terça-feira, 17 de março de 2009

Uefa Champions League é na Rede Globo

A disputa era acirrada.

Quatro emissoras da TV aberta disputavam os direitos de transmissão da Uefa Champions League no Brasil pelos próximos três anos.

E a vitória foi da mais poderosa delas, a Rede Globo.

Até o fim de 2008, ninguém imaginava que a emissora carioca tivesse interesse em adquirir o produto.

Mas teve.

E o principal motivo foi vingança. A Globo não engoliu até hoje a perda dos direitos dos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, e, principalmente, das Olimpíadas de Londres, em 2012.

Quando se deu conta de que a Globo estava na jogada, a Record anunciou, nos bastidores, que faria uma proposta de R$ 2 milhões anuais, quatro vezes o valor pago atualmente.

O problema é que o investimento não daria retorno financeiro. Por contrato, a Uefa obriga a exibição dos anúncios da Heineken e da Sony, principais patrocinadoras do torneio, e impede os canais de terem seus próprios anunciantes.

Abaixo, darei mais detalhes sobre a negociação e o que muda a partir de 2010.


A sedução da Globo à Uefa?

Audiência. Essa foi a palavra-chave para o acerto com a Globo. A Uefa está insatisfeita com o número de telespectadores e com a promoção da Champions League no Brasil.

Na Record, a média mais alta registrada na edição 2008/09 foi de 8 pontos.

Com a emissora de Roberto Marinho, a história será completamente diferente. E este argumento foi apresentado aos representantes da entidade europeia.

Além disso, a Globo se comprometeu a ampliar a divulgação do torneio dentro de sua grade de programação.


Como a Globo lidará com os anunciantes da Uefa?

Quando adquiriu o evento, a Globo anunciou que não transmitiria uma partida sequer da competição. O motivo? Ser parceira da Ambev no futebol e ter que veicular, gratuitamente, anúncios da concorrente Heineken.

Porém, um novo acordo foi selado e a Uefa abriu uma exceção ao canal. O comercial da Heineken não precisará ser exibido na emissora.


O que mudou após este segundo acordo?

A Uefa não é de abrir mão de seus direitos tão facilmente. Por isso, pediu algo em troca.

Já que a veiculação de anúncios da Heineken foi liberada, a entidade inseriu uma cláusula no contrato que obriga a Globo a transmitir as semifinais e a final da competição.

A expectativa é que, além dos jogos decisivos, a emissora transmita uma partida por semana, sempre às quartas.

O contrato prevê que a Globo escolha o jogo que se adeque mais à sua grade (de preferência, o que tiver mais brasileiros em campo).


Repasse à Band

Ficou acertado também que os direitos de transmissão serão repassados à Rede Bandeirantes.

A Band, em parceria com o Esporte Interativo, exibirá jogos às terças.


Sportv e ESPN

Nos canais por assinatura, nada muda.

Apesar de pertencer às Organizações Globo, o Sportv não fará transmissões do torneio.

E quem continua com o comando da competição na televisão fechada são os canais ESPN (International e Brasil).