segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A outra mudança no futebol feminino

A Seleção Brasileira foi derrotada pela Alemanha na final da Copa do Mundo de futebol feminino por 2x0. Não vi o jogo, portanto não comentarei sobre a partida em si. Farei algumas indagações sobre a cobertura jornalística do evento.

Quis saber como havia sido a final, mas vi apenas os melhores momentos e os mesmos comentários: essas meninas estão de parabéns, as dificuldades são imensas, precisamos de apoio, temos que levantar a cabeça.

Está tudo correto, mas quero ouvir a crônica do jogo. Eu já sei de todas as dificuldades estruturais do futebol feminino. Não ouvi um comentário, por exemplo, de como a Marta foi marcada. Segundo a técnica alemã, a idéia era deixar a camisa dez sempre na lateral do campo, longe da área. Deu certo.

Ninguém comentou a falha da goleira Andréa. Ela poderia ter defendido com o pé aquela bola. Mais parece que tratamos as mulheres de um jeito diferente e passamos a mão na cabeça. Elas são iguais a nós homens. Infelizmente, a Andréa falhou, mas não podemos omitir o fato. Temos que frisar que tudo começou com uma saída de bola errada.

Um terceiro fator a ser apontado é a escolha de melhor da competição e a revolta de Prinz. Já que todos compararam essa decisão com a Copa de 2002, temos que lembrar que naquela ocasião Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador. Justamente o goleiro que falhou. Criticamos demais a decisão da Fifa. E agora que Marta perdeu o pênalti? Marta merece o troféu, talvez Kahn merecesse também. Temos que reconhecer o critério adotado pela entidade máxima do futebol, que tem privilegiado a derrotada com a conquista, mostrando que no esporte não é apenas a vitória que interessa.

E por último o “oba-oba” feito em cima das meninas. Juca Kfouri escreveu uma matéria horrível sobre Marta. Não parou de elogiá-la. Encheu a bola demais. Fez comparação com Pelé. Essas coisas interferem. Pelo visto não aprendemos com todo o “endeusamento” aos craques de 2006.

O que critico é o modo como estamos tratando o futebol feminino. Queremos dar o devido valor a modalidade, mas não tratamos do jeito correto. Não apontamos as qualidades das outras atletas. Esquecemos de Kátia Cilene, Maicon e Pretinha, que já defendem a “amarelinha” desde os tempos de Sissi. É só Marta, um pouquinho de Cristiane e o amadorismo do esporte no Brasil.

Acho que chegou a hora dessa outra mudança!

Balanço da Semana

Fórmula 1

Este blog opta pela abordagem de assuntos que não tenham espaço na mídia. Não é o caso da Fórmula 1. Por isso, apenas destaco o bom final de semana do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, que largou em sétimo e chegou a liderar a prova, e a saída de Ralf Schumacher da Toyota. Abre-se uma vaga na temporada 2008.

GP2

Pretendentes a essa vaga não faltam. E da GP2, apenas Timo Glock e Lucas Di Grassi devem ter chance, já que foram os melhores da temporada que se encerrou em Valência. O alemão se aproveitou do acidente do brasileiro na etapa de sábado e coroou sua atuação com a vitória no domingo. Terminou com 88 pontos, onze a mais que o piloto da ART.

Adam Carroll e Bruno Senna também merecem ser parabenizados. O primeiro foi adversário de Nelsinho Piquet desde a F3 Inglesa, disputou o campeonato a partir da segunda metade com um carro limitado e obteve bons resultados. Já o segundo sofreu com os problemas mecânicos e a inexperiência. O sobrinho de Ayrton está cogitando se transferir para uma nova categoria, a GP2 asiática, que estreará em 2008.

Como Nelson Piquet disse em sua coluna no Lance!, esse ano não foi dos melhores para a categoria. Faltou alguém mais capacitado, diferente de 2005 e 2006, quando Rosberg, Hamilton e Kovalainen foram alguns dos destaques.

Basquete

Terminou ontem o Pré-Olímpico feminino de basquete, disputado em Valdivia, no Chile. A única vaga das Américas para os Jogos Olímpicos vai para as norte-americanas, que derrotaram Cuba na final por 101x71, resultado já esperado.

