sábado, 9 de maio de 2009

Os seis segredos do Barcelona, por Les Cahiers du Football

No dia anterior à segunda partida das semifinais da Uefa Champions League, a revista francesa Les Cahiers du Football (Os Cadernos do Futebol) fez uma análise minuciosa, em vídeo, das características de jogo do Barcelona, o time com futebol mais encantador nesta temporada.

Segundo os especialistas, o Barça tem seis "truques": posse de bola, desarmes rápidos, abertura de jogo, movimentação, ligação direta e talento.

Todas essas qualidades foram exemplificadas com imagens.

Um material imperdível.

Como as falas estão em francês, fiz uma pequena tradução para que todos possam acompanhar e entender os segredos da equipe catalã:




1) TER A POSSE DE BOLA - quem acompanha as partidas do Barcelona já deve ter percebido que o time sempre tem mais posse de bola que o adversário (geralmente, mais de 60%). Agora, o foco principal é sempre distribuir o jogo rapidamente. Dificilmente um jogador dá quatro ou cinco toques antes do passe. O lema de Guardiola é o seguinte: "ter (a bola) para distribuir". Não tem pressa para criar uma jogada. Se a defesa adversária está bem postada, fazem a bola girar até encontrarem um companheiro em boa condição para finalizar.

2) RECUPERAÇÃO RÁPIDA DA BOLA E DE BOLAS PELO ALTO - A marcação do Barcelona é forte e começa com Samuel Eto'o. O camaronês apenas aperta o adversário e este é obrigado a rifar a bola. Assim que conseguem a roubada, tentam armar uma jogada rápida, de forma que o outro time não tenha tempo para se reorganizar.

3) ABERTURA DE JOGO - Como joga com Henry na esquerda e Messi na direita, o Barcelona sempre tem alguém aberto para receber a bola com liberdade. Isso lhes dá tempo para pensar qual será a melhor jogada. Nos jogos contra Lyon e Bayern de Munique isso fica nítido. Contra o Chelsea, no entanto, Guus Hiddink soube anular bem a jogada. Essien, por exemplo, muitas vezes se transformava em lateral-direito, acompanhando o atacante que partia em velocidade. Isso explica a dificuldade encontrada pelos catalães para furar a retranca dos Blues.

4) ESTAR EM MOVIMENTO - movimentação constante. Com e sem a bola. Sempre tem alguém correndo, dificultando a marcação.

5) LIGAÇÃO DIRETA - bolas em profundidade. Henry fez um gol dessa forma contra o Real Madrid, o quarto na goleada de 6x2. Existem jogadores no elenco com qualidade para executar essa jogada. Xavi e Iniesta para lançar e Henry, Eto'o e Messi para receber. É mais uma variação no estilo de jogo. Em alguns momentos, optam pela cadência. Em outros, preferem uma saída rápida com lançamento.

6) TALENTO - Para um time jogar dessa forma, é preciso jogadores de talento. E isso não falta no Barça. O "Cahiers du Football" observou Iniesta. Para eles, o meio-campista é indispensável. Sabe desarmar, tem ótimo drible, faz arrancadas, carrega bem a bola, é versátil (atua no meio e na posição de Henry), tem qualidade no passe e finaliza com precisão (vimos contra o Chelsea).