quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Newsletter BLOG DO MASSI número 1

Mensagem enviada para todos que fazem parte do mailing do BLOG DO MASSI:

Ano novo, vida nova. Esse lema, já manjado, se encaixa perfeitamente para o BLOG DO MASSI (www.blogdomassi.blogspot.com) no atual momento.

Visando a aproximação com seus leitores, o blog organiza pela primeira vez uma newsletter.

2007 foi o ano do início da empreitada. 2008 será o da consolidação. Tentarei explicar, objetivamente, as novidades e deixarei links com as 5 melhores matérias da história do blog esportivo.

Para começar, o BLOG DO MASSI decidiu inovar e terá um mês de cobertura internacional, diretamente da França. Como estamos acostumados a ler matérias sobre o esporte mundial em forma de resumo, elaborado por agências de notícias, tentarei aprimorar as matérias sobre o tema e abordar questões que só temos acesso quando vivemos em um local específico.

Vamos mostrar que mesmo em Janeiro, quando ocorrem poucos eventos esportivos, podemos elaborar bons artigos.

A viagem para o exterior visa trazer novo material para sites, blogs, revistas especializadas e outras mídias. Para isso, basta enviar um e-mail para alex_massi@hotmail.com.

Janeiro e Fevereiro 2008

Para os fãs de tênis, cobertura completa do Open Gaz de France, a ser realizado entre os dias 2 e 10 de Fevereiro, em Paris.

Os basqueteiros terão detalhes da Euroliga e da NBA, que mesmo estando distante, é destaque por aqui.

Loucos por automobilismo acompanharão as novidades do Rally Lisboa-Dakar e do lançamento do carro da escuderia Renault para 2008, a equipe que movimentou a F1 para 2008.

O futebol, como sempre, é o carro-chefe. As ligas nacionais, principalmente, a francesa, serão comentadas baseadas em informações exclusivas. A grande movimentação no continente para a Eurocopa 2008. Seremos os primeiros na internet brasileira a destacar o torneio.

Outros esportes não passarão despercebidos e serão repercutidos de acordo com os acontecimentos.

Matérias in loco no Stade de France, Roland Garros e Parc de Princes (estádio do PSG) também estão previstas.

Retrospectiva 2007

1) Entrevista com Vanderlei Cordeiro de Lima (22/10/2007): http://blogdomassi.blogspot.com/2007/10/entrevista-com-vanderlei-cordeiro-de.html

2) Filho de Peixe, Peixinho é – sobre Enzo Zidane, filho de Zizou (1/8/2007): http://blogdomassi.blogspot.com/2007/08/filho-de-peixe-peixinho.html

3) Kashima Antlers conquista a J-League – publicada no Blog do Juca, de Juca Kfouri (04/12/2007): http://blogdomassi.blogspot.com/2007/12/no-blog-do-juca.html

4) Entrevista com Fábio Seixas, editor-adjunto do caderno de esportes da Folha de S.Paulo e especialista em automobilismo (17/10/2007): http://blogdomassi.blogspot.com/2007/10/entrevista-com-fbio-seixas.html

5) Homenagem ao primeiro título de Gustavo Kuerten em Roland Garros - aniversário de dez anos (17/7/2007): http://blogdomassi.blogspot.com/2007/07/homenagem-ao-primeiro-ttulo-de-guga-em.html

Poderíamos incluir muita coisa ainda, como as diversas propostas de reforma de estádios. Valencia e Palmeiras são bons exemplos.

A seção OLHO NELES!, que acertou muito mais do que errou, graças aos esportistas. Teliana Pereira comanda o tênis feminino brasileiro, Karim Benzema é o melhor jogador do Campeonato Francês, Mithyuê foi a revelação da Liga Futsal 2007 e por aí vai.

As matérias publicadas no site Lancenet!, entre elas, a primeira sobre o mesmo Benzema em território brasileiro.

Repercussão e aprendizado


Comecei o ano com o blog no UOL, com dificuldades e parei as atividades rapidamente, graças aos poucos recursos técnicos oferecidos pelo provedor e pela ignorância deste que vos escreve.

Passado um mês de encerrado o BLOG DO MASSI, veio o retorno. Se ele aconteceu, se deve a Caio Abreu Braga, que montou e ensinou o funcionamento do blogspot. O logotipo surgiu com Felipe Zene. Aos poucos, a página ganhava nova cara e o vício de postar surgia.

Sugestões apareceram de toda a parte, parcerias foram feitas e hoje o resultado não poderia ser melhor.

De Agosto a Dezembro de 2007, cerca de 10.500 visitas (segundo o Google Analytics). Começou com mil mensais e hoje alcança quase o triplo. 80 países, mesmo que por acaso, já nos acessaram. Portugal propiciou mais de 500 visitas. Estados Unidos e Espanha superaram as 100.

As entrevistas com Vanderlei e Fábio turbinaram e consolidaram a ascensão.

Espero que o retorno continue aparecendo, que cada vez mais possamos fazer juntos este blog e que todos fiquem satisfeitos.

Obrigado,


Alexandre Massi

E-mail: alex_massi@hotmail.com
BLOG DO MASSI: www.blogdomassi.blogspot.com