O Brasil ficou em terceiro, derrotando a Argentina por 73x41. Paulo Bassul se mostrou um treinador competente, trouxe novas caras à equipe e agora partiu para a Europa para acompanhar possíveis adversárias européias no Pré-Olímpico Mundial, que distribui cinco vagas para Pequim. As chances ainda são muito boas.

Érika, Kelly e Adrianinha não estiveram com a delegação. São bons reforços para 2008. Iziane assumiu o papel de líder, mas falhou na semifinal, perdendo dois lances livres em momento capital da partida. Resultado: 69x67 para as cubanas.

Taekwondo


Sofrendo do mesmo problema do futebol feminino, os lutadores brasileiros não foram bem no Pré-Olímpico, realizado em Manchester (Inglaterra). Nenhum obteve classificação direta, mas ainda terão chance em competição continental.

Natalia Falavigna não tem adversárias no Brasil e compete muito pouco. Diogo Silva e Márcio Wenceslau sofrem com a falta de patrocínios.

Será que são necessárias mais explicações?

Atletismo

O etíope Haile Gebreselassie, de 34 anos, venceu a Maratona de Berlim e, de quebra, ainda bateu o recorde mundial da distância com o tempo de 2h04min26seg.

O africano melhorou em 29seg o tempo do queniano Paul Tergat, que detinha a melhor marca desde 2003.

O evento tem um percurso muito plano e ainda contou com uma temperatura amena, que favoreceu os atletas. A cidade alemã confirma a fama de sediar a maratona “mais rápida do mundo”.

Escolha o nome do complexo cruzeirense

Em visita ao site oficial da Raposa, vi que o clube disponibilizou uma enquete com três possíveis nomes para seu complexo, que terá bar temático e loja com produtos oficiais, que será inaugurado até o fim do ano.

As opções são: “Cruzeiro Sport Bar”, “Espaço Cruzeiro Mania” e “Espaço dos Campeões”. Você pode fazer sua escolha até o dia 8 de Outubro, quando será divulgado o vencedor. Haverá também o sorteio de uma camisa oficial.

O maior empreendimento entre agremiações brasileiras foi criado em parceria com a Puma. Será possível acompanhar os jogos no local.

Quem tiver interesse, é só clicar no link que disponibilizo: http://www.cruzeiro.com.br/?section=marketing_enquete .

Balanço do Calcio

A sexta rodada do Calcio confirmou que a Internazionale é a principal candidata a levar o Scudetto da temporada 2007/08. Com uma goleada de 4x1 na Roma, fora de casa, a equipe de Milão quer mostrar que pode conquistar um título com todos os grandes clubes participando, diferente de 2006/07. Giuly deu uma de goleiro e evitou com as mãos um gol do time de Roberto Mancini. Cometeu pênalti e foi expulso, abrindo caminho para o dilatado placar.

A vice-liderança agora é da Juventus, que venceu o clássico de Turim aos 48 da segunda etapa com gol de Trezeguet. O francês saiu de campo de cueca, comemorando muito o triunfo. O Torino não tem uma vitória até o momento.

O Milan empatou novamente, dessa vez com o Catania. Cafu esteve mal. Kalac falhou novamente, Kaká fez seu terceiro gol de pênalti, a Gazzetta dello Sport levantou polêmica dizendo que o camisa 22 não obedeceu Ancelotti no posicionamento em campo e a torcida vaiou os “rossoneri”.

A Fiorentina visitou o Livorno e mesmo sem o romeno Mutu fez 3x0. O argentino Osvaldo fez dois, o primeiro um golaço.

O Palermo vem na sexta colocação, mas perdeu grande chance de se manter próximo ao líderes. Foi derrotado pelo Empoli, 3x1. Miccoli foi poupado para a Copa da Uefa.

A Lazio também está pensando nas competições européias – enfrenta o Real Madrid na quarta-feira – e tropeçou diante da Reggina, 1x1. Rocchi, destaque da equipe, saiu contundido.

A Sampdoria fez 3x0 na Atalanta. Antonio Cassano entrou no segundo tempo, reviveu dupla com Montella, ambos ex-Roma, e deixou sua marca após um ano de jejum. Comemorou demais. Tirou a camisa, jogou pro alto e saiu correndo.

Outros jogos: Cagliari 1x0 Siena ; Udinese 2x1 Parma ; Napoli 1x2 Genoa.