quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Olho Nele! - Lucas Barrios (Argentina)


Keirrison impressionou, mas a grande revelação do futebol sul-americano em 2008 foi Lucas Ramón Barrios Arioli, 24.

O "hermano" começou a carreira no mesmo clube que Maradona, o Argentinos Juniors. Sem espaço, transferiu-se para o Temuco, do Chile. Após outra temporada abaixo da média, voltou a seu país de origem. Durante o primeiro semestre de 2006, vestiu a camisa do Tiro Federal, clube de Rosário.

Apesar de ter feito apenas um gol pela equipe, Barrios chamou a atenção dos dirigentes do Cobreloa. Em sua segunda passagem pelo futebol chileno, atuou como um segundo atacante, servindo os companheiros. Em seus vinte primeiros jogos, deu onze assistências.

Em julho de 2007, recebeu uma proposta do Atlas e aceitou imediatamente. Porém, a passagem pelo futebol mexicano durou pouco.

No início deste ano, o Colo-Colo o contratou por dois milhões de dólares, um valor elevado para os padrões do país. Nos "caciques", virou jogador de área e marcou 37 gols na temporada, igualando-se a Luis Hernán Álvarez (1963) como maior artilheiro do clube em um único ano.

Sua carreira, finalmente, deslanchou. Torcida e imprensa já pedem sua naturalização, mesmo sabendo que Barrios não é dos mais favoráveis a uma mudança de nacionalidade. Sempre que é interpelado por repórteres, afirma ser uma honra vestir "La Roja", mas considera um desrespeito com os atacantes que lá estão.

Recentemente, Corinthians e Internacional mostraram interesse em Barrios. Mas os negócios
esfriaram quando souberam o valor de sua multa recisória: 7 milhões de dólares.

O destino de Barrios deve ser o futebol árabe. Apesar de Chievo, Genoa e Werder Bremen terem o sondado, nenhum deles está disposto a desembolsar um valor tão elevado em um momento de crise mundial.

Boa notícia para Sport e, provavelmente, Palmeiras, que verão o Colo-Colo enfraquecido para a Copa Libertadores da América.

Fique com alguns gols do artilheiro: