sábado, 11 de outubro de 2008

Mutua Madrileña Masters Series Madrid 2008

Neste domingo, 12 de outubro, tem início o oitavo torneio Masters Series da temporada.

Madrid, pelo sétimo ano consecutivo, receberá o evento.

O torneio é visto como uma vitrine para a candidatura olímpica da cidade, que almeja sediar os Jogos em 2016. Não por acaso, a Prefeitura de Madrid é uma das patrocinadoras do torneio.

Tudo está pronto para a chegada dos tenistas. A única pendência são alguns ajustes em uma das quadras do complexo, como vocês bem podem ver através da foto.

A Mercedes Benz será a responsável por transportar atletas, comissões técnicas e convidados. Árbitros e juízes de linha vestirão trajes da Lacoste. As pegadores de bola (serão modelos, que passaram por uma série de testes) não ficam muito atrás e estarão de Hugo Boss. A companhia aérea Air Europa levará torcedores para acompanhar, do melhor lugar da arena, o principal jogo da noite (que deve ter a presença de Rafael Nadal).

Além dessas empresas, a cerveja Estrela Damm aproveita o torneio para lançar uma garrafa personalizada. Só será comercializada durante uma semana.


E o jornal esportivo Marca organizou uma enquete, onde o público decidiria qual tenista receberia um dos três wild cards da competição. Evidentemente, um tenista local ganhou a votação. Carlos Moyá, com 73% da preferência, derrotou o letão Ernest Gulbis, o cipriota Marcus Bagdahtis, o croata Ivan Ljubicic e o canadense Frank Dancevic (OBS: Juan Carlos Ferrero, vencedor em 2003, foi "esquecido" pela organização e não receberá nenhum dos convites).

Outra novidade é que o torcedor pode acompanhar seus ídolos enquanto estes estão treinando da praça de alimentação. A distância do lugar para as quadras são mínimas.

Deixando de lado o glamour do Masters Series e passando para assuntos de dentro da cancha, dois dados merecem a atenção do público.

O primeiro é que, até hoje, não há um bicampeão do torneio. Agassi venceu em 2002, Ferrero faturou em 2003, seguido de Safin, Nadal, Federer e Nalbandian.

O outro é o efeito (ainda que pequeno) da altitude. Madrid está a 700 metros do nível do mar. Isso altera a velocidade da bola e o desgaste dos jogadores.

Por último, vale mencionar que o vencedor do torneio irá faturar 378 mil euros. No total, serão distribuídos 2,1 milhões de euros (premiação padrão dos Masters Series).

No Brasil, a transmissão caberá ao Sportv 2.

Barack Obina!!!


Este é o único candidato que pode salvar o mundo desta crise!

Vi esta montagem no Blog do Laguna, cujo link está na seção Recomendo.