sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Olho Nele!

Ben Sahar: a maior promessa do futebol israelense


Por Gabriel Dudziak*


Consolidado como uma das grandes potências do futebol mundial, o Chelsea começa agora a voltar seus olhos para a formação de novos talentos em sua academia de jovens. Dentre as inúmeras promessas que os Blues vem trabalhando para o futuro, um dos nomes que mais chama a atenção é o do atacante israelense Benjamin Sahar.

Nascido em 1989 na cidade de Holon, Sahar chamou a atenção do Chelsea quando tinha apenas 16 anos. Na época, a jovem promessa atuava na equipe de juniores do Hapoel Tel Aviv e na seleção sub-17 de seu país.

Seu talento com a bola nos pés, sobretudo nas arrancadas em direção ao gol, sua velocidade e seu porte físico de centroavante agradaram de tal forma os investidores dos Blues que o rapaz foi chamado para um período de testes no time de Stamford Bridge, sendo contratado logo na seqüência, em Maio de 2006, sem ter feito uma partida sequer pelo time profissional do Hapoel.

Menos de um ano depois, Sahar, então com 17 anos e meio, se tornou o jogador mais jovem da história de Israel a atuar pela seleção principal, quando esta defrontou a Ucrânia em um amistoso realizado no dia 7 de fevereiro de 2007.

Mesmo tendo passado em branco nesta partida, Sahar surpreendeu a todos ao marcar dois belos gols na vitória por 4 a 0 sobre a Estônia, em partida válida pelas eliminatórias da Euro 2008, demonstrando no primeiro tento oportunismo, força física e categoria ao ganhar de dois adversários e tocar por cima do goleiro da seleção adversária.

Apesar de já ter mostrado alguns flashes de seu talento pelo Chelsea, o garoto ainda não teve muitas chances, tendo aparecido apenas 3 vezes pelo time principal até a metade de 2007, quando foi emprestado ao Queens Park Rangers da segunda divisão inglesa. Contudo, por causa de um problema no apêndice, Sahar não pôde fazer mais do que 7 partidas no período de 6 meses em que ficou no clube do oeste de Londres.

Em 2008, havia a expectativa de que Ben pudesse figurar na equipe principal do Chelsea graças à contusão de Shevchenko e às convocações de Kalou e Drogba para a Copa Africana de Nações. No entanto, a contratação de Nicolas Anelka acabou com o sonho do israelense de se manter entre os titulares do time inglês, mas não com sua fome de gols. Logo na primeira partida do ano, pela seleção sub-21 de Israel, Sahar marcou um belo gol e garantiu a vitória de seu país sobre a Irlanda do Norte nas eliminatórias para a Eurocopa da categoria.

Quebrando tabus até fora de campo

Depois de ser o jogador mais jovem a atuar, e marcar gols, pela seleção principal de Israel, Ben Sahar pode estar prestes a quebrar mais uma barreira, desta vez fora das quatro linhas.

De acordo com a legislação de seu país, Ben deveria ter se apresentado para o serviço de 3 anos no exército israelense, o que o impediria de continuar com sua carreira de jogador profissional neste período. No entanto, desde o ano passado, um corpo de advogados está trabalhando em uma forma legal de driblar esta limitação por meio de um novo projeto de lei, apelidado de "a lei de Ben Sahar", que visa permitir que o jovem atacante do Chelsea complete o serviço militar na própria Inglaterra.

Futuro traçado

Ben Sahar evidentemente ainda não é tudo aquilo que se espera dele, uma vez que em um time badalado como o Chelsea suas chances de jogar são muito raras. Mesmo assim, o estilo de jogo ofensivo e até certo ponto atrevido do avante, tem tudo para torná-lo um dos melhores atacantes do futebol europeu nos próximos anos. Futebol para isso ele parece ter.

Ficha

Benjamin Sahar (10/08/1989), Holon (Israel)
Altura: 1,81m
Posição: Atacante
Clubes em que jogou: 2005: Hapoel Tel Aviv F.C
2006-2007: Chelsea FC
2007-2008: Queens Park Rangers
2008: Chelsea FC

OBS do blogueiro: OLHO NELE!

*Gabriel Dudziak comanda o blog Higherlights, indicado na seção Recomendo.

Sharapova investe no tênis vietnamita

Atual campeã do Australian Open, a russa Maria Sharapova decidiu investir parte de seu dinheiro em ações sociais.

A tenista irá construir o Sharapova Banky, um centro de treinamento de tênis no Vietnã. A quinta colocada do ranking da WTA atravessou parte do país em um jeep e ficou sensibilizada ao ver, em meio a toda pobreza, pessoas praticando o esporte sem bola, utilizando apenas a imaginação.

Logo que retornou ao continente europeu, Sharapova enviou um documento a federação vietnamita com detalhes do projeto, que já começou a sair do papel.

Uma excelente iniciativa, que poderia ser seguida por muitos outros esportistas.


Filme sobre vôlei brasileiro no Cinesesc

A famosa "Geração de Prata" do voleibol nacional, que obteve o segundo lugar nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), é tema do novo documentário do diretor Paulo Roscio.

"Geração de prata - O divisor de águas do vôlei brasileiro" tem, ao longo de seus 52 minutos de duração, depoimentos de todo o elenco (Amauri, Badá, Bernard, Bernardinho, Domingos Maracanã, Fernandão, Marcus Vinícius, Montanaro, Renan, Rui, William e Xandó), do técnico Bebeto de Freitas e até do pai de Bernardinho.

Contando com recursos da Lei Rouanet, a produção resgatou arquivos da época e procura mostrar o que representou aquele grupo para a história da modalidade no país.

Após uma sessão para convidados no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, o evento chega ao Cinesesc (Rua Augusta, 2075), em São Paulo.

A primeira sessão acontecerá no dia 2 de Março, às 10h30, e contará com a participação de convidados ilustres, como: Ary Graça, Presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Carlos Arthur Nuzman, Presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Luciano do Valle, locutor esportivo, e de todos que conquistaram a medalha de prata.

O evento é gratuito e o Cinesesc recomenda que todos retirem suas senhas com uma hora de antecedência.

A partir do dia 3 de Março, mais quatro sessões estão programadas, sempre às 18h.