segunda-feira, 2 de junho de 2008

ESPECIAL EURO-2008

Estamos há menos de uma semana do início do segundo maior torneio esportivo do mundo, a Eurocopa.

Como não poderia ser diferente, o BLOG DO MASSI inicia uma cobertura especial do evento.

A partir de hoje, procuraremos abranger o maior número de assuntos possíveis, mas priorizando os fatos que não têm recebem destaque na grande imprensa.

A idéia é que o internauta venha aqui para ler algo diferente sobre a Euro. Que passe a conhecer, por exemplo, cada uma das 16 seleções, seus atletas e sua formação tática.

Para poder oferecer tal conteúdo no blog, criei novas seções laterais.

Logo abaixo da tabela de resultados ao vivo, você encontrará o nosso Especial.

Primeiramente, com informações gerais. Os juízes escalados para o torneio, a classificação de cada grupo, o calendário de jogos (estes dois últimos lhe levarão para um infográfico excelente do diário espanhol Marca), uma matéria sobre os mascotes Trix e Flix e uma seção INÉDITA com os melhores vídeos da Euro.

Logo abaixo, está a seção - ainda incompleta - das seleções que atuarão na Áustria e na Suíça. Basta clicar no país que você será levado à página específica. Ali, disponibilizo uma prancheta com a forma de jogar da seleção e os prováveis onze titulares. Além disso, há uma lista com nome, número e clube em que cada atleta atua. Outras informações são: a campanha em todas as Euros (incluindo fase classificatória), participações na fase final, curiosidades, estrela do time, a grande promessa e o grande desfalque das seleções.

Por enquanto, já está no ar tudo a respeito do Grupo A. Nos próximos dias, as outras chaves.

Por último, faço uma recapitulação do especial Palcos da Euro, com detalhes sobre todos os estádios que abrigarão partidas do torneio. Aqueles que não puderam acompanhar, agora têm uma nova oportunidade.

É isso. Espero que gostem, que me corrijam, que me auxiliem e que façam esse especial junto comigo.

Sugestões podem ser mandadas para: alex_massi@hotmail.com ou atráves de comentários em cada post.

Vídeo da Semana e novidades

O Vídeo da Semana traz a quebra de recorde mundial do jamaicano Usain Bolt nos 100 metros rasos.

O atleta registrou 9s72 em apenas 42 passadas. Contou também com a ajuda (legal!) do vento, 1,7m/s a favor.

Enquanto todos pensavam em seu compatriota, Asafa Powell, e no americano Tyson Gay para o ouro olímpico, eis que surge um terceiro candidato.

Quem não teve a oportunidade de acompanhar a prova, agora terá a chance. O melhor é que é um vídeo curtinho, não irá tomar o seu tempo.

Passando às novidades, gostaria de informar que estou preparando um especial da Euro-2008 e você poderá acompanhar todas as informações por aqui. Teremos post diários com curiosidades, tabela, agenda dos jogos, olho nele!, informações sobre as seleções, sobre os árbitros e os estádios. Além de uma seção especial com vídeos.

Vale a pena conferir!

Também informo que as seções laterais já estão atualizadas e que não mudarei a frase da semana pois acho que o texto de Mats Wilander sobre Guga merece um bis.

Por último, a liga Massi Blog no Cartola FC está bombando e o primeiro mês foi decidido por 0,3 pontos. Não distribuirei prêmios em maio, pois fui o vencedor. Acho que em junho, não repetirei a façanha e poderemos finalmente premiar um companheiro.

Diário de Roland Garros - Balanço da primeira semana e início da segunda

A primeira semana do Grand Slam terminou e vamos com tudo para as fases decisivas do torneio francês.

A grande surpresa até o momento na chave masculina é Ernests Gulbis, da Letônia. O tenista irá enfrentar Novak Djokovic nas oitavas, deve ser eliminado, mas merece menção pelo excelente resultado obtido. Eliminou James Blake no percurso e só perdeu um set até agora.

Outra "zebra" foi a derrota de Nikoly Davydenko para o croata Ivan Ljubicic, ambos cabeças-de-chave. O russo é muito mais jogador e "Ljub" só tinha se deparado com adversários mal ranqueados.

Um terceiro destaque vai para os franceses. Jeremy Chardy ocupa apenas o 145º colocado no ranking de entradas, recebeu um "wild card" da organização e perdeu em três sets apertados para o especialista no saibro, Nicolás Almagro. Antes, havia superado David Nalbandian e Dmitry Tursunov. E Gael Monfils, que enfrenta hoje (segunda-feira) Ljubicic por uma vaga nas quartas. O fator casa pode fazer a diferença.

Ah...e esqueci de mencionar. Nadal fez uma de suas partidas na quadra Suzanne Lenglen, a segunda maior do complexo. Um tricampeão consecutivo de Roland Garros não pode ser "rebaixado" dessa forma.

Passando para a chave feminina, Carla Suarez Navarro vem sendo a grande coadjuvante. A espanhola chegou quieta, ninguém sabia como jogava e já está nas quartas. Primeira participação em Roland Garros, número 132 do mundo e Jelena Jankovic pela frente. Já tem a minha torcida.

Aliás, tudo indica que teremos uma finalista sérvia no evento. Ana Ivanovic e a mesma Jankovic, citada anteriormente, só precisam vencer seus jogos de amanhã para se encontrarem na semi.

Do outro lado, já é possível notar que teremos outra quadrifinalista que não é cabeça-de-chave. Petra Kvitova, da República Tcheca, e Kaia Kanepi, da Estônia, se enfrentam após superarem duas favoritas. A primeira venceu Agnes Szavay, da Hungria, e a segunda já deixou pelo caminho Anna Chakvetadze e Medina Garrigues.

É isso aí. Amanhã tem mais. Os rankings da ATP e da WTA já estão atualizados. Confiram!