quarta-feira, 28 de maio de 2008

Diário de Roland Garros - dia 4

Se olharem meu post anterior sobre Roland Garros, verão que comentei para não esquecermos de Marcos Daniel (não estou querendo me vangloriar!).

Pois o brasileiro é o único que foi para a segunda rodada do torneio francês. Contou com a desistência de Juan Carlos Ferrero, único tenista a derrotar Nadal no saibro nesta temporada.

Vi o jogo de Daniel e passarei minhas impressões.

O primeiro set foi perdido no tie-break após 61 minutos de jogo. Muito disputado, boas trocas de bolas e muita paciência por parte do "brasuca". Esperava o erro de Ferrero.

Parece ter atingido a completa maturidade (afinal, tem 29 anos). Sabe de suas limitações e que nunca será um top ten. Mas percebeu que jogando com paciência e calma, pode cavar um espaço no circuito da ATP e beliscar uma ou outra vitória.

Entendem o que estou dizendo? Ele está com uma visão completa da partida. Sabe da importância de cada ponto, está conseguindo analisar o que está acontecendo na partida, quando pode errar, quando não pode.

Agora, enfrenta o perigoso austríaco Jurgen Melzer, ex-top 30 e atualmente na 75ª colocação no ranking de entradas.

Já Bellucci, foi muito bem. No primeiro set - também com uma hora de duração -, quebrou duas vezes o saque de Nadal, reverteu uma desvantagem de 3-5 e perdeu pela inexperiência. Cometeu uma dupla falta e entregou de bandeja a primeira parcial (7/5).

Continuou bem no segundo set e só teve o saque quebrado no oitavo game. Depois, Nadal sacou para fechar (6/3).

No último, desanimou. Sentiu que seria complicado reverter o placar. Deixou o espanhol abrir grande vantagem e tomou 6/1.

O que podemos falar de seu jogo? Bem, tem um excelente saque, algo raro entre os tenistas de nosso país. O serviço mais aberto, me impressionou.

Tem um bom forehand, principalmente, quando foge da direita (ah...ele é canhoto). É notável também as suas devoluções de saque. Bolas profundas e que obrigaram Nadal a se movimentar bastante.

Agora, os pontos fracos.

Voleio. Errou bolas fáceis. Se melhorar neste fundamento, ficará muito mais completo, pois sabe subir à rede - e não tem medo de subir.

Calma em pontos longos. Após sete ou oito trocas de bola, quis encerrar o ponto. Fruto da juventude.

O saldo foi positivo e devemos ficar atentos ao atleta.

Outros Jogos

Federer está com muita sorte. Todos os cabeças-de-chave que poderia enfrentar até as oitavas-de-final foram eliminados. Com isso, pedreira somente nas quartas.

Ainda na chave masculina, apenas 19 cabeças-de-chave (dos 32) continuam vivos. E ainda estamos na segunda rodada.

No feminino, Sharapova suou e venceu com 8/6 no terceiro set (em Grand Slams, não há tie-break no set decisivo). Um alerta. Não gosta de jogar no saibro e não deve repetir a semifinal. Tudo bem que o forte vento a atrapalhou.

E as locais, Amélie Mauresmo e Marion Bartoli, deram adeus ao torneio. Perderam para adversárias inexpressivas.

Fiquem de olho em Jelena Jankovic, Radwanska e nas irmãs Williams.

Amanhã, tem mais