terça-feira, 24 de março de 2009

Libreria Deportiva ESM


Quem vai a Madrid e é apaixonado por esporte não pensa duas vezes antes de ir ao estádio Santiago Bernabéu.

É parada obrigatória.

Porém, como a cidade oferece inúmeras atrações e geralmente o tempo de viagem é reduzido, muitos acabam deixando a capital espanhola sem conhecer outro local imperdível: a Libreria Deportiva ESM.

Fundada em 1969, a livraria rapidamente se tornou uma referência no país. Recebeu menções honrosas do Ministério de Educação, Política Social e Esporte da Espanha e da Prefeitura de Madrid. Além disso, orgulha-se da visita de atletas mundialmente consagrados, como Jorge Valdano e Francisco Gento, ambos ex-jogadores do Real Madrid.

O sucesso foi tão grande que hoje a ESM não se limita a vender livros, mas também produzi-los. Já foram editados 382 títulos.

Cada um deles - e mais os 12 mil volumes presentes nas estantes (há também softwares, DVDs e apostilas) - são minucionamente analisados pelo ex-jogador de pelota basca e proprietário do local, Esteban Sanz Martinez.

Sua rotina é a mesma há 40 anos.

Às 11h, chega à livraria e se dirige aos fundos da mesma, onde está localizado seu mini-escritório. Ali, resolve questões burocráticas e tenta fechar os próximos livros. Raramente é importunado.

Três horas e meia mais tarde, "señor" Esteban se levanta e vai almoçar. Cabe aos funcionários - um deles é seu filho -, fechar a livraria.

A pausa para o almoço dura duas horas. Na Espanha, assim como em outras cidades do Velho Continente, a hora do almoço é sagrada.

Às 16h30 em ponto, as portas são reabertas.

No período da tarde, Esteban abandona seu escritório e vai aproveitar a livraria. Organiza os livros nas estantes, recebe amigos e atende os clientes. São suas três horas e meia mais felizes do dia.

E se depender dele, essa rotina continuará sendo a mesma até o fim de sua vida.

Para quem quiser conhecer o catálogo da Libreria Deportiva ESM, basta acessar www.libreriadeportiva.com. Eles fazem entregas para qualquer lugar do mundo, desde que o cliente pague também a taxa de envio.

Aos que tiverem a oportunidade de ir a Madrid, aí fica o endereço:

Calle Paz, 4 (a cinco minutos da Plaza Puerta del Sol)

Dudu Cearense faz o gol do título do Olympiakos no Campeonato Grego

Com três rodadas de antecedência, o Olympiakos conquistou neste domingo o seu trigésimo sexto título nacional ao derrotar o Panionios, fora de casa, por 3x2.

O volante Dudu Cearense foi o autor do gol decisivo.

Com a conquista, o clube amplia ainda mais a sua hegemonia no país. São cinco campeonatos consecutivos e doze nos últimos treze anos.

A campanha foi irretocável.

20 vitórias em 27 partidas
13 vitórias como mandante em 14 partidas
46 gols pró
12 gols contra
Média de 2,35 gols pró como mandante
Média de 0,38 gols sofridos como visitante
Nenhuma derrota em casa


A torcida também fez sua parte e foi a que mais compareceu ao estádio. O estádio Georgios Karaiskakis recebeu 355.707 torcedores, uma média de 25.408 por jogo.

Diogo, ex-Portuguesa, é o vice-artilheiro da equipe com seis gols. Dudu Cearense é o terceiro com quatro.

O lateral-esquerdo Leonardo, também ex-atleta da Lusa, foi outro "brasuca" a comemorar o título.

Abaixo, você confere os gols da partida decisiva.