sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Toro Rosso 2009: Buemi, Sato ou Senna?

Setembro é o mês em que se iniciam as conversas das escuderias com os pilotos para saber quem ocupará algum cockpit na próxima temporada.

Ao que tudo indica, há uma vaga na Williams e duas na Toro Rosso disponíveis. Outras podem aparecer brevemente, mas não deveremos ter tantas mudanças como tivemos nos últimos anos.

Estas devem ser as equipes mais interessantes para os pilotos.

Nakajima não vem agradando. É muito irregular. Ainda será avaliado nas próximas etapas. Uma corrida com chuva na Bélgica pode dizer muito de seu potencial.

Na Toro Rosso, é certa a saída de Sebastian Vettel. Se especula que o alemão possa disputar algumas provas pela Red Bull ainda em 2008.

A equipe apadrinhada por Gerhard Berger tem três nomes em mente: Sébastien Buemi, Takuma Sato e Bruno Senna.

Sébastien Bourdais (haja Sebastien!!!), hoje titular, também passará por análise. Só que sua continidade dependerá do desempenho nos próximos GPs. Algo semelhante ao que passa Nakajima.

O francês está sentindo a pressão e assume isso publicamente em coluna que assina no L'Équipe. Afirma que seu desejo é continuar e que sabe que este é o momento de mostrar resultado. Recorda que foi no GP da Bélgica de 2007 que firmou contrato com a Toro Rosso.

Se a hora é de mostrar serviço, Bruno Senna terá que trabalhar. Tudo indicava que o sobrinho de Ayrton pegaria uma das vagas no próximo ano, porém, as coisas estão mudando. Se esperava mais do brasileiro na GP2. Venceu apenas duas corridas em 2008 (dezesseis já foram realizadas). Precisa vencer na Bélgica. Isso traria de volta seu nome à pauta da STR.

As situações de Buemi e Sato são mais tranquilas pelo seguinte motivo: já estão confirmados os testes com os dois pilotos para o fim do ano. Ali serão avaliados. Logo, tem mais tranquilidade no momento e não sofrem com as cobranças.

Agora, se tratando de Fórmula 1 (ainda mais neste ano), não podemos prever o que está por vir. Se realmente tiver chuva neste final de semana em Spa Francochamps, tudo pode acontecer.

Senna é bom com asfalto molhado e Bourdais pode beliscar os pontos caso tenhamos outra "corrida maluca" na Bélgica, como a de 1998.

Lembram-se?

Aí vai o vídeo com os melhores momentos.

Você sabe o número de argentinos jogando no exterior?

Não é somente o futebol brasileiro que exporta atletas.

Na Argentina, tal prática é cada vez mais constante.

O blog Ticespor fez um levantamento e constatou que 1375 jogadores atuam fora do país. Este número ainda pode ser maior, pois 232 profissionais não tiveram o paradeiro descoberto.

A segunda "casa" do jogador argentino é a Itália. São 278 futebolistas no país. Logo em seguida vem a Espanha com 244. Chile (101), México (68) e Bolívia (58) aparecem nas posições subsequentes.

A pesquisa indica também que o UE Sant Julia, de Andorra, é o clube com maior número de "hermanos". São 11 ao todo. O Asteros Tripoli, da Grécia, ocupa a segunda posição com 8.

O que mais impressiona é a o número elevado em clubes nas Américas (do Sul, Central e do Norte).

346 estão registrados em agremiações pertencentes à CSF (Confederação Sul-Americana de Futebol) e 171 na CONCACAF.

Tem argentino na Líbia e até em Guadalupe.

Quem quiser ver esta lista completa, basta acessar www.ticespor.blogspot.com .