quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mariano: órfão dos brasileiros

Mariano foi contratado pelo Bordeaux no final de 2011. Chegou por recomendação do técnico François Gillot, que assistiu alguns DVDs do lateral-direito. Apesar de vir de uma temporada desgastante no Fluminense, o brasileiro logo virou titular da equipe. Participou das 19 partidas do segundo turno da liga. Não fez gols, nem se aproximou das atuações que lhe renderam uma transferência ao futebol europeu. Mas foi regular.

Fora de campo, tudo também foi muito rápido. Desde a concretização do negócio, durante as férias de fim de ano, até a apresentação no novo clube, no dia 30 de dezembro. Não houve tempo de adaptação ao idioma, ao clima e à culinária local.

Dificuldades que ainda são sentidas pelo jogador neste início de segunda temporada e que, segundo Gillot, só são supridas quando Mariano tem os compatriotas Jussiê e Henrique ao lado. 

Crédito: AFP / Pierre Andrieu
Em entrevista recente à revista francesa So Foot, o treinador usou este argumento para justificar o mau desempenho do lateral em alguns momentos da pré-temporada. De acordo com o técnico, Mariano é "órfão dos brasileiros". Como Jussiê e Henrique sofreram contusões durante a preparação, ele sentiu o atleta mais travado.

"Acho que ele é melhor quando os outros brasileiros estão ao seu lado, conversa mais. O Mariano fica um pouco no canto dele, não é muito falante. Já entende o francês, mas não fala muito. Mas eu já tenho o meu tradutor, que é o Henrique".

A atenção dada pelo técnico espanta. Normalmente, esta falta de cuidado com o atleta brasileiro é um dos motivos alegados pelos mesmos para voltarem ao país. E mesmo ciente das dificuldades enfrentadas por Mariano, Gillot segue o escalando. Foi titular do Bordeaux nas quatro primeiras rodadas da liga francesa.