quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Vídeo do Dia

Tomada a decisão de não-punição aos pilotos da McLaren-Mercedes e já devidamente comentada na seção Exemplo a NÃO ser seguido, ou seja, de forma menor, pois há uma desvalorização do esporte após tal acontecimento, o circo da F1 segue para a Bélgica, onde será disputada neste domingo mais uma etapa da temporada 2007 da categoria. Emoções não faltarão, principalmente, com chuva. Fiquem com um aperitivo dos acidentes ocorridos em Spa-Francochamps.

Repercussão do incidente Felipão

O BLOG DO MASSI segue a risca seu lema (O esporte com outro olhar) e aborda o caso Scolari de um modo diferente. Não opinarei sobre o ocorrido, pois cada um tem seu temperamento, futebol é algo que transforma as pessoas e não podemos apenas condená-lo.

Na final da Copa do Mundo da Alemanha, por exemplo, Zidane agrediu Materazzi porque o italiano o provocou. Naquela situação, teria feito o mesmo que Zizou. Neste caso, não tivemos como acompanhar todos os acontecimentos. No Brasil, sabemos apenas que Portugal sofreu um gol irregular no final da partida, temos a foto com o soco, aliás, a mesma imagem do mundo inteiro, e os gols. Não sabemos o contexto, portanto, não cabe a nós, brasileiros, opinarmos.

Dito isso, divulgo a capa dos três principais diários esportivos portugueses (Record, A Bola e O Jogo) e reproduzo o pedido de desculpas do treinador. Há também comentário pequeno de Dragutinovic sobre o caso. E enquete do site www.record.pt sobre a punição que deve ser sancionada a Felipão.


Declaração de Luis Felipe Scolari:


"Ontem foi uma noite infeliz para todos. Começando pelo árbitro, pelo fair-play e passando por mim. Aquilo que aconteceu foi nada mais nada menos que a proteção do atleta que vinha em minha direção e pressionado pelos adversários. Apenas fui proteger o meu atleta. Como em todos os lugares onde tenho trabalhado.

Aconteceram duas ou três situações que devem conhecer. Palavras em espanhol dirigidas à minha familia eu entendo. Tapa na minha mão, sei o que dói. Quando tive a reação contrária e totalmente errada, sei que poderia não tê-la. Mas, em determinado momento, mesmo uma pessoa racional, normal, que tenha em mente não errar, às vezes erra.

Gostaria de pedir aos adeptos (torcedores), aos atletas e ao povo desculpa pela atitude de ontem. Foi uma reação ao que também sofri da parte do atleta adversário.

Gostaria de pedir desculpa também à federação, por estar a colocar o seu espetacular nome em situação dificíl, e à Uefa, que dirige o futebol.

Estou preparado para as conseqüências do meu ato.

Mais uma vez, gostaria de dizer que a federação sabe o que deve fazer, e a Uefa saberá diferenciar e discernir o que é uma provocação na minha área técnica. O adversário foi expulso após aquele momento.

Peço desculpas. Não sou infalível.Todas as pessoas erram. Eu tive um momento em que me perdi. Se me perdi protegendo o meu atleta, acho que não estive errado. Todos protegem os atletas que trabalham. Mas sei que não deve acontecer.

Visto a camisa, estou de coração com Portugal. Se tive uma atitude que não condiz com a pátria, com Portugal, peço desculpa mais uma vez. Sinto-me português, sinto-me em casa. Se errei, peço desculpa.

Obrigado."


Declaração de Ivica Dragutinovic:


"Não tenho nada contra Scolari e claro que já lhe perdoei, mas isto não pode acontecer num campo de futebol. Ninguém pode ter aquela atitude para com jogadores só porque não se ganha um desafio. Dá má imagem ao mundo esportivo. Se ele não sabe perder, então o melhor mesmo é sair do futebol."

Enquete:

O que deve a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) fazer com Scolari?

Despedi-lo: 38,5%
Multá-lo: 30,3%
Nada: 21,9%
Suspendê-lo: 9,4%

Resultado divulgado às 16h43min, horário de Brasília.

OBS: enquetes nem sempre são confiáveis, mas nota-se uma insatisfação maior do que o habitual com o técnico da Seleção Portuguesa.