quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

L'Équipe Junior, o primeiro jornal gratuito e online para as crianças


Desde 20 de fevereiro, o francês "L'Équipe" vem realizando, duas vezes por semana, um jornal dedicado exclusivamente às crianças.

São oito páginas com todo o tipo de informação.

O garoto - ou a garota - acessa http://www.lequipejunior.fr/, faz um pequeno cadastro e lê o conteúdo no próprio site. Se assemelha ao sistema de PDF, mas com recursos simplificados.

Dentro do jornal, são abordados os principais temas esportivos - como os jogos da Ligue 1, os torneios de tênis e as competições de rúgbi -, mas também são elaboradas matérias especiais.

Na edição do dia 13 de dezembro, por exemplo, a capa é destinada aos nadadores franceses. Mas tem também uma entrevista exclusiva com Morgan Parra, do rúgbi, um informativo sobre tênis de mesa (com gráfico multimídia do esporte)e um vídeo de rally.

Agora, você deve estar me perguntando: "como é possível um vídeo dentro de um jornal?"

Essa é a vantagem do L'Équipe Junior. Eles conseguem explorar todos os recursos que o computador oferece.

A todo momento, estão buscando diferentes métodos da criança não apenas ter conhecimento esportivo como também aprender de diversas maneiras (vídeos, imagens, charges, infográficos são algumas delas).

Outra novidades estão nas tabelas. Há um espaço único para elas. Pequeno, por sinal. Nele, é possível ver apenas a classificação de uma competição (ex: campeonato francês). Porém, foram feitas pequenas janelas acima da tabela onde a criança pode ver outras classificações. Em um clique, ela troca o campeonato francês pelo mundial de rally. Com outro, sai o mundial de rally e entra o resultado do torneio de esqui.

Este formato inaugurado pelo L'Équipe, que já conta com 22.618 crianças, faz com que as crianças adquiram o hábito da leitura desde cedo, de forma moderada, e ainda aprendam sobre esporte.