segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Basquete de Três: Campeonato Mundial e regras

Crédito: site oficial da FIBA
Uma das principais novidades para o Rio-2016 pode ser a inclusão do basquete de três no programa olímpico, um tema que começou a ser debatido logo após as Olimpíadas de Londres.

A tarefa não será das mais fáceis, pois o Comitê Olímpico Internacional (COI) condiciona a entrada de uma modalidade nos Jogos a uma série de fatores. O principal deles é a difusão do esporte entre os povos.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) está ciente de que o lobby junto ao COI precisa ser grande. Por isso, a entidade organizou na última semana, em Atenas, o primeiro Mundial de Basquete de Três.

Em quatro dias, a capital grega recebeu 168 jogos. Houve competição masculina, feminina e mista. O Brasil foi representado apenas por homens e não teve uma boa participação. Em cinco jogos, cinco derrotas (para Estônia, Rússia, Bulgária, Israel e Grécia - saiba mais). Estrelas do basquete mundial, como o espanhol Jorge Garbajosa, participaram do Mundial.

Entre os homens, vitória da Sérvia. Na competição feminina, medalha de ouro para as americanas. E título para a França no torneio misto.

------------------------------------------------------------------
Principais regras

1) A partida é disputada em apenas uma das metades da quadra de basquete.

2) Cada equipe é formada por quatro atletas - três titulares e um reserva.

3) A partida tem duração de 10 minutos ou 21 pontos. Cada time tem 12 segundos para criar uma jogada.

4) Não existe cesta de três pontos. Arremessos de dentro do semi-círculo valem um ponto. Já os arremessos de fora do semi-círculo rendem dois pontos.