domingo, 7 de junho de 2009

Roger Federer 3x0 Robin Soderling (6/1, 7/6 e 6/4)


O cenário era completamente favorável.

Pela quarta vez consecutiva, Roger Federer alcançava a final de Roland Garros. E dessa vez, sem Rafael Nadal como oponente (o espanhol é o único a derrotá-lo em decisões de Grand Slam, sendo três vezes em RG).

Seu adversário era um "freguês de carteirinha". Em nove confrontos, nove vitórias do suíço (agora já são dez). E apenas um set vencido por Soderling.

As arquibancadas da Philippe Chatrier pareciam repletas de torcedores que vão a uma final de Copa Davis, tamanho o apoio dos franceses a Federer.

E além disso, o americano Andre Agassi, último vencedor do Grand Slam (tenista que conquista os quatro maiores torneios do circuito), estava presente para a cerimônia de premiação.

Com tudo isso, não tinha como o resultado ser diferente (até porque ficaria marcado como o primeiro tetra-vice de RG).

Placar final: Federer três sets a zero (6/1, 7/6 e 6/4) em 1h55min de partida.

Mesmo debaixo de chuva, nenhum torcedor deixou a quadra central antes de ouvir as palavras do número 2 do mundo:

"Como é bom estar no pódio e como vencedor pelo menos uma vez. É um momento mágico".

"Gostaria de agradecer ao André (Agassi) por estar aqui. Você é o último a ganhar os quatro torneios de Grand Slam. E hoje me dou conta de quanto isso é difícil".

"Gostaria de agradecer a toda minha equipe e a minha esposa, igualmente, que está grávida".

"Obrigado às legendas do tênis. Obrigado ao público, vocês colocaram muita pressão sobre meus ombros, mas me apoiaram demais ao longo destas duas semanas. Obrigado, vocês são os melhores. Até o ano que vem".


Abaixo, você confere a lista dos outros cinco tenistas que conquistaram o "autêntico" Grand Slam:

Fred Perry (GBR) - Entre 1933 e 1936 - 1 Australian Open, 1 Roland Garros, 3 Wimbledon e 3 US Open.

Donald Budge (AUS) - Entre 1937 e 1938 - 1 Australian Open, 1 Roland Garros, 2 Wimbledon e 2 US Open.

Rod Laver (AUS) - Entre 1960 e 1969 - 3 Australian Open, 4 Roland Garros, 2 Wimbledon e 2 US Open.

Roy Emerson (AUS) - Entre 1961 e 1967 - 6 Australian Open, 2 Roland Garros, 2 Wimbledon e 2 US Open

Andre Agassi (EUA) - Entre 1992 e 2003 - 4 Australian Open, 1 Roland Garros, 1 Wimbledon e 2 US Open

-----------------------------------------------------------------
Esclarecimento: a nomenclatura Grand Slam é utilizada tanto para cada um dos quatro principais torneios do circuito, como para eles em conjunto. Logo, está correto dizer que Federer ganhou 14 Grand Slams (14 torneios desta série) e dizer que ele ganhou "O" Grand Slam (quando um tenista consegue conquistar o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open).

Foto: Marca

Balanço da Turkcell SüperLig

Com a saída de Zico do Fenerbahce e com a péssima campanha do clube nesta temporada, o futebol turco acabou não recebendo uma ampla cobertura da mídia brasileira.

Porém, isso não significa que o nível técnico da liga nacional tenha caído. Muito pelo contrário. O que se tem visto nos últimos anos é um crescimento da Turkcell SüperLig.

O Besiktas, por exemplo, se reestruturou e fez dobradinha em 2008/09, faturando copa e liga.

O Sivasspor, por sua vez, liderou o campeonato nacional até as últimas rodadas, mas a inexperiência acabou falando mais alto e o time entregou o título nas mãos de Bobô e companhia.

E o Trabzonspor, terceiro colocado na SüperLig, se destacou pelo excelente desempenho fora de casa, com 10 vitórias em 17 partidas.

Não por acaso, Fener e Galatasaray acabaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Ao primeiro, restou a última vaga do país na Liga Europa. Ao segundo, nem isso.

E olha que os Leões tinham no elenco o meia Lincoln e o atacante Milan Baros, melhor jogador do campeonato. Em 31 partidas, o tcheco marcou 20 gols e deu 11 assistências.

Os brasileiros também se destacaram nas estatísticas da competição. O zagueiro Fábio Bilica, do Sivasspor, foi o segundo jogador que mais esteve em campo. Foram 2973 minutos jogados. O lateral Roberto Carlos ficou em décimo, com 2842.

Em matérias de gols, não dominamos a tabela de artilharia, mas fomos bem. Beto "Cachoeira", ex-Criciúma e atualmente no Gaziantepspor, ficou em sétimo, com 12 gols. O meia Alex foi o oitavo, com 11. Empatados com ele, ficaram Rodrigo Tabata, também do Gaziantepspor, e o ex-corinthiano Bobô.

Márcio Nobre, que hoje possui nome turco (Mert), do Besiktas, e Jabá (foto), ex-Coritiba e atuando pelo Ankaragucu, são os outros dois representantes brasucas entre os vinte primeiros da artilharia.

Aliás, o mesmo Jabá foi terceiro colocado em assistências, contribuindo com 11 passes decisivos.

A classificação final do campeonato turco você confere à direita da página.