terça-feira, 9 de outubro de 2007

Esporte é Cultura


Depois de um tempo parada, a seção ESPORTE É CULTURA está de volta. A sugestão da vez é o livro “A maratona de uma vida”, uma biografia sobre Vanderlei Cordeiro de Lima, editada pela Casa da Palavra em parceria com o selo COB Cultural. O maratonista é apenas um dos homenageados da coleção Perfil do Atleta. Virna foi a outra agraciada até o momento.

Após todo o incidente nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, Vanderlei adquiriu status de estrela nacional. Porém, poucos sabem de sua trajetória e as dificuldades enfrentadas durante toda a vida. E é esse o grande charme da obra, escrita por Renata Adrião D’Angelo.

Todos sabem que o atleta lutou muito para chegar nesse nível, mas não sabem os detalhes. É completamente diferente das matérias feitas pela Rede Globo ou qualquer outro meio de comunicação, em que um rapaz do sertão, que não tinha tênis para treinar, foi descoberto por um técnico e mesmo com tudo o que passou, persistiu e hoje é um ídolo. Nada disso.

O livro é constituído de três capítulos. No primeiro, a abordagem é a juventude, o início de tudo. O segundo já comenta o início da carreira, as provas de cross country, a vinda para São Paulo. E o último, como não poderia deixar de ser, dedicado ao período em que se dedicou às provas de mais de 42 km.

A humildade de Vanderlei é o que mais impressiona. Se já o considerávamos, através de entrevistas, “uma boa pessoa”, agora confirmamos tudo isso. A preocupação com a família, que não é pequena (ele foi o nono filho de José e Inácia), e a fidelidade à mulher (Cleonice), a grande paixão de sua vida, são bons exemplos.

Pequenas passagens, como a inscrição para a corrida do ano, ainda nos tempos de Paraná, são marcantes. Seus vínculos e a confiança depositada por alguns também chamam a atenção. Sérgio Luis Coutinho Nogueira, autor da apresentação no livro e diretor técnico da equipe de atletismo BM&F (ex-Funilense), é um dos responsáveis pelo sucesso do corredor.

A única ressalva envolve a Maratona de Atenas. Faltam fatos novos. Temos acesso apenas a uma carta do técnico Ricardo D’Angelo pouco antes da prova. Mas, o que desejávamos era saber o que passava na cabeça do brasileiro depois da invasão do padre irlandês. Nesse momento, a autora opta por relatar o perdão de Vanderlei, mais uma demonstração de humildade, e seu momento de alegria, ao entrar no Estádio Olímpico.

De fácil leitura, uma boa sugestão para os leitores do BLOG DO MASSI. Aos interessados, a biografia pode ser adquirida pelo site http://www.vanderleidelima.com.br/.

Nenhum comentário: