sábado, 15 de setembro de 2007

Grêmio tira camaronês do Sport

Depois de Danilo Rios, agora é a vez de outro atleta vindo do futebol nordestino para o Olímpico. Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Grêmio, confirmou que o clube contratou Adams, de apenas dezenove anos.

O camaronês estava no Sport Recife, onde não disputou uma partida sequer. Antes, ele defendeu o Santos. O volante ficará no Sul até 31 de Dezembro e será observado na equipe B, que disputará a Copa Paulo Rogério Amoretty.

É o time de Mano Menezes se antecipando aos outros e já pensando na temporada 2008.

Novo reforço

Não se trata do Real Madrid, nem do Chelsea. Se trata do BLOG DO MASSI, que segue o raciocínio das maiores equipes do mundo e busca fortalecer seu elenco. O mais novo "medalhão" é Gabriel Dudziak, jornalista altamente capacitado e dono do blog HIGHERLIGHTS, cujo link está localizado na seção Recomendo.

Dudziak será o primeiro colunista desta página. Para seus leitores, essa é mais uma opção agradável de leitura durante a semana. É bom ressaltar que ele não desativará seu blog e conciliará o seu trabalho entre os dois locais. E aos frequentadores deste meu espaço, a possibilidade de se depararem com um novo ponto de vista.

Segundo fontes confiáveis, a negociação foi breve, com ambos abrindo mão de algumas exigências e focados sempre no acerto. O contrato é verbal e, portanto, não possui multa recisória.

O dono do time

Por Gabriel Dudziak

Na falta de um assunto no mundo do futebol europeu, já que a temporada de transferências terminou no último dia 31, a imprensa resolveu criar um assunto, ou melhor, transformar um assunto menor em algo de proporções imensas.

Trata-se da não-inscrição do meia Michael Ballack do Chelsea na fase de grupos da Champions League.

Contextualiza-se: Ballack não atua pelo Chelsea desde o mês de Abril graças à uma contusão no tornozelo. Por não ter prazos para se recuperar e voltar a ter ritmo de jogo, não foi inscrito no grupo de 25 atletas que disputarão a primeira fase do torneio.

Foi só a lista sair para que a notícia da não-inclusão de Ballack ganhasse as principais páginas da internet. Surgiram boatos de rusgas pessoais entre o meia e Mourinho e até rumores de que o alemão não foi inscrito, pois já estaria acertado com o Real Madrid para o primeiro semestre de 2008.

O bafafá chegou a tal ponto que até o ex-atacante e ex-garoto propaganda de xampu, Oliver Bierhoff, quis dar pitaco no assunto, ameaçando ir à Federação Alemã protestar contra a decisão de José Mourinho.

Perguntado sobre o caso Ballack foi conciso: "Estou chateado" e Mourinho não deixou por menos. "Enquanto eu for o técnico eu decido sobre a minha equipe. Nenhum jogador, por melhor que seja, tem privilégios aqui dentro".

O que se deve levar em conta, e aí a abrangência extrapola a esfera de atuação de José Mourinho, é um simples aforismo; o técnico é o responsável direto pela equipe.

Já é um absurdo contestar a não inclusão de determinado jogador, seja ele famoso ou não, em qualquer grupo que seja fechado por um técnico. Agora, questionar o corte de um atleta que não joga há mais de cinco meses e que não tem prazo para voltar aos gramados, tampouco para voltar bem e ainda protelar uma denúncia à Federação Alemã! Aí é o fim da picada.

A realidade do Mundial de Judô

Chegamos ao penúltimo dia do Mundial de Judô. Gostaria de ter feito posts diários sobre o evento. Contudo, a falta de tempo fez com que eu optasse por um modelo diferente de cobertura. Dividi a competição em duas e escrevo hoje sobre a primeira metade, ou seja, tudo que ocorreu até a medalha de ouro de Tiago Camilo, e escrevo novamente na Segunda para um balanço final.

Tentei providenciar a credencial de imprensa para acompanhar “in loco” o torneio. Não consegui. Pensando em uma alternativa, me inscrevi como voluntário. Também não tive êxito. Logo, o que me restava era comprar ingressos e pegar uma ponte aérea com destino a Cidade Maravilhosa.

Entrei no site do Mundial de Judô (www.mundialjudo2007.com.br) e me deparei com uma página muito simples, ainda oferecendo vagas para trabalhar no campeonato e poucos lugares para se clicar. Não existe cobertura minuto a minuto, não se sabe o que está acontecendo naquele instante no campeonato, não há souvenirs a venda (isso nem na Arena Olímpica) e não é possível adquirir entradas para o Mundial. Fui redirecionado ao Ingresso Fácil, que me informava que agora só encontro ingresso no local.

Informarei o preço de cada setor: Especial retrátil – 100 reais
Rio de Janeiro – 70 reais
Osaka – 20 reais

Preciso comentar sobre os preços? Se o futebol, que é a paixão nacional, não cobra esse preço, imagina se o judô vai conseguir lotar o ginásio. Não preciso ser um expert em administração ou marketing para perceber que um evento desse porte, que recebe judocas de 129 países e mais de 500 jornalistas, será deficitário, mesmo com o corte de R$ 3 milhões no orçamento. Não pagamos hospedagem para algumas delegações. A CBJ poderia ter pensado em alocar atletas em parte da Vila Pan-Americana, adiando a entrada dos futuros moradores. Não sei se é a melhor saída, mas seria uma possibilidade.

Os poucos torcedores que têm comparecido ao complexo em Jacarepaguá, grande parte composta de parentes e amigos dos atletas e alguns japoneses que vieram prestigiar o seu esporte, não conseguem comer, pois além da falta de variedade de alimentos, há escassez de lanches da empresa de fast food. Ou seja, é melhor você levar sua própria “marmita” para a Arena Olímpica, já que se pagou caro pelo ingresso, você ficará lá das 11 da manhã até meia-noite e está em um lugar do Rio que não tem nada por perto.

Aliás, tem a Bienal do Livro ocorrendo ali perto, no centro de convenções Riocentro. Acho que é pedir demais que as secretarias de cultura e de esporte se reunissem no começo do ano e evitassem que dois eventos desse porte ocorressem simultaneamente. Um tira público do outro. Uma dúvida que paira na cabeça dos pais: “levo meu filho para o esporte ou vamos ler livros?”.

Falando mais do site, cliquei na seção Competidores. Quis ver o perfil dos adversários brasileiros. O que aconteceu? Como todo país patriota, inserimos apenas o nome de nossos judocas. Ah...esqueci de um fato. No momento em que foi criada esse tópico, não havia a decisão de quem lutaria na categoria -81kg, Flávio Canto ou Tiago Camilo. Nesse meio tempo, o primeiro se machucou, foi contratado como comentarista do Sportv, o segundo se classificou, entrou para o seleto grupo de campeões mundiais e não se atualizou nada no site.

Pensando como publicitário, algo que nunca serei, fiquei revoltado de não ver exposta as marcas que patrocinaram o Mundial do Rio. Há espaço de sobra no “portal”, como já mencionei.

Por tudo isso é que precisamos privatizar o que construímos. Não temos visão nenhuma de negócios. Com ingressos a dez reais, promoção para levar crianças carentes ao torneio (por exemplo, os garotos da Rocinha, do projeto social de Flávio Canto) e venda de camisetas e outros produtos, teríamos evitado a redução no orçamento, talvez tivéssemos lucro, e ainda promoveríamos o esporte que nos dá tantas alegrias.

Algumas outras reclamações dignas de menção: falha no sinal de transmissão na Quinta-feira, site apenas bilíngüe, problemas com a internet e sistema de informática na área de imprensa, assentos sujos e demora na liberação das chaves e resultados da competição.

Vale lembrar que foi oficializada nesta semana a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Será uma briga dura com Baku (Azerbaijão) pela última posição.