sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sugestão

Deixo uma dica aos fãs de esporte.

O cineasta João Moreira Salles escreveu um artigo sobre o jornalista Paulo Vinicius Coelho no último número da revista Piauí.

Tenho minhas ressalvas quanto ao texto, mas creio ser útil para a reflexão daqueles que desejam ser jornalistas esportivos.

Antes de encerrar o post, agradeço a Bruno Marchetti que me mostrou que a matéria sobre Copa Davis, disponível logo abaixo, já havia sido publicada no site globoesporte.com. Apaguei o comentário escrito por ele, pois achei que, apesar de ter informado, acabou desrespeitando o autor do blog.

Lembro que a idéia do BLOG DO MASSI é analisar o esporte com um outro ponto de vista e conseguir pautas importantes que não tiveram a merecida repercussão na imprensa brasileira.

Copa Davis renderá pontos no ranking da ATP a partir de 2009

Após dois anos de conversas, ITF e ATP chegaram a um acordo para que a Copa Davis conte pontos para o ranking mundial, segundo informações do jornal argentino La Nación.

O anúncio oficial deverá ser feito no Masters Series de Miami, que terá início no dia 26 de Março.

O projeto faz parte de uma reestruturação do tênis masculino programada pela ATP para 2009.

Juan Margets, vice-presidente da ITF, comentou que as instituições ainda não decidiram qual será a pontuação dada aos jogadores, mas afirmou ser provável que um tenista que participe o ano inteiro da Davis some, ao fim de cada temporada, pontos quase iguais ao que distribui um Masters Series.

Bundesliga reforçada para 2008

A Bundesliga já retomou suas atividades há quase duas semanas (2 de Fevereiro), mas não tive tempo de dar o devido destaque a um dos campeonatos nacionais mais importantes da Europa, assim como fiz com o Francês e o Espanhol.

Então, vamos lá.

Na décima oitava e décima nona rodadas, o destaque brasileiro foi Grafite, do Wolfsburg. O atacante, que chegou ao clube da Wolkswagen em Julho de 2007, deixou sua marca nos dois jogos e sua equipe já soma três vitórias consecutivas. O atleta, ex-São Paulo, registra seis gols em treze jogos na liga.

Passando ao tema reforços, o mercado de transferências foi movimentado.

O Bayern de Munique trouxe o zagueiro Breno, ex-São Paulo, que ainda não estreou. Foi relacionado pela primeira vez ontem (14 de Fevereiro), no empate de 2x2 com o Aberdeen, da Escócia, pelas oitavas-de-final da Copa da Uefa. Desde que chegou, já ganhou dois quilos de massa muscular. Pode ter chance no fim de semana, já que Demichelis se contundiu no último jogo.

A equipe de Diego, o Werder Bremen, também optou pelas revelações e contratou o meia-atacante Mesut Özil junto ao Schalke 04. Ele faz parte da seleção alemã sub-21.

Citei o time de Gelsenkirchen e já anuncio os quatro reforços: Albert Streit (Eintracht Frankfurt), Zé Roberto (Botafogo), Levan Kenia (Lokomotiv Tblisi - Geórgia) e Vicente Sanchéz (Deportivo Toluca - México). Este último chega para brigar pela camisa 9 com Altintop. O ex-botafoguense, por sua vez, deverá ter poucos minutos de jogo. Nas duas rodadas do returno, entrou apenas na goleada contra o Stuttgart, 4x1, aos 44 do segundo tempo.

O Hamburgo, quarto colocado, trouxe os jovens Vadis Odjidja-Ofoe (RSC Anderlecht) e Mamadi Keita (Blackburn Rovers).

Caio, que já passou por Internacional, Grêmio Barueri e Palmeiras, é outro " brazuca" sem chances. Não disputou um minuto sequer com a camisa do Eintracht Frankfurt e ainda vê o outro reforço, o tcheco Martin Fenin, 20, balançar a rede quatro vezes em duas partidas. Evangelos Mantzios foi a terceira aquisição do clube, que ocupa a sétima colocação.

Vale destacar também a aquisição de mais dois asiáticos: os japoneses Shinji Ono (Bochum) e Makoto Hasebe (Wolfsburg). Ambos disputaram o último Mundial de Clubes da Fifa pelo Urawa Red Diamonds, ao lado de Washington, hoje no Fluminense.

O patriota Jackie Chan

O ator Jackie Chan está se preparando para seu novo trabalho.

Só que dessa vez ele atuará longe das telonas.

Sua missão é convencer o Comitê Olímpico Internacional e os organizadores das Olimpíadas de Pequim a levar as provas de equitação dos Jogos, que ainda não tem sede definida, para Hong Kong, onde nasceu.

Como embaixador da região, que pertence à China, Chan deseja que o mundo possa conhecer as maravilhas do lugar e crê que a melhor forma de isso acontecer é através de uma competição esportiva que será televisionada para cerca de 200 países.

Brevemente saberemos se o astro obteve êxito na empreitada.