quarta-feira, 24 de junho de 2009

O gol de Denílson no Vietnã

A passagem do meia-atacante Denílson pelo Vietnã foi mais breve do que se esperava.

Não durou nem um mês.

O pentacampeão havia acertado com o Xi Mang Hai Phong, da capital Hanói, no primeiro dia de junho.

O contrato, que tinha validade de seis meses, previa um salário de 12 mil dólares por partida e 5 mil por cada gol marcado.

Se não atuasse, não receberia.

Como chegou machucado, Denílson só pode estrear no último domingo, dia 21.

E sua atuação pode ser relatada em três linhas.

Aos dois minutos, falta na entrada da área. O brasileiro partiu para a cobrança e acertou o ângulo, abrindo o marcador. Porém, ao fim do primeiro tempo, alegou contusão e foi substituído.

A direção do clube não aguentou, Denílson tampouco e o contrato foi rescindido.

Tenho certeza que outros países pensarão duas vezes antes de contratá-lo para promover uma liga, assim como garanto que o jogador pensará duas vezes antes de se meter em um lugar desses.

Abaixo, você confere o gol de Denílson pelo Xi Mang Hai Phong:

William Renshaw (1881-86 e 1889)


Dando sequência à série especial sobre os maiores tenistas da história de Wimbledon, vamos apresentar hoje o maior vencedor da história do torneio: William Renshaw.

O inglês sagrou-se hexacampeão consecutivamente, de 1881 a 1886, e venceu a edição de 1889.

Sua façanha é tão impressionante, que só foi igualada mais de um século depois, pelo norte-americano Pete Sampras, vitorioso de 1993 a 1995 e de 1997 a 2000.

A trajetória de Renshaw com o All England Lawn Tennis Club começou em 1880, aos 19 anos. Após duas vitórias, acabou eliminado na terceira rodada por Otway Woodhouse, engenheiro elétrico e dono da GEC, uma das maiores companhias do ramo.

No ano seguinte, a história foi completamente diferente. Sete vitórias e o primeiro título na grama sagrada. Venceu 21 sets e perdeu apenas 3.

Poucos sabem, mas de 1878 a 1921, o torneio de simples masculino tinha um sistema de disputa diferente. O campeão de um determinado ano já estava automaticamente classificado para a final do ano seguinte, chamado de Challenge Round.

Isso facilitou a vida de Renshaw, mas não podemos desmerecer seu feito.

Em 1882 e 1883, seu adversário na decisão foi Ernest Renshaw, seu irmão gêmeo, que venceria Wimbledon em 1888.

As duas decisões em família só foram decididas no quinto set.

Após triunfar nos três anos subsequentes, o tenista decidiu não participar do evento em 1887. Voltou em 1888, mas acabou derrotado nas quartas-de-final por Willoughby Hamilton.

No ano seguinte, o último título. Com uma campanha irretocável, venceu seis partidas e terminou a competição com 18 sets vencidos e apenas 4 perdidos.

Ao tentar o octa em 1890, foi mais uma vez eliminado por Hamilton. Terminava assim sua história com o torneio londrino.

Nas duplas, Renshaw também deu espetáculo: foi pentacampeão (1884-86, 1888-89), sempre ao lado do irmão.

Para finalizar, vale destacar que boa parte do êxito de Renshaw vem de seu serviço. Ele foi um dos primeiros a utilizar o saque por cima, com a raquete atrás da cabeça, visto nos dias de hoje. Seu smash era tão potente que, durante muito tempo, o termo "Renshaw Smash" fazia parte do vocabulário do esporte.

Abaixo, você confere a ficha do tenista:

- Nasceu no dia 3 de janeiro de 1861, em Leamington, Inglaterra.
- Faleceu no dia 12 de agosto de 1904, em Swanage, Inglaterra.

Retrospecto em Wimbledon:

22 vitórias e 3 derrotas
70 sets vencidos e 23 perdidos.
524 games vencidos e 350 perdidos.

Títulos na carreira:

Wimbledon:
Simples - 1881-86 e 1889
Duplas - 1884-86 e 1888-89

Oxford:
Duplas - 1880-81

Irish Championship:
Simples - 1880-82
Duplas - 1881 e 1883-85

Nenê vai para o Cagliari

O atacante Nenê, revelado pelo Cruzeiro e que fez uma excelente temporada pelo Nacional da Ilha da Madeira, acertou sua transferência para o Cagliari.

Especula-se que os italianos tenham desembolsado 10 milhões de euros.

Nenê marcou 20 gols na última edição da Liga Sagres. Apesar do número expressivo e de vários clubes terem demonstrado interesse em contar com seu futebol, o camisa 18 afirmou que a única proposta que chegou a ele foi mesmo a do Cagliari.

O vínculo com a nova equipe vai até junho de 2013.

-------------------------------------------------------
Mercado da Bola - Parte 4

1) Raul Albiol é o primeiro reforço espanhol do Real Madrid para a temporada 2009/10. O jogador foi negociado pelo Valencia por 15 milhões de euros.

2) O atacante francês Djibril Cissé acaba de acertar com o Panathinaikos. Ele bem que queria permanecer na Inglaterra, mas o Sunderland não quis desembolsar 11 milhões de euros pelo seu passe.

3) Bolívar acertou sua saída do Monaco. O zagueiro/lateral direito teve 80% de seus direitos econômicos adquiridos pelo Inter e por um investidor. Os 20% restantes são do próprio atleta. O novo vínculo tem duração de três anos.

4) O equatoriano Espinoza, ex-zagueiro do Cruzeiro, vai atuar pelo Birmingham nas próximas duas temporadas.

5) Ainda falando de Birmingham, o clube inglês também trouxe o goleiro reserva do Manchester City, Joe Hart, por empréstimo de um ano.

6) Para o lugar de Hart, o City trouxe Stuart Taylor, de 28 anos, que estava livre após o encerramento do vínculo com o Aston Villa. Talvez seja a primeira contratação barata do clube nos últimos tempos.

7) O Villarreal foi mais um clube a contratar um goleiro. Xavi Oliva, 33, deixa o Castellón após sete temporadas. Como o Submarino Amarelo B subiu para a segunda divisão espanhola, pode ser que o profissional seja visto com mais frequência no time B do que no principal.

8) O atacante Marko Marin (presente na seção Olho Nele! deste blog) foi negociado pelo Borussia Monchengladbach por 8 milhões de euros com o Werder Bremen. O contrato com o time de Naldo vai até junho de 2013.

9) Nauzet Alemán estava livre e acertou sua saída do Las Palmas. O meio-campista vai para o Valladolid.

10) A Internazionale emprestou o atacante chileno Luis Jiménez, 25, ao West Ham. Ao fim da temporada 2009/10, os ingleses terão a preferência na aquisição do atleta.

11) O israelense Ben Sahar, revelação do Chelsea, foi negociado com o Espanyol, que desembolsou 1 milhão de euros pela sua contratação.