sexta-feira, 21 de setembro de 2007

F1 e Emirados Árabes fecham acordo para realização de GP


A Fórmula 1 mostra sua força em meio a tantos escândalos e tenta atingir um patamar equivalente ao de uma Copa do Mundo.

O BLOG DO MASSI, que já abordou o GP de Valência, agora trará os detalhes da etapa dos Emirados Árabes Unidos, que deve fazer parte do calendário da categoria a partir de 2009, segundo informou Bernie Ecclestone.

O sheik Mohamed Ben Zayed Al Nahyán prometeu construir o autódromo mais moderno do mundo. Logo, tem tudo para ser a prova mais espetacular de todos os tempos.

De acordo com os organizadores, a corrida será disputada em Yas, uma ilha próxima de Abu Dhabi, capital do país e mais rico dos sete emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos. O circuito, que ainda está em construção, terá 5,6km (sendo 2,6km exclusivos para a F1 e percorridos em rua) e faz parte de um ousado projeto turístico da região. A Ferrari construirá um parque temático e disponibilizará uma escola de pilotagem. Ainda haverá um museu e um teatro dedicados ao automobilismo. Além disso, estão nos planos uma marinha particular e sete hotéis cinco estrelas.

A localização é excelente, já que o complexo ficará há cinco minutos do aeroporto e vinte do centro de Abu Dhabi.

É esperar para ver!

Vídeo do Dia

Os freqüentadores deste espaço estavam sentindo falta dos vídeos. Portanto, resolvi adicionar mais um a nossa lista.

Após a propaganda da McLaren (já exibida neste blog), com Hamilton, Alonso e Hakkinen, agora é a vez dos pilotos da BMW Sauber, Nick Heidfeld e Robert Kubica, darem uma de atores. São anúncios similares, mas a montadora alemã aproveita para divulgar seu novo modelo, o M3 2008.

Robinho chega aos cem jogos pelo Real


Na última terça-feira, diante do Werder Bremen, em confronto válido pela primeira rodada da Uefa Champions League, Robinho completou cem jogos com a camisa do Real Madrid. Uma marca significativa para o camisa dez dos “merengues”.

O BLOG DO MASSI aproveita a ocasião e faz um balanço sobre o desempenho do craque na Espanha.

Para começar, nada melhor do que uma declaração do próprio atleta ao site oficial do clube sobre sua situação: “Tenho que melhorar, os torcedores ainda não viram o meu melhor futebol e espero que seja nesta temporada”. Na mesma entrevista, Robson de Souza reconhece que a equipe vem jogando de outra maneira, que o deixa mais a vontade em campo.

Porém, a sensação deste início de Liga é o holandês Sneijder, que joga na mesma posição que o brasileiro. Saviola, Robben e Higuaín são os outros concorrentes.

Na última partida, contra os alemães, esteve pela primeira vez no banco de reservas desde a chegada do técnico Bernd Schuster e não escondeu sua insatisfação. No gol de Van Nistelrooy, por exemplo, foi o único suplente a não vibrar. No pós-jogo, se recusou a dar entrevistas, inclusive para a Real Madrid Televisión.

Seus números ainda são modestos se comparados aos tempos de Santos. Em sua temporada de estréia, atuou cinqüenta e uma vezes e balançou as redes em doze oportunidades. No ano seguinte, fez mais oito. Desses vinte, apenas um foi marcado em competição européia. Em 2004, por sua vez, ainda no futebol brasileiro, fez mais do que em todo este período na Europa: vinte e cinco tentos em quarenta e cinco aparições.

Temos que relevar um pouco, pois o período de adaptação não foi fácil e estamos tratando de um rapaz de apenas vinte e três anos. Idioma, comida, solidão, frio, novos companheiros, novo padrão de vida e crise no clube são apenas alguns dos problemas enfrentados. Isso sem falar do racismo espanhol, diferente dos catalães. Note que Robinho, Diarra, Drenthe e Balboa são os únicos negros do plantel. Comenta-se pelos lados do Bernabéu que este foi um dos motivos pelo qual Samuel Eto’o nunca deu certo por lá, já que sempre foi pouco aproveitado.

Estou concluindo que talvez o Real Madrid não tenha sido a melhor escolha e acho que Robinho deve pensar em uma transferência caso não arrebente nesta temporada. Roma, Arsenal e Barcelona têm os perfis de time que se adequariam ao seu estilo de jogo. Lembro que o mesmo aconteceu com Diego e Ronaldinho Gaúcho, no Porto e Paris Saint Germain, respectivamente. Após alguns anos de futebol mediano, procuraram novas opções e cresceram de produção.

Nesse ponto, devemos reconhecer também o trabalho de Dunga, que soube tirar o máximo de Robinho na Copa América 2007, onde deu liberdade total ao ex-Menino da Vila e viu sua “aposta” ser artilheiro e receber o prêmio de melhor jogador da competição.

Por fim, relego o jornalismo a segundo plano e torço para que Robinho tenha uma carreira tão grandiosa como a de outros atletas, caso de Ronaldo em seus tempos áureos.