sábado, 23 de agosto de 2008

De Abreu, o novo brasileiro no Atlético de Madrid

Fernando Augusto de Abreu, 24, vem sendo a grande surpresa do clube espanhol na pré-temporada.

O zagueiro, revelado no São Paulo, chegou a marcar um gol em partida contra o Deportivo e está encantando o treinador, Javier Aguirre.

Segundo a imprensa espanhola, o atleta não tem o perfil do beque tradicional brasileiro. Ele se preocupa primeiro com a parte defensiva e depois pensa em atacar.

Há menção também ao fato de ter sido criado em uma família de classe média, o que significa boa educação e responsabilidade.

Para os europeus esta responsabilidade é muito importante, afinal, sempre temem que um jogador do Brasil não se adapte e queira voltar ao país.

De Abreu chegou a jogar com Kaká no São Paulo. Ainda muito jovem, se transferiu para uma filial do Porto. Também não se destacou e foi parar no Torino. Observado por um olheiro do Racing, acabou indo para Santander.

Na ocasião, ainda com 18 anos, assinou contrato com vencimentos de 1.200 euros mensais e uma ajuda de custo.

Com a troca de treinador no Racing, perdeu espaço e agora espera se fixar no Atlético. Deve ser reserva, mas sempre que precisar, Aguirre já sabe que pode contar com ele.

---------------------------------------------------------------
Mercado

Ainda no Atlético de Madrid, Cléber Santana está de saída. Seu destino deve ser o Mallorca. Diego Costa, outro brasileiro, acertou com o Albacete. Ambos saem para abrir vaga para outros jogadores extra-comunitários. Banega, ex-Boca e Valencia, vem por empréstimo. E Thiago Neves pode acertar, já que o Werder Bremen está pedindo muito dinheiro para liberar Diego.