais de uma semana do início dos Jogos Olímpicos, os atletas começam a desembarcar em Londres. Cesar Cielo, Robert Scheidt e Tiago Camilo são alguns dos principais atletas brasileiros que já chegaram à capital inglesa.

Mas, até o momento, ninguém teve mais destaque na imprensa mundial do que Tony Estanguet e Kerron Clement. O primeiro é francês e bicampeão olímpico na canoagem slalom. Já o segundo nasceu em Trinidad e Tobago, mas compete pelos Estados Unidos. É especialista nos 400 metros com barreiras e foi campeão olímpico nos 4 x 400m, em Pequim.

Apesar das diferenças de nacionalidade e modalidade praticada, ambos tiveram o mesmo problema em Londres: os motoristas que os levariam às instalações olímpicas se perderam. E a dupla, como não poderia ser diferente, desabafou.

No Twitter, o francês Estanguet escreveu: "Começamos bem. O motorista está perdido. Estamos presos no ônibus, e fomos obrigados a cancelar nossa primeira sessão de treinamento." No dia seguinte, mais tranquilo, escreveu: "Segunda tentativa de ir ao treino nesta manhã. Após o fracasso de ontem, seguimos sorridentes esperando o ônibus na vila olímpica."

Clement, por sua vez, aumentou um pouco o tom: "Então, nós ficamos perdidos na estrada durante quatro horas. Não é uma primeira impressão boa de Londres." Na sequência, mais um comentário: "Os atletas estão com sono, fome e precisam fazer xixi. Podemos ir à vila olímpica, por favor?"