segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Tabela da Copa do Mundo de vôlei

O BLOG DO MASSI já está disponibilizando em uma seção lateral a classificação completa da Copa do Mundo de vôlei masculino, que distribui três vagas para as Olimpíadas de Pequim.

A pontuação é feita da seguinte forma:

Vitória - 2 pontos
Derrota - 1 ponto

Nos parentêses estão registrados o número de sets ganhos e perdidos por cada equipe, que formam o set average, primeiro critério de desempate.

Lembro a todos que são doze equipes na competição e que o sistema de disputa é de pontos corridos, ou seja, todos jogam contra todos e daí sai o campeão.

Hoje pela manhã, o Brasil derrotou a Espanha por três sets a zero (30/28, 25/17 e 25/16) e se recuperou da derrota sofrida para os norte-americanos. André Nascimento foi o maior pontuador do jogo com dezoito, sendo quatro de saque.

Rodrigão continua bem nos ataques e teve 100% de aproveitamento (nove pontos em mesmo número de tentativas).

O bloqueio continua sendo o ponto fraco da equipe. Foram assinalados apenas três pontos no fundamento.

Vídeo da Semana

O Vídeo da Semana foi antecipado por um bom motivo. Com o recorde mundial de Thiago Pereira nos 200 metros medley, em Berlim, sinto-me na obrigação de deixar as imagens para os que não puderam acompanhar a prova.

No primeiro post sobre o assunto, apenas informei o feito e registrei o tempo do brasileiro (1min53seg14). Agora, tentarei trazer novas informações.

Thiago conquistou seis medalhas de ouro nas duas etapas da Copa do Mundo que disputou. Esteve primeiro em Estocolmo, Suécia. Venceu todas as provas de medley (100, 200 e 400 metros).

Em 2007, bateu também recordes sul-americanos:

100 metros medley (piscina de 25m): 52s42
400 metros medley (piscina de 25m): 4min00s63
100 metros costas (piscina de 50m): 54s75
200 metros costas (piscina de 50m): 1min58s42
200 metros peito (piscina de 50m): 2min12s67
200 metros medley (piscina de 50m): 1min57s79
400 metros medley (piscina de 50m): 4min11seg14
Revezamento 4x100 medley (piscina de 50m): 3min35s81
Revezamento 4x200 medley (piscina de 50m): 7min12s27

No próximo final de semana, ele estará no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, onde será realizada a Super Final da Copa do Mundo de natação.

Além disso, Thiago lidera a eleição para melhor nadador do ano, promovida pela revista Swimming World. Com 40,42% dos votos, supera o norte-americano Micheal Phelps, que tem 27,40% dos votos.

Seu técnico, Fernando Vanzella, deu entrevista a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e reproduzo aqui.

1) O recorde foi planejado ?

Não. Quando saímos do Brasil não sabíamos em que estágio de competição o Thiago se encontrava. Após o Pan, iniciamos uma preparação para os Jogos Olímpicos. Dividimos o planejamento em três fases. Essa primeira fase podemos dizer que é uma adaptação ao que aconteceu no Pan. Um período para nos situarmos como o Thiago se encontrava após todo um ano de preparação. O quanto ele ganhou com todas as conquistas dos Jogos Pan-Americanos. Também é uma fase de adaptação a nova rotina de treinos, imprensa, patrocinadores e outros compromissos que entraram na nova vida do Thiago.

2) Depois de uma temporada toda em piscina longa, como avaliar este recorde em piscina curta?

Ainda tem muito da preparação para o Pan nesse resultado. Nadar em piscina curta depois de uma temporada na longa sempre é mais fácil. Isso ajudou muito também. Uma fratura no dedinho do pé, no mês passado, atrapalhou um pouco os treinos. Por isso, viajamos para a Europa ainda sem muita referência. A etapa de Estocolmo nos deu o suporte inicial para ganhar confiança e ajustarmos os pontos para Berlin. A fama da piscina de Berlin é muito boa... a estatística mostra pelo número de recordes mundiais já batidos nela... juntando o talento, a preparação e a competitividade do Thiago conseguimos chegar ao recorde.

3) Ainda tem espaço para melhorar? Quais as perspectivas de tempos para BH? e qual o planejamento para a próxima temporada, que é voltada para Pequim?

Vamos avaliar quando chegarmos em BH. O Thiago amanheceu antes do recorde um pouco de resfriado e dor de garganta. Vamos ver como esse quadro caminha. De qualquer forma, nadar com a torcida toda ao seu lado faz uma grande diferença. Vimos isso no Pan e acredito que a piscina do Minas vai estar cheia. Vamos ver também como será nossa viagem de volta e avaliar o cansaço. Na seqüência do planejamento, estaremos competindo no Open no final do ano (em dezembro, no Pinheiros, em São Paulo). Em janeiro iniciamos uma nova fase (a segunda), que ainda estamos discutindo com a CBDA alguns pontos do trabalho. Essa fase vai até o mundial de curta (em abril de 2008, em Manchester, na Inglaterra) e o Troféu Maria Lenk de 2008. Depois, a terceira e ultima fase será a preparação final para as Olimpíadas.