domingo, 8 de julho de 2012

Besiktas: vítima do Fair Play Financeiro

Dívidas estimadas em 200 milhões de euros e atraso no pagamento dos salários dos jogadores em 2011. O Besiktas, da Turquia, não cumpriu o regulamento da Uefa na última temporada e acabou punido pela entidade. O clube está proibido de disputar qualquer competição europeia pelos próximos cinco anos. Além disso, recebeu uma multa de 200 mil euros.

Em setembro de 2009, o órgão que comanda o futebol europeu criou o Fair Play Financeiro. O projeto, basicamente, prevê a recuperação da saúde financeira dos clubes do continente.

Apesar de estar em vigor há quase três anos, a regra ainda não foi totalmente assimilada e a maioria dos clubes segue apresentando um balancete com números negativos.

O Besiktas, por exemplo, seguiu apostando em um modelo arcaico de administração e recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte para disputar a Europa League na próxima temporada. Sem êxito no recurso, os turcos foram obrigados a se adequar ao novo tipo de controle.

Punitiva em um primeiro momento, a medida começa a dar frutos no clube. Sem alternativa, a diretoria entrou em contato com todos os funcionários e iniciou um processo de revisão salarial. Com pouco mercado em outras ligas, os atletas turcos têm concordado com a redução. Os estrangeiros, por sua vez, negociam a saída do clube. É o caso dos portugueses Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e Hugo Almeida, que, juntos, ganhavam 8,2 milhões de euros por ano.

Outra boa notícia foi a mudança de presidente, com a saída do magnata Yildrim Demiroren para a Federação Turca. Sem a presença de um mecenas, a expectativa é que a reestruturação de um dos maiores clubes do país ocorra de forma gradual e dê frutos em um futuro próximo.