segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Resultado da Bola de Prata da Revista Placar

O troféu Bola de Prata, distribuído aos melhores atletas do campeonato brasileiro pela Revista Placar, especializada em futebol, realizou na tarde de hoje sua trigésima oitava edição e consagrou Thiago Neves como o melhor atleta da competição.

O meio-campista do Fluminense, portanto, recebeu a Bola de Ouro. Josiel, do Paraná, foi o artilheiro e conquistou a Chuteira de Ouro.

Abaixo, a seleção completa:

Pai de Marbury morre vendo o filho jogar

Stephon Marbury, armador do New York Knicks e grande amigo de Leandrinho, passou por uma situação delicada durante o último jogo de sua equipe.

Enquanto enfrentava o Phoenix Suns, seu pai o acompanhava na platéia do Madison Square Garden. A idéia foi animar o filho, que está desanimado com o desempenho de uma das equipes mais tradicionais da NBA. Contudo, Donald Marbury, de 69 anos, começou a sentir dores e foi levado com urgência para o Saint Vincent's Hospital de Manhattan, onde horas depois falecia, vítima de um ataque cardíaco.

O momento não é mesmo dos melhores para o armador e para os Knicks.

Programação FOOTECON

Aos que não acompanharam, o BLOG DO MASSI estará no FOOTECON, congresso organizado por Carlos Alberto Parreira, no Windsor Barra, Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de Dezembro.

Deixo a programação completa da sala 1 do evento, voltada para a parte tática do jogo e para discussões sobre o futuro do esporte. As conferências deste auditório terão transmissão do SPORTV:


4 DE DEZEMBRO:


8:30 - 9:00 - Abertura Solene

9:00 - 10:00 - Conferência - O Governo Federal e a Copa do Mundo de 2014
Orlando Silva - Ministro dos Esportes

10:00 - 11:00 - Palestra - Decido, logo Venço! Você Decide Hoje o que Será Amanhã
Carlos Alberto Júlio - Presidente da HSM do Brasil

11:30 - 12:30
Painel - Futebol Brasileiro: A Busca de sua Essência -
Vanderlei Luxemburgo - Técnico do Santos Futebol Clube
Carlos Alberto Parreira - Técnico da Seleção da África do Sul
Junior - Comentarista e Ex-Jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira
Mediador: Marcelo Barreto - Sportv

14:30 - 15:30
Palestra - Futebol Brasileiro: Uma Agenda Positiva
Marcelo de Campos Pinto - Diretor da Rede Globo - Globo Esportes

15:30 - 16:30
Case Sport Club Internacional
Fernando Carvalho - Vice-Presidente do Clube dos 13 e Ex-Presidente do Sport Club Internacional

17:00 - 18:00
Palestra - África do Sul 2010: O Modelo de Administração
Danny Jordaan - CEO do Comitê Organizador de 2010 da Copa do Mundo FIFA África do Sul

18:00 - 19:00
Painel - Campeonato Brasileiro: Analise, Destaques e Tendências
Geninho - Técnico do Sport Club do Recife
Abel Braga - Técnico do Internacional
Antonio Lopes - Treinador de Futebol e Coordenador Técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002
Mediador: Paulo Cesar Vasconcellos - Sportv


5 DE DEZEMBRO:


9:00 - 10:00
Case - São Paulo Futebol Clube
João Paulo Lopes - Diretor de Futebol

10:00 - 11:00
Palestra - A Quinta Dimensão no Desenvolvimento de Jogadores: O Desenvolvimento Pessoal
Juergen Klinsmann - Ex-Técnico da Seleção da Alemanha
Apresentador: Luiz Carlos Júnior - Sportv

11:30 - 12:30
Palestra - Maracanã: Estudos de Viabilidade e Possíveis Modelos de Gestão
Eduardo Paes - Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro

14:30 - 15:30
Painel - Planejamento e Remontagem dos Elencos em Função das Transferências Durante a Temporada
Mano Menezes - Técnico do Grêmio Porto Alegrense
Alexandre Gallo - Técnico do Figueirense Futebol Clube
Ney Franco - Técnico do Clube Atlético Paranaense
Mediador: Marcelo Barreto - Sportv

15:30 - 16:30
Palestra - A Arte do Técnico de Clubes
Roy Hodgson - Técnico da Finlândia
Apresentador: Alex Escobar - Sportv

17:00 - 18:00
Palestra - Como Acontecem os Gols
Carlos Alberto Parreira - Técnico da Seleção da África do Sul

18:00 - 19:00
Painel - Jogo e Formação da Equipe: Mudar ou Manter o Time em Função do Adversário
Joel Santana - Técnico do Flamengo
Caio Júnior - Técnico do Palmeiras
Valdir Espinosa - Técnico do Vasco da Gama
Moderador: Paulo Cesar Vasconcellos - Sportv

A sala 2 está destinada aos outros profissionais da comissão técnica, como preparadores físicos e de goleiros, médicos, nutricionistas, além de realizar debates sobre o futebol feminino e as categorias de base no Brasil.

Olho Nela!


Victoria Azarenka tem apenas dezoito anos, mas já chama atenção no circuito feminino de tênis. Após encerrar 2006 dentro do top 100 (92º colocação), a atleta de Belarus termina 2007 entre as trinta melhores do mundo (29º).

O curioso é que a tenista não tem um título sequer em eventos de simples da WTA. Algo que não deve tardar a acontecer. Este ano, alcançou a final em Estoril (Portugal) e Tashkent (Uzbequistão) e derrotou Maria Sharapova na Rússia, Nadia Petrova, Nicole Vaidisova e Anastasia Myskina. Alem disso, já ultrapassou a marca de U$1 milhão em prêmios.

Em parceria com o bielorusso Max Mirnyi, venceu o torneio de duplas mistas do US Open em 2007.

Se pegarmos sua carreira antes da profissionalização, registramos títulos nos quatro Grand Slams. Em 2005, venceu o Australian Open e o US Open em simples, além de Roland Garros e Wimbledon com a parceira Agnes Szavay (que já está na seção OLHO NELES!).

Este ano, só teve boa atuação em um dos quatro principais torneios da WTA, justamente no último Grand Slam, o norte-americano, onde alcançou a quarta rodada.

Como podem notar, ela é especialista em quadras rápidas. Mora em Scottsdale (Estados Unidos) e é treinada pelo português Antonio Van Grichen, que já foi sparring de Jennifer Capriati.

Em 2008, pode alcançar o top 10. Portanto, OLHO NELA!

EUA são campeões da Copa Davis


Após doze anos de espera, os Estados Unidos voltam a vencer a Copa Davis, competição de tênis entre países.

O adversário era a Rússia, que não contava com Nikolay Davydenko, quarto no ranking da ATP, entre os titulares de simples. Também sem Marat Safin, voltando de contusão, os europeus entraram como franco-atiradores.

No primeiro dia de competição, em Portland, Dmitry Tursunov e Mikhail Youzhny enfrentaram Andy Roddick e James Blake, respectivamente. Vitórias dos norte-americanos. Roddick fez três sets a zero rapidamente (6/4, 6/4 e 6/2), com 25 aces e 67% de aproveitamento no primeiro saque. Já Blake teve mais dificuldades. Em quatro sets, sendo três tie-breaks (6/3, 7/6, 6/7 e 7/6), aproximou seu país da conquista.

O sábado provavelmente seria de festa. Isso porque a melhor dupla do mundo, formada pelos irmãos Bryan (Bob e Mike), duelaria contra Igor Andreev e Davydenko. Vale lembrar que o segundo não joga o circuito de duplas da ATP, portanto, sequer é ranqueado. Resultado: mais um jogo definido em três sets para os comandados de Patrick Mc Enroe.

Roddick era o mais empolgado durante a festa e destacou a diferença da Copa Davis em relação aos torneios da ATP: "Vencer o US Open, competir por Slam, no final você joga por razões egoístas. Mas vir aqui e dividir tudo com estes caras, desenvolver esta amizade, rir, chorar, é impressionante".

Depois dessa declaração, apenas deixarei os resultados das duas últimas partidas. Por sinal, não era necessária a realização de ambas, mas em respeito ao público, que acabou com os ingressos em 17 minutos, foram a quadra. Andreev conquistou o ponto de honra dos russos, 6/3 e 7/6 em Bob Bryan e James Blake fechou a série em 4 a 1, com vitória de virada sobre Tursunov (1/6, 6/3 e 7/5).

Grupos e premiação da Euro

A maioria dos leitores já deve ter acompanhado em outros tipos de mídia os grupos da Euro-2008, que será organizada por Áustria e Suíça, mas mesmo assim disponibilizo as chaves e também divulgo a premiação da competição.

A UEFA distribuirá 184 milhões de euros para os participantes da competição. São 55 milhões a mais do que a Euro-2004, disputada em Portugal.

O campeão do torneio, caso vença todas suas partidas, embolsará 23 milhões de euros.

Só pela participação na fase final do campeonato europeu, cada seleção receberá 7,5 milhões de euros.

Na fase de grupos, 1 milhão de euros para cada vitória e 500 mil em caso de empate.

Classificação para as quartas-de-final garantem mais 2 milhões. Para as semifinais, 3 milhões adicionais. E presença na decisão significa mais 4,5 milhões de euros.

O alto valor destinado às seleções explicam parte do sucesso da Eurocopa.

Kashima Antlers conquista a J-League

Tem coisas que só o futebol pode proporcionar.

Se no Brasil o Corinthians foi rebaixado, se na Argentina o Lanús conquistou o Apertura pela primeira vez em sua história, no Japão...

O impossível aconteceu.

O Kashima Antlers, comandado por Oswaldo de Oliveira, tirou uma diferença de dez pontos faltando cinco rodadas para o término da J-League e obteve o título mais emocionante da história do Campeonato Japonês.

Após a conclusão da vigésima nona rodada do campeonato, o Urawa Reds, do centroavante Washington, tinha uma vantagem de dez pontos para o Kashima (67 a 57), terceiro colocado até então no campeonato. O Gamba Osaka era o vice-líder com 59. Naquela época, o Reds, campeões nacionais de 2006, estavam priorizando a Liga da Ásia, que classificava uma equipe para o Mundial de Clubes. Levaram o título.

Contudo, a conquista não parece ter feito bem para o time. Eles não venceram nenhum dos últimos cinco jogos da J-League, enquanto o ex-clube de Zico obteve 100% de aproveitamento.
A competição terminou com uma vantagem de dois pontos para o Antlers (72 a 70). O Gamba ficou com 65.

Se você pensa que acabou, está enganado. Ainda tem mais.

O Kashima tinha uma tabela complicada nas últimas três rodadas. Enfrentaria o Kashiwa (sétimo colocado), o próprio Urawa (fora de casa) e encerraria sua participação contra o Shimizu (quarto na classificação). Já o Urawa chegaria a última rodada tranquilo, pois teria como adversário o lanterna Yokohama FC, que havia conquistado apenas 15 pontos até então, uma espécie de América-RN nipônico. Sua campanha registrava 3 vitórias, 4 empates e 26 derrotas.

1x0 para o Yokohama FC e 3x0 em favor do Kashima.

Oswaldo de Oliveira agora é favorito para assumir o comando da Seleção Japonesa. Ele diz que não quer voltar pro Brasil tão cedo, pois tem tranquilidade para trabalhar e pode realizar no país um projeto a longo prazo.

Os ex-são paulinos Fabão e Danilo e o desconhecido Marquinhos, com passagem pelo Coritiba, fazem parte do elenco campeão.

A artilharia da competição é completamente brazuca. Juninho, do Kawasaki Frontale, foi o artilheiro com 22 gols. Baré, do Gamba Osaka, vem logo atrás com 20. O terceiro lugar vai para Edmílson, do Niigata, com 19. Na sequência, mais quatro canarinhos: Uéslei, Washington, Leandro e Marquinhos.