quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

BLOG DO MASSI no site da Revista Tênis

Aos leitores do BLOG DO MASSI, deixo matéria completa realizada para o site da Revista Tênis, publicação especializada de maior tiragem no país.

Quem preferir acompanhar a matéria pelo site da revista e conhecer um pouco mais sobre o esporte, clique aqui.


Agradeço a Arnaldo Grizzo que me atendeu prontamente e permitiu que a matéria saísse.


Em busca do número 1, Nadal dará 3,8 voltas sobre a Terra
Espanhol iria disputar o Brasil Open

Alexandre Massi
10/Janeiro/2008

Há duas temporadas como vice-líder do ranking da ATP, o espanhol Rafael Nadal definiu seu objetivo para 2008: ser número 1 do mundo. Porém a tarefa não será fácil. Além dos 1400 pontos de desvantagem para o suíço Roger Federer, o canhoto viajará 153.269 quilômetros durante a temporada, o equivalente a 3,8 voltas sobre a Terra.

A maratona já começou. Em 28 dezembro, o "Rei do saibro" desembarcou na Índia, onde disputou o ATP de Chennai. Sua próxima parada será o Australian Open, marcado para a próxima segunda-feira.

Após o Grand Slam, estão previstos outros dezoito torneios, as Olimpíadas de Pequim e confrontos pela Copa Davis. Neste, caso a Espanha supere o Peru na primeira fase, a distância calculada sofrerá alteração, e Nadal não teria uma semana de descanso de março a maio.

Em declaração ao jornal "Marca", Toni Nadal, técnico e tio de número 2 do mundo, disse que o planejamento inicial previa a participação do sobrinho nos torneios de Viña del Mar, Buenos Aires e Costa do Sauipe, todos disputados no saibro. A preocupação com o fisco de Nadal pesou e eles desistiram de jogar na América do Sul.

Dependendo de seu desgaste ao longo da temporada, Nadal também pode desistir dos Masters Series de Hamburgo e Cincinatti, que serão realizados antes de Roland Garros e das Olimpíadas, respectivamente.

Outra novidade é a rotina adotada pelo atleta durante os vôos. Além de comer pouco, tira os sapatos e anda pelos corredores do avião, visando melhorar sua circulação sanguínea.

Viagens de Nadal em 2008

Mallorca - Chennai - 8.040km
Chennai - Melbourne - 8.796km
Melbourne - Mallorca - 16.778km
Mallorca - Lima - 10.005km
Lima - Mallorca - 10.005km
Mallorca - Roterdã - 1.381km
Roterdã - Mallorca - 1.381km
Mallorca - Dubai - 5.118km
Dubai - Mallorca - 5.118km
Mallorca - Indian Wells - 9.745km
Indian Wells - Miami - 3.576km
Miami - Mallorca - 7.651km
Mallorca- Monte Carlo - 609 km
Monte Carlo - Barcelona - 502 km
Barcelona - Mallorca - 205 km
Mallorca - Roma - 868 km
Roma- Hamburgo - 1.309km
Hamburgo - Mallorca - 1.652km
Mallorca - Paris - 1.033km
Paris - Londres - 343km
Londres - Mallorca - 1.346km
Mallorca - Londres - 1.346km
Londres - Mallorca - 1.346km
Mallorca - Stuttgart - 1.148km
Stuttgart - Mallorca - 1.148km
Mallorca - Toronto - 6.553km
Toronto - Cincinatti - 660 km
Cincinatti - Pequim - 10.988km
Pequim - Mallorca - 8.925km
Mallorca - Nova York - 6.297km
Nova York - Mallorca - 6.297km
Mallorca - Madrid - 547km
Madrid - Mallorca - 547km
Mallorca - Paris - 1.033km
Paris - Mallorca - 1.033km
Mallorca - Shanghai - 9.940km

Total: 153.269km

Olho Nele!


O Campeonato Paulista começa no próximo dia 16 e o BLOG DO MASSI, mesmo no exterior, acompanha tudo de perto.

E nada melhor do que apontar uma promessa para esse Paulistão.

Danilo Santos, 24, é atacante e foi contratado pelo Guaratinguetá após excelente Série C do Campeonato Brasileiro no CRAC, de Goiás. Disputou 21 jogos pela equipe de Catalão e anotou 12 gols.

Foi revelado nas categorias de base do Vitória e iniciou a carreira profissional no Figueirense, em 2003. Balançou a rede 7 vezes em 10 partidas.. Passou pelo Sport Recife e pelo Marília antes de retornar ao clube catarinense, dois anos mais tarde.

Em seguida, não conseguiu obter um bom contrato e acabou parando no Vitória da Conquista, da segunda divisão baiana. Ainda atuou pelo Vila Nova-GO e pelo Juventus Jaraguá, de Santa Catarina.

Sua habilidade e velocidade fazem de Danilo um jogador que gosta de partir para cima do adversário. É um segundo atacante, mas sempre procura deixar sua marca.

Um típico jogador de futebol brasileiro: humilde, de infância pobre e que não foi em orientado durante a carreira.

Parece ter se acertado no último ano e adquirido experiência. Deve ser o “motorzinho” do Guará no Paulistão-2008. A estréia da equipe do interior será contra o São Paulo, no dia 17. Portanto, OLHO NELE!

Carro de Sébastien Loeb na Champs-Élysées

Na Europa, é muito comum que as montadoras exibam carros de competição em suas principais lojas.

Com a Citroën não poderia ser diferente. Na Champs-Élysées, em Paris, o carro de Sébastien Loeb, campeão mundial de rally em 2007, está exposto para quem tive interessado.

Ficam aí as fotos. Daniel Elena foi seu co-piloto durante a temporada. Loeb foi premiado como o esportista francês do ano pelo jornal L'Équipe.



Em meio ao Aberto da Austrália, Guga divulgará calendário para 2008

Enquanto a maioria dos tenistas já entraram em quadra em 2008, Gustavo Kuerten segue sua rotina de treinamentos em Florianópolis.

Nesta quinta-feira, 10 de Janeiro, sua assessoria comunicou que o catarinense divulgará seu calendário daqui cinco dias, junto ao lançamento da coleção da linha de produtos Diadora Guga Kuerten.

Curiosamente, neste dia, a elite da ATP e da WTA estará estreando no Aberto da Austrália.

Essa é uma péssima notícia para os mais otimistas em sua recuperação, tendo em vista que ele sentirá falta de ritmo de jogo durante as primeiras exibições. Já sabemos a desculpa caso saia derrotado.

Ele deve ser convidado pelos organizadores a participar dos torneios sul-americanos (Viña Del Mar, Buenos Aires e Costa do Sauipe). Portanto, é posível que Guga comece 2008 em Fevereiro.

Outra possível novidade é o retorno de suas roupas coloridas, usadas no primeiro título de Roland Garros, em 1997.

Lyon se agita durante o mercado de inverno

O atual hexacampeão francês está fugindo a regra do ditado "em time que está ganhando não se mexe" e tem se movimentado bastante durante o mercado de inverno.

Para começar, a "dor de cabeça" com Fred. O atacante se machucou seriamente na temporada passada, se recuperou e quando estava pronto para regressar a equipe, brigou com o técnico e pediu para ser negociado. Muitos clubes brasileiros se interessaram e ele prontamente os descartou. Agora, o presidente Jean-Michel Aulas quer emprestá-lo ao Paris Saint Germain e recuperar parte do investimento feito (16 milhões de euros). Para 2008/09, o quer de volta, pois dificilmente conseguirá segurar Karim Benzema. O francês já declarou que é torcedor do Real Madrid desde pequeno e gostaria de defender o clube madrilenho algum dia. O ex-cruzeirense, vendo a janela de transferências pouco se movimentar e reticente quanto a ida ao PSG, já cogita permanecer em Lyon.

Em seguida, outro problema. E outro brasileiro no meio. Fábio Santos acertou seu empréstimo para o São Paulo por seis meses, pois sua mulher deseja estar no Brasil durante a gravidez. É certo que o volante voltará para a França após o período. Ele mesmo já confirmou a informação na imprensa local. Curioso é que o atleta estava sendo escalado regularmente, algo que não acontecia desde sua chegada ao atual líder da Ligue 1.

Para suprir a ausência de Fábio, o Lyon consultou o ex-lateral Abidal, hoje no Barcelona. Ele recomendou o jovem Marc Crosas, revelado nas categorias de base do clube catalão. Se aprovado nos exames médicos, assina por seis meses.

Outro que chega é o argentino César Delgado, que estava no Cruz Azul, do México. Foram desembolsados dez milhões de euros.

Parte da quantia veio da venda do lateral-esquerdo Nadir Belhadj, ao Lens, por 3,6 milhões de euros. Ele era reserva do italiano Grosso.

Por último, o presidente Aulas embarca para Londres tentando trazer Lassana Diarra, do Arsenal, que dificilmente será liberado por Arsène Wenger.

Rafa Benítez na história do Liverpool

Em Liverpool, muito se discute a permanência de Rafa Benítez no comando dos Reds. As relações com a direção e a imprensa britânica estão estremecidas há algum tempo.

Mesmo assim, o espanhol tem mostrado que a discussão em torno de seu futuro não deveria estar ocorrendo.

Basta ver seu aproveitamento de pontos desde que chegou ao clube, em 2004. Pela Premier League tem 58,73%, o melhor desempenho de um técnico desde a temporada 92/93, quando se alterou o formato do campeonato inglês. Ele supera Houllier e Evans, que tem 50 e 48,26%, respectivamente.

Em competições internacionais, além de duas finais de UEFA Cheampions League, possui 58,49% e ocupa o terceiro posto.

Rafa já afirmou que não se vê em outro clube do país que não o Liverpool.

Não vejo motivos para questionamentos.

Nadadores brasileiros com calendário inchado para 2008

A natação brasileira está a todo vapor para a temporada 2008. Antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, muitas competições ainda serão disputadas.

A partir de 31 de Janeiro, o evento-teste do complexo aquático chinês contará com Flávia Delaroli, Henrique Barbosa, Lucas Salatta e Nicholas Santos. Os quatro devem chegar, no máximo, em uma semifinal olímpica.

O Sul-Americano, em Março, terá a participação de 28 atletas nacionais, muitos tentando carimbar o passaporte para Beijing. Veja a lista completa:

Cândido Silva Jr., Rodrigo Castro, Thiago Pereira, Diogo Yabe, Eduardo Deboni, Felipe Araújo, Felipe Lima, Luiz Rogério Arapiraca, Armando Negreiros, Fernando Silva, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Lucas Salatta, Nicholas Santos, Ana Marcela Cunha, Daiene Dias, Etienne Medeiros, Joanna Maranhão, Fabíola Molina, Julyana Kury, Carolina Mussi, Flavia Delaroli, Gabriella Silva, Manuella Lyrio, Monique Ferreira, Poliana Okimoto, Tatiana Lemos-Barbosa e Tatiane Sakemi.

No mês seguinte, acontece o Mundial de Piscina Curta, em Manchester (Inglaterra). Thiago Pereira estará lá. Os grandes favoritos a medalha olímpica estão abrindo mão do torneio já que ele é disputado em piscina de 25 metros, ante os 50 das Olimpíadas. A preparação do carioca para a China será prejudicada.

A Copa Latina, de 25 a 27 de Abril, contará apenas com nadadores com menos de 20 anos. Destaque para André Shultz.

Por último, o Troféu Maria Lenk, no início de Maio, será a última oportunidade do Brasil aumentar sua delegação olímpica. Joanna Maranhão e Fabíola Molina ainda buscam vaga. Maiores chances para a veterana.

Kaio Márcio e César Cielo focarão o treinamento para as Olimpíadas. O segundo é o brasileiro com maiores chances de trazer uma medalha para o país.

ATP 250 de Auckland (Nova Zelândia) - Todos os campeões

1968 – Barry Phillips-Moore (Austrália) vence Onny Parun (Nova Zelândia) – 6/3, 6/8, 1/6, 6/3 e 6/2
1969 – Tony Roche (Austrália) vence Rod Laver (Austrália) – 6/1, 6/4, 4/6 e 6/3
1970 – Roger Taylor (Grã-Bretanha) – Campeão (resultado indisponível)
1971 – Bob Carmichael (Austrália) vence Allan Stone (Austrália) – 7/6, 7/6 e 6/3
1972 – Ray Ruffels (Austrália) vence John Alexander (Austrália) – 6/4, 6/4 e 7/6
1973 – Onny Parun (Nova Zelândia) vence Patrick Proisy (Nova Zelândia) – 4/6, 6/7, 6/2, 6/0 e 7/6
1974 – Bjorn Borg (Suécia) vence Onny Parun (Nova Zelândia) – 6/4, 6/4, 3/6 e 6/2
1975 – Onny Parun (Nova Zelândia) vence Brian Fairlie (Nova Zelândia) – 4/6, 6/4, 6/4, 6/7, 6/4
1976 – Onny Parun (Nova Zelândia) vence Brian Fairlie (Nova Zelândia) – 6/2, 6/3, 4/6 e 6/3
1977 – Vijav Amritraj (Índia) vence Tim Wilkison (EUA) – 7/6, 5/7, 6/1 e 6/2
1978 – Eliot Teltscher (EUA) vence Onny Parun (Nova Zelândia) – 6/3, 7/5 e 6/1
1979 – Tim Wilkison (EUA) vence Peter Feigl (Áustria) – 6/3, 4/6, 6/4, 2/6 e 6/2
1980 – John Sadri (EUA) vence Tim Wilkison (EUA) – 6/4, 3/6, 6/3 e 6/4
1981 – Bill Scanlon (EUA) vence Tim Wilkison (EUA) – 6/7, 6/3, 3/6, 7/6 e 6/0
1982 – Tim Wilkison (EUA) vence Russell Simpson (Nova Zelândia) – 6/4, 6/4 e 6/4
1983 – John Alexander (Austrália) vence Russell Simpson (Nova Zelândia) – 6/4, 6/3 e 6/3
1984 – Danny Saltz (EUA) vence Chip Hooper (EUA) – 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4
1985 – Chuck Lewis (Nova Zelândia)vence Wally Masur (Austrália) – 7/5, 6/0, 2/6 e 6/4
1986 – Mark Woodforde (Austrália) vence Bud Schultz (EUA) – 6/4, 6/3, 3/6 e 6/4
1987 – Miroslav Mecir (Tchecoslováquia) vence Michiel Schapers (Holanda) – 6/2, 6/3 e 6/4
1988 – Amos Mansdorf (Israel) vence Ramesh Krishnan (Índia) – 6/3 e 6/4
1989 – Ramesh Krishnan (Índia) vence Amos Mansdorf (Israel) – 6/4 e 6/0
1990 – Scott Davis (EUA) vence Andrei Chesnokov (União Soviética) – 4/6, 6/3 e 6/3
1991 – Karel Novacek (República Tcheca) vence Jean-Philippe Fleurian (França) 7/6 e 6/4
1992 – Jaime Yzaga (Peru) vence MaliVai Washington (EUA) – 7/6 e 6/4
1993 – Alexander Volkov (Rússia) vence MaliVai Washington (EUA) – 7/6 e 6/4
1994 – Magnus Gustafsson (Suécia) vence Patrick McEnroe (EUA) – 6/4 e 6/0
1995 – Thomas Enqvist (Suécia) vence Chuck Adams (EUA) – 6/2 e 6/1
1996 – Jiri Novak (República Tcheca) vence Brett Steven (Nova Zelândia) – 6/4 e 6/4
1997 – Jonas Bjorkman (Suécia) vence Kenneth Carlsen (Dinamarca) – 7/6 e 6/0
1998 – Marcelo Ríos (Chile) vence Richard Fromberg (Austrália) – 4/6, 6/4 e 7/6
1999 – Sjeng Schalken (Holanda) vence Tommy Haas (Alemanha) – 6/4 e 6/4
2000 – Magnus Norman (Suécia) vence Michael Chang (EUA) – 3/6, 6/3 e 7/5
2001 – Dominik Hrbaty (Eslováquia) vence Francisco Clavet (Espanha) – 6/4, 2/6 e 6/3
2002 – Greg Rusedski (Grã-Bretanha) vence Jérôme Golmard (França) – 6/7, 6/4 e 7/5
2003 – Gustavo Kuerten (Brasil) vence Dominik Hrbaty (Eslováquia) – 6/3 e 7/5
2004 – Dominik Hrbaty (Eslováquia) vence Rafael Nadal (Espanha) – 4/6, 6/2 e 7/5
2005 – Fernando González (Chile) vence Olivier Rochus (Bélgica) – 6/4 e 6/2
2006 – Jarkko Nieminen (Finlândia) vence Mario Ancic (Croácia) – 6/2 e 6/2
2007 – David Ferrer (Espanha) vence Tommy Robredo (Espanha) – 6/4 e 6/2
2008 – Philipp Kohlschreiber (Alemanha) vence Juan Carlos Ferrero (Espanha) – 7/6 e 7/5
2009 – Juan Martin Del Potro (Argentina) vence Sam Querrey (EUA) – 6/4 e 6/4

ATP 250 de Sydney - Todos os campeões

1971 – Phil Dent (Austrália) vence John Alexander (Austrália) – 6/3, 6/4 e 6/4
1972 – Alex Metreveli (União Soviética)
1973 – Malcolm Anderson (Austrália)
1974 (1) – Geoff Masters (Austrália)
1974 (2) – Tony Roche (Austrália)
1975 – Ross Case (Austrália) vence John Marks (Austrália) – 6/2 e 6/1
1976 – Tony Roche (Austrália) vence Dick Stockton (EUA) – 6/3, 3/6, 6/3 e 6/4
1977 – Roscoe Tanner (EUA) vence Brian Teacher (EUA) – 6/3, 3/6, 6/3, 6/7 e 6/4
1978 – Tim Wilkison (EUA) vence Kim Warwick (Austrália) – 6/3, 6/3, 6/7, 3/6 e 6/2
1979 – Phil Dent (Austrália) vence Hank Pfister (EUA) – 6/4, 6/4 e 7/5
1980 – Fritz Buehning (EUA) vence Brian Teacher (EUA) – 6/3, 6/7 e 7/6
1981 – Tim Wilkison (EUA) vence Chris Lewis (Nova Zelândia) – 6/4, 7/6 e 6/3
1982 – John Alexander (Austrália) vence John Fitzgerald (Austrália) – 4/6, 7/6 e 6/4
1983 – Joakim Nystrom (Suécia) vence Mike Bauer (EUA) – 2/6, 6/3 e 6/1
1984 – John Fitzgerald (Austrália) vence Sammy Giammalva Junior (EUA) – 6/3 e 6/3
1985 – Henri Leconte (França) vence Kelly Evernden (Nova Zelândia) – 6/7, 6/2 e 6/3
1986 – Não houve torneio
1987 – Miloslav Mecir (Eslováquia) vence Peter Doohan (Austrália) – 6/2 e 6/4
1988 – John Fitzgerald (Austrália) vence Andrei Chesnokov (Rússia) – 6/3 e 6/4
1989 – Aaron Krickstein (EUA) vence Andrei Cherkasov (Rússia) – 6/4 e 6/2
1990 – Yannick Noah (França) vence Carl-Uwe Steeb (Alemanha) – 5/7, 6/3 e 6/4
1991 – Guy Forget (França) vence Michael Stich (Alemanha) – 6/3 e 6/4
1992 – Emilio Sánchez (Espanha) vence Guy Forget (França) – 6/3 e 6/4
1993 – Pete Sampras (EUA) vence Thomas Muster (Áustria) – 7/6 e 6/1
1994 – Pete Sampras (EUA) vence Ivan Lendl (Tchecoslováquia / EUA) – 7/6 e 6/4
1995 – Patrick McEnroe (EUA) vence Richard Fromberg (Austrália) – 6/2 e 7/6
1996 – Todd Martin (EUA) vence Goran Ivanisevic (Croácia) – 5/7, 6/3 e 6/4
1997 – Tim Henman (Grã-Bretanha) vence Carlos Moyá (Espanha) – 6/3 e 6/1
1998 – Karol Kucera (Eslováquia) vence Tim Henman (Grã-Bretanha) – 7/5 e 6/4
1999 – Todd Martin (EUA) vence Alex Corretja (Espanha) – 6/3 e 7/6
2000 – Lleyton Hewitt (Austrália) vence Jason Stoltenberg (Austrália) – 6/4 e 6/0
2001 – Lleyton Hewitt (Austrália) vence Magnus Norman (Suécia) – 6/4 e 6/1
2002 – Roger Federer (Suíça) vence Juan Ignacio Chela (Argentina) – 6/3 e 6/3
2003 – Hyung-Taik Lee (Coreia do Sul) vence Juan Carlos Ferrero (Espanha) – 4/6, 7/6 e 7/6 2004 – Lleyton Hewitt (Austrália) vence Carlos Moyá (Espanha) – 3/0 e abandono
2005 – Lleyton Hewitt (Austrália) vence Ivo Minar (Rep. Tcheca) – 7/5 e 6/0
2006 – James Blake (EUA) vence Igor Andreev (Rússia) – 6/2, 3/6 e 7/6
2007 – James Blake (EUA) vence Carlos Moyá (Espanha) – 6/3, 5/7 e 6/1
2008 – Dmitry Tursunov (Rússia) vence Chris Guccione (Austrália) – 7/6 e 7/6
2009 – David Nalbandian (Argentina) vence Jarkko Nieminen(Finlândia) – 6/3, 6/7 e 6/2