quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os comerciais do Superbowl

Em 2008, 97 milhões de americanos acompanharam o Superbowl.

Com público tão expressivo, a NBC se vê no direito de cobrar uma fortuna dos anunciantes. São 3 milhões de dólares por 30 segundos.

Dos 67 espaços disponíveis, apenas quatro não foram vendidos ainda.

Além disso, muitas das propagandas veiculadas são inéditas, criadas exculsivamente para o evento. Ou seja, há uma expectativa para a partida e também para os comerciais.

O New York Times montou em seu site um infográfico com todos os anúncios do Super Bowl desde 1984. Alguns deles podem ser vistos na própria página (Basta clicar aqui).

Vale a pena também conferir um levantamento que fizeram. Em 1984, 36% dos comerciais tinham algum tipo de humor. Hoje, este número chega a 83%.

Aos fãs de NFL, também segue link do blog de Everaldo Marques, narrador da ESPN Brasil. A caminho de Tampa Bay com o comentarista Paulo Antunes, Marques relata curiosidades da viagem e já vai entrando no clima para o Superbowl XLIII. Veja aqui.

Torcedor prefere Brasileirão a Libertadores

A TNS Sport acaba de publicar o resultado da seguinte pesquisa: "Qual é o torneio preferido do torcedor brasileiro?".

Após entrevistar torcedores de 14 estados, os números foram os seguintes:

1º lugar: Brasileirão - 56,67%
2º lugar: Copa do Brasil - 13,77%
3º lugar: Libertadores - 13,70%

Qual a lógica deste resultado?

Inicialmente, nenhuma. Até porque um torneio continental, que classifica para o Mundial de Clubes, é muito mais relevante do que um campeonato nacional.

Porém, não é preciso refletir muito para encontrar uma explicação. Mais uma vez, o passional se sobrepõe ao racional.

Evidente.

Cada torcedor vai dar preferência à competição que seu clube participa.

Não por acaso, os nordestinos - raramente presentes na Libertadores - são os grandes "defensores" dos Estaduais.

O Pernambucano é o preferido de 16,8% dos torcedores do estado. O Cearense, com 11,5%, e o Baiano, 10%, também possuem números expressivos.

Já o Paranaense e o Gaúcho são desprezados na Região Sul, sendo a preferência de 6,72% e 6,86%, respectivamente.

O Paulista, o Carioca e o Mineiro só não possuem os mesmos índices graças aos torcedores de Corinthians, Fluminense e Atlético Mineiro. 7,7% dos "Gaviões", 10,34% dos tricolores e 8,09% dos atleticanos preferem os Estaduais.

Seria interessante que essa pesquisa fosse feita anualmente. Tenho certeza que o Pernambucano não atingiria os mesmos números em 2010 (com os resultados de 2009), já que o Sport está em uma disputa continental neste ano.

As empresas de marketing esportivo deveriam rever suas estratégias de pesquisa e propor algo mais racional e completo quando o assunto é futebol. Dessa forma, obteríamos resultados realmente relevantes e que colaborariam para o desenvolvimento do esporte no país.