terça-feira, 9 de outubro de 2007

Novo estádio do Liverpool

A construção de novos estádios já virou moda no continente europeu, principalmente na Inglaterra. O Arsenal inaugurou há pouco tempo o Emirates Stadium e em Julho, o Liverpool divulgou seu projeto. Como naquele período estávamos de olho nos Jogos Pan-Americanos, não valorizamos a idéia como ela merece.

Pois agora, o BLOG DO MASSI deixa para vocês em vídeo a apresentação da arena.



Os “Reds” desembolsarão um bilhão de dólares e a empresa americana HKS será a responsável pela construção. De acordo com o diretor executivo do clube inglês, Rick Parry, o estádio terá capacidade para sessenta mil pessoas. Desse total, dezoito mil serão destinados aos “Kopties”, torcedores fanáticos.

A substituição do Anfield, que recebe jogos do Liverpool desde 1892, deve se dar em 2010. Os norte-americanos George Gillett e Tom Hicks, que compraram recentemente o Liverpool, são os responsáveis pelo investimento.

A surpresa do Espanhol

O Villarreal vem sendo a grande surpresa deste início de Campeonato Espanhol. Após sete rodadas, a equipe tem quinze pontos e ocupa a terceira colocação, atrás apenas de Real Madrid e Barcelona. Estaria na vice-liderança se não tivesse perdido no último domingo para o Osasuna, por 3x2.

Mesmo com o revés, a sensação é de que estão no caminho certo. Após uma pré-temporada conturbada, devido ao não-aproveitamento de Riquelme, e uma goleada sofrida em casa para o Real Madrid por 5x0, na segunda rodada, o time se reabilitou e mostrou seu poderio longe de El Madrigal. Já são três vitórias e oito dos onze gols marcados. O resultado mais expressivo até o momento foi o 3x0 diante do Valencia, na abertura da competição, em La Mestalla.

Nos últimos dezessete jogos, as estatísticas apontam quinze triunfos do “Submarino Amarelo”. A mescla de juventude e experiência parece estar dando certo, assim como a fórmula já repetida de contratar jogadores sul-americanos.

Na meta, o uruguaio Sebastián Viera bateu o recorde de minutos sem sofrer gols. Chegou a 383, quatro a mais do que Reina, hoje no Liverpool. Aliás, o goleiro só foi vazado em duas oportunidades na Liga. Levou cinco do Real e três do time de Pamplona.

A zaga é o setor mais experiente. O francês Cygan, ex-Arsenal e os espanhóis Capdevilla e Javi Venta têm todos mais de trinta anos. O uruguaio Godin, de apenas 21, e o argentino Gonzalo Rodriguéz, de 23, estão sendo preparados para substituí-los.

O meio-campo é formado por Marcos Senna, Josico, Robert Pires e Matias Fernandéz. O último veio do Colo-Colo e está passando por um processo de adaptação e por isso, é constantemente substituído. Por ser conterrâneo de Pellegrini, leva uma vantagem, já que o técnico conhece seu estilo de jogo.

O treinador, por sinal, enfatiza a parte tática em seus treinamentos. Joga com dois volantes, sempre pensando em dar liberdade aos jogadores de frente. Para ele, necessariamente o time precisa de um volante que saiba sair jogando. Não gosta de jogadores com pouca movimentação nessa área do campo. Utiliza também dois pontas e deixa um atacante fixo na área. Pires é um desses pontas. Guillermo Franco foi o outro na última jornada.

O matador vem sendo o canhoto Giuseppe Rossi, norte-americano naturalizado italiano, revelado no Parma e contratado junto ao Manchester United, onde não teve muitas chances. Já fez cinco gols e deixou o dinamarquês Tomasson entre os suplentes. O turco Nihat, depois de grave contusão, começa a voltar aos gramados e brevemente deve aparecer entre os onze de Pellegrini.

As próximas cinco jornadas serão complicadas para o Villarreal e serão importantes para a definição de suas pretensões no campeonato. Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla são alguns dos adversários.

Vídeo da Semana

O Vídeo da Semana é uma homenagem ao atacante Afonso Alves, autor de sete gols na goleada de 9x0 do Heerenveen sobre o Heracles. Sibon fez os outros dois para o décimo primeiro colocado no Campeonato Holandês.

O jogador chegou a oito na competição e está a dois de Huntelaar, do Ajax. Para quem não se lembra o atual artilheiro da Eredivisie já foi homenageado nesta seção pelos seus diversos gols de bicicleta.

Afonso não estava passando por uma boa fase na Europa, já que não foi negociado com uma equipe de maior expressão durante a última janela de transferências. Uma atuação como essa já deve proporcionar maior atenção de outros clubes ao atleta de 26 anos.

Agora, ele se junta a Seleção Brasileira para disputar as primeiras partidas das Eliminatórias. Mais uma chance para justificar suas convocações.

Esporte é Cultura


Depois de um tempo parada, a seção ESPORTE É CULTURA está de volta. A sugestão da vez é o livro “A maratona de uma vida”, uma biografia sobre Vanderlei Cordeiro de Lima, editada pela Casa da Palavra em parceria com o selo COB Cultural. O maratonista é apenas um dos homenageados da coleção Perfil do Atleta. Virna foi a outra agraciada até o momento.

Após todo o incidente nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, Vanderlei adquiriu status de estrela nacional. Porém, poucos sabem de sua trajetória e as dificuldades enfrentadas durante toda a vida. E é esse o grande charme da obra, escrita por Renata Adrião D’Angelo.

Todos sabem que o atleta lutou muito para chegar nesse nível, mas não sabem os detalhes. É completamente diferente das matérias feitas pela Rede Globo ou qualquer outro meio de comunicação, em que um rapaz do sertão, que não tinha tênis para treinar, foi descoberto por um técnico e mesmo com tudo o que passou, persistiu e hoje é um ídolo. Nada disso.

O livro é constituído de três capítulos. No primeiro, a abordagem é a juventude, o início de tudo. O segundo já comenta o início da carreira, as provas de cross country, a vinda para São Paulo. E o último, como não poderia deixar de ser, dedicado ao período em que se dedicou às provas de mais de 42 km.

A humildade de Vanderlei é o que mais impressiona. Se já o considerávamos, através de entrevistas, “uma boa pessoa”, agora confirmamos tudo isso. A preocupação com a família, que não é pequena (ele foi o nono filho de José e Inácia), e a fidelidade à mulher (Cleonice), a grande paixão de sua vida, são bons exemplos.

Pequenas passagens, como a inscrição para a corrida do ano, ainda nos tempos de Paraná, são marcantes. Seus vínculos e a confiança depositada por alguns também chamam a atenção. Sérgio Luis Coutinho Nogueira, autor da apresentação no livro e diretor técnico da equipe de atletismo BM&F (ex-Funilense), é um dos responsáveis pelo sucesso do corredor.

A única ressalva envolve a Maratona de Atenas. Faltam fatos novos. Temos acesso apenas a uma carta do técnico Ricardo D’Angelo pouco antes da prova. Mas, o que desejávamos era saber o que passava na cabeça do brasileiro depois da invasão do padre irlandês. Nesse momento, a autora opta por relatar o perdão de Vanderlei, mais uma demonstração de humildade, e seu momento de alegria, ao entrar no Estádio Olímpico.

De fácil leitura, uma boa sugestão para os leitores do BLOG DO MASSI. Aos interessados, a biografia pode ser adquirida pelo site http://www.vanderleidelima.com.br/.

Federer já pensa em 2008

O suíço Roger Federer se antecipou a todos e já divulgou seu calendário para 2008. No total, serão dezoito torneios, as Olimpíadas de Pequim e uma exibição.

O desgaste físico provocado pela desgastante temporada é o principal responsável por esse número reduzido de competições.

Notem que dificilmente o tenista irá jogar por duas semanas consecutivas. Em fevereiro, por exemplo, o número um do mundo nem entrará em quadra. Priorizará a parte física para manter a mesma consistência ao longo do ano.

A surpresa foi a inclusão de Estoril em seu programa. O evento, disputado em quadras de saibro, servirá de adaptação ao piso e mais um teste antes de Roland Garros.

A prioridade, segundo sua assessoria de imprensa, será a medalha de ouro na China. Copa Davis, por sua vez, só em 2009.

Veja o calendário de Federer:


09/01/2008 - Exibição em Kooyong (sintética)
14/01/2008 - Aberto da Austrália (sintética)
03/03/2008 - Dubai (carpete)
10/03/2008 - Masters Series de Indian Wells (sintética)
26/03/2008 - Masters Series de Miami (sintética)
14/04/2008 - Estoril (saibro)
21/04/2008 - Masters Series de Monte Carlo (saibro)
05/05/2008 - Masters Series de Roma (saibro)
12/05/2008 - Masters Series de Hamburgo (saibro)
25/05/2008 - Roland Garros (saibro)
09/06/2008 - Halle (grama)
23/06/2008 - Wimbledon (grama)
21/07/2008 - Masters Series de Toronto (sintética)
28/07/2008 - Masters Series de Cincinnati (sintética)
10/08/2008 - Olimpíadas de Pequim (sintética)
25/08/2008 - US Open (sintética)
13/10/2008 - Masters Series de Madri (carpete)
20/10/2008 - Basel (sintética)
27/10/2008 - Masters Series de Paris (carpete)
09/11/2008 - Masters Cups (sintética)