segunda-feira, 24 de março de 2008

Bola com chip no handebol


Se por um lado o futebol não aprovou a idéia, por outro o handebol a abraçou assim que surgiu a oportunidade.

Após as Olimpíadas de Pequim, o esporte adotará a "bola inteligente", que auxiliará a arbitragem em lances questionáveis.

Em competições internacionais, sua estréia está prevista para o Mundial da Croácia, em janeiro de 2009.

O chip servirá para verificar se a bola entrou completamente no gol. Um sinal será enviado aos juízes, que poderão alterar sua decisão.

Uma excelente medida, já que a modalidade é mais veloz que o futebol e está sujeita a uma maior quantidade de erros.

Os erros na Fórmula 1

Antes da temporada começar, todos os comentaristas de automobilismo analisaram qual seria o desempenho de cada equipe em 2008.

A Williams foi apontada como principal candidata surpresa e a BMW, como decepção.

Outro consenso era de que as montadoras japonesas seguiriam com seu martírio, mas a Toyota já mostrou que estão enganados.
Neste final de semana, nossos companheiros culparam a metereologia malaia pelo equívoco na previsão do tempo durante o GP.

Como é bom poder errar, né? Pena que Felipe Massa não possa dizer o mesmo.

O foguete LZR e Vídeo da Semana


As inúmeras quebras de recordes mundiais na natação em 2008 têm uma explicação: o LZR Racer. O traje da Speedo, lançado em comemoração aos seus oitenta anos, foi desenvolvido em conjunto com a Nasa.

O objetivo das empresas foi, desde o início, reduzir ainda mais o atrito da água em relação ao nadador. Para isso, buscaram transformar os atletas em foguetes.

Foram realizados testes em túneis de vento para que se atravessasse facilmente a água. Também foram captadas imagens dos nadadores, deixando a roupa moldada a seus corpos e provocando uma maior compressão. Além disso, o traje é leve e não possui costura.

O resultado tem sido uma menor retenção de água e um maior deslizamento durante as provas.

Sua utilização tem sido questionada por diversos profissionais. Além do produto não estar disponível a todos, qual o mérito dos nadadores na melhora dos tempos?

Aos que querem ver as imagens dos testes e comentários sobre seus efeitos, vejam no Vídeo da Semana.