terça-feira, 28 de outubro de 2008

NBA 2008/09 - O ano de Nenê e Varejão

Hoje, 28 de outubro, tem início a nova temporada da liga americana de basquete.

A cobertura da imprensa ficou aquém da expectativa. Por isso, tentarei destacar alguns novos pontos.

O principal deles, a mudança da função dos brasileiros em suas respectivas equipes.

Irei destacar, em negrito, alguns tópicos que merecem nossa atenção:


O protagonismo de Nenê e Varejão

Caso atuem bem durante a temporada, é provável que ouçamos muito mais seus nomes do que o de Leandrinho.

Os pivôs fizeram uma excelente pré-temporada e foram escalados no quinteto titular de suas equipes. Nenê na posição 5, substituindo Marcus Camby, que foi para o Los Angeles Clippers. E Varejão na 4, tendo Ben Wallace como companheiro de garrafão.

Nenê lutará contra a individualidade de Allen Iverson e Carmelo Anthony para ter números expressivos. Com sua força física, é bem provável que vejamos o brasileiro passando de dez rebotes por partida frequentemente.

Se por um lado tem a chance de deslanchar de vez na NBA, por outro sofrerá uma forte cobrança, pois tem um contrato que lhe renderá quase U$10 milhões na temporada.

Já Varejão está sendo preparado para substituir o lituano Zydrunas Ilgauskas, que sofre com os problemas físicos e não tem condições de atuar por muito tempo. Deve ter mais tempo de jogo. Porém, também passará por um teste de fogo: se não tiver êxito, perderá sua grande chance de deslanchar na liga.

Ou seja, 2008/09 será a "temporada-chave" para os dois.

Enquanto isso, Leandrinho continuará sendo útil no Phoenix Suns, mas não colherá os frutos pelo excelente desempenho. Está em um time repleto de estrelas envelhecidas. Shaq O'Neal (36 anos), Steve Nash (34), Grant Hill (35) e Raja Bell (32) são os melhores exemplos.


Times de "vovôs"

Falando em equipes com alta média de idade, Boston Celtics e San Antonio Spurs são as outras franquias que sofrerão com o desgaste físico. Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett terão que ter alguns minutos a menos em quadra nos Celtics, assim como Manu Ginóbili, Fabrizio Oberto, Tim Duncan, Kurt Thomas e Michael Finley nos Spurs, todos "trintões". E olha que eles se livraram de Robert Horry e Brent Barry, dois quase "quarentões".

Se a experiência os ajudará nos playoffs, o preparo físico lhes fará falta na pós-temporada.


Oklahoma City Thunder


Esta é a nova franquia da NBA. Substituirá os Supersonics, de Seattle. Kevin Durant será a estrela do time.

Time jovem, mas que terá de suar muito para chegar aos playoffs.


Fique de olho!

Portland Trail Blazers e New Orleans Hornets são os "xodós" do momento nos EUA. Portland por ter surpreendido na temporada passada mesmo sem Greg Oden, estrela vinda da NCAA. E Hornets pelo jogo envolvente de Chris Paul, Peja Stojakovic, David West e agora, James Posey (será o sexto homem do time).

Los Angeles Clippers e Houston Rockets são outras duas equipes que podem surpreender. Em LA, muitas mudanças. Saíram Elton Brand e Corey Maggette, mas chegaram Baron Davis, Marcus Camby e Ricky Davis. Será uma das melhores defesas da NBA. Eric Gordon é a promessa do time e será útil vindo do banco de reservas.

Os Rockets, por sua vez, mantém a forte base com Tracy McGrady, Luis Scola e Yao Ming. Ron Artest chega para ser titular. E o problemático Rafael Alston completa o quinteto inicial.


Transmissão na TV

Novamente, a ESPN Internacional é a casa do basquete americano.

Serão dois jogos semanais, às quartas e sextas.

No pacote, estão incluídos o All-Star Game e playoffs.

Eleição do FIFPro 2008

Foi divulgado o resultado do FIFPro 2008, onde a associação de jogadores escolhe o time ideal da temporada.

Ao todo, são 57.500 membros.

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador de 2008.

Iker Casillas, Sergio Ramos, John Terry, Rio Ferdinand, Carlos Puyol, Xavi Hernández, Steven Gerrard, Kaká, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Fernando Torres formam a equipe ideal.

Confesso que senti falta de alguns nomes.
Andrey Arshavin, do Zenit, é o principal deles. Foi o principal nome da Copa da Uefa e ainda levou sua seleção à semifinal da Eurocopa.

David Villa, artilheiro da Euro, é outro nome que merecia estar na lista. Creio que não está no time pois não joga em uma equipe de primeira linha do futebol mundial. Logo, não há lobby pelo "Guaje".

Karim Benzema, do Lyon, foi outro que se destacou em 2007/08. Porém, acho que falta espaço para ele. Messi e Ronaldo são incontestáveis. Vai ficar para a próxima.

Na zaga, Rio Ferdinand apareceu muito mais pelo nome do que por suas atuações. Talvez, Sergio Ramos pudesse ocupar sua vaga e Bosingwa entrar na lateral-direita.

Puyol, improvisado na lateral-esquerda, é outra escolha que me incomoda. Mas não consigo encontrar uma boa opção.

Por último, a única posição que ainda não comentei: a de goleiro. Casillas merece ser eleito, mas lamento a ausência de Van der Sar. Herói na Champions League e bem na Euro. Que temporada do atleta, que completa 38 anos amanhã (29 de outubro).

E vocês? De quem sentiram falta?