domingo, 2 de dezembro de 2007

A ressurreição dos Celtics

Rajon Rondo, Paul Pierce, Ray Allen, Kevin Garnett e Kendrick Perkins. Esse é o quinteto titular do Boston Celtics, equipe-sensação do início da temporada 2007/08 da NBA.

Com dezesseis títulos na liga, mas amargando jejum de 21 anos, a franquia decidiu fazer grande investimento. Manteve Pierce e trouxe os excelentes Allen e Garnett. Os três são responsáveis por mais de 60% dos pontos e 50% de rebotes e assistências do time.

Eddie House e James Posey são reservas de luxo e mantém o time em alto nível quando alguma das três estrelas está descansando.

Até o momento, os Celtics tem a melhor campanha do campeonato. São 13 vitórias e apenas 2 derrotas. Estão invictos em casa, com 8 triunfos.

O segredo da equipe é a defesa. Sofrem, em média, 88,6 pontos por jogo, com larga vantagem em relação ao segundo colocado, o Miami Heat (92,4). O ataque ocupa a nona colocação, com 102,33 pontos por partida. As estatísticas da NBA apontam que a diferença entre pontos assinalados e sofridos, o ponto average, é o maior entre os trinta participantes da competição (13,7 contra 8,8 do San Antonio Spurs, segundo colocado).

Não são somente os resultados que estão encantando os torcedores, mas também o modo como tem atuado. São velozes, defendem como ninguém, Garnett domina o garrafão, Rondo e Pierce dão ótimos passes...e por aí vai. Impressiona o rápido entrosamento dessas três estrelas.

Uma única ressalva tem que ser feita. Não diz respeito ao conjunto, mas ao formato de disputa da NBA. Devido à maratona de jogos que são submetidos, muitos deles podem alcançar o auge físico antes dos playoffs. Portanto, o Boston precisa tomar esta precaução. Neste quesito, ninguém sabe lidar melhor com a desgastante temporada como os Spurs, que posuem vasto elenco, rodam bastante a equipe e sabem o momento exato de crescer.

Os Celtics ainda detém o segundo melhor aproveitamento dos arremessos de qudra, o que comprova a precisão de seus atletas.

Com esses números, são favoritos a conquistar o anel de campeão da liga norte-americana de basquete.


Brasileiro entra para a história do Campeonato Espanhol

O goleiro Diego, ex-Atlético Mineiro, atualmente no Almería, obteve neste final de semana um feito inédito para o futebol brasileiro. Ele se tornou o primeiro goleiro do país a disputar uma partida do Campeonato Espanhol, na vitória de 1x0 de sua equipe diante do Sevilla.

Não bastasse o fato histórico, o atleta de 22 anos ainda realizou excelentes defesas e acabou eleito o melhor jogador do confronto pela imprensa local e pelos torcedores.

Sua estréia só foi possível devido a uma cláusula contratual que impedia o titular da posição, Cobeño, de enfrentar a equipe detentora de seus direitos federativos. O camisa 13 foi emprestado pelo Sevilla por uma temporada.

O destaque negativo do jogo foi o lateral-direito Daniel Alves, expulso no minuto inicial da segunda etapa